
O primeiro ano como Campeonato Mundial de Ralicross foi um sucesso e fez esta modalidade crescer e trazer nomes conhecidos às pistas que se dividem entre o asfalto e a gravilha.
Entre muitos pilotos envolvidos na temporada de 2014 um deles foi campeão do mundo de ralis, Petter Solberg. O piloto norueguês já conhecido pelo seu estilo de condução por toda a parte do mundo, decidiu trazer essa magia para o ralicross e juntou o espectáculo ao sucesso, conseguindo ser campeão na primeira edição do campeonato mundial da modalidade. Solberg conseguiu assim ser também o primeiro piloto a sagrar-se campeão em duas competições FIA diferentes.
Petter Solberg garantiu o seu primeiro título mundial de ralicross no circuito de Franciacorta ao conseguir um terceiro lugar mas, para o piloto norueguês, tudo começou em Portugal no circuito de Montalegre, onde começou o campeonato com a primeira vitória da época e depois desta seguiram-se as vitórias no Canadá, França, Alemanha e na última prova no circuito de San Luis na Argentina onde o piloto já campeão aproveitou para testar novos desenvolvimentos no seu DS3.
Com o início de um novo ano aproxima-se o regresso de um novo campeonato mundial de ralicross a começar já no mês de abril em Montalegre, Portugal e também o regresso do piloto norueguês Petter Solberg que garantiu que vai defender o título conquistado em 2014.
“O meu principal objectivo para 2015 é defender o título de campeão mundial de ralicross”, escreveu Solberg. “É garantido que será difícil voltar a vencer em 2015, mas temos um bom plano para o fazer, e a vitória no ano passado deixou-me ainda com mais vontade para o sucesso”.

“Neste meu novo desporto havia muitos pilotos que sonhavam em ser o primeiro campeão mundial de sempre. Mas no final a minha equipa trabalhou arduamente, jogamos da maneira mais inteligente e isso fez a maioria das coisas correrem bem no caminho para a meta “.
“Foi o ano com mais sucesso na minha carreira. O título Mundial, cinco vitórias, nove pódios (de doze corridas), 24 vitórias em Heat (72 no total) – mais o Monster Super Charge Award.” afirmou Petter Solberg.
É uma excelente notícia para os amantes do desporto automóvel e principalmente de ralicross, que assim podem voltar a ver este fantástico piloto em pista já no final de Abril a defender o título ganho no ano passado.
Assim, Solberg vem colocar um ponto final nos boatos que afirmavam que o piloto norueguês podia regressar ao WRC em 2015. Teremos o talento de Solberg nas pistas do Ralicross por mais um ano. É uma aposta acertada, pois o potencial da modalidade é tremendo.
Miguel Cabo