WRC – Rally de Monte Carlo. Temporada de 2015 arranca com cartaz de luxo!

Foto: Eye Of Rally
Foto: Eye Of Rally

Vai hoje para a estrada mais uma temporada do WRC. Como habitual são as serras monegascas que dão as boas vindas a mais uma temporada do mundial de ralis. Uma das mais míticas e espectaculares provas do ano tem o seu inicio hoje ao princípio da tarde com a realização do shakedown a partir das 15h, e no dia de amanhã começa a luta contra o cronómetro que se estenderá até domingo.

Como habitual, será um rally imprevisível, onde as condições meteorológicas e as escolhas dos pneus serão decisivas na decisão pelo lugar mais alto do pódio, que tem nos homens da Volkswagen os mais sérios candidatos à vitória, isto sem esquecer o regresso de Loeb, numa prova de boa memoria para o piloto francês, ele que é um verdadeiros especialista nesta tipo de ralis. Será uma luta intensa aquela que se espera entre os dois franceses, Ogier e Loeb prometem espectáculo e emoção até final, num duelo sempre muito aguardado.

No meio destas lutas nunca é de descurar outros nomes. Se os focos das atenções estão virados para dos “Sebastien´s”, há outros que também procurarão virar até si as atenções. Na Volkswagen existe um Latvala a querer terminar um “trauma” antigo, pois o piloto finlandês nunca foi além de um 5º lugar no Rally de Monte Carlo e quererá decerto corrigir isso, ele que  será sempre um nome a ter conta na luta pela vitória.

foto: Eye of Rally
foto: Eye of Rally

Na porta ao lado, na tenda da Citroen não mora só um Loeb, também há que ter em conta outro nome. Kris Meeke, que em 2014 foi 3º, já provou que pode e sabe andar entre os mais rápidos e depois de um ano de experiência no WRC, estará decerto desejoso de melhorar as suas prestações. Poderá ter uma palavra a dizer no que ao resultado final diz respeito.

Na Ford moram as incógnitas, com a jovem dupla Tanak/Evans a ter uma tarefa complicada pela frente. Especialistas neste tipo de rally não faltam e a juventude de ambos não abona em nada a favor para a equipa de Malcom Wilson, o que por um lado pode ser positivo para os dois pilotos, podem assim fazer um rally sem pressão de obter resultados brilhantes. Sem correr riscos, um lugar no top 5 para qualquer um deles seria um bom resultado… O que vier acima disso será lucro. Estamos também nós expectantes para ver do que esta dupla é capaz de fazer nas difíceis estradas alpinas.

Foto: Eye of Rally
Foto: Eye of Rally

Para a Hyundai será uma prova em que tem de mostrar evolução, isto após um ano de rodagem. Tendo uma boa dupla de pilotos para este tipo de piso, a marca Coreana terá a responsabilidade consigo própria em realizar um bom resultado. Mas a verdade é mesmo para nós é difícil perceber onde se irão situar os homens da Hyundai. Sendo uma dupla consistente neste tipo de pisos, falta saber o que valerá o I20 WRC nestas condições, sendo difícil apontar o que seria um bom resultado em condições normais. Ao longo da prova iremos certamente ter algumas respostas a estas dúvidas.

Quanto aos privados, existe dois nomes a ter em conta: Kubica e Bouffier. O segundo terá decerto uma palavra a dizer na luta pelos lugares cimeiros. Lembramos que o francês foi 2º nesta mesma prova em 2014, e é um verdadeiro “expert” no rally Monegasco. É de prever que rode entres os mais rápidos, partindo como um dos candidatos à vitoria. Quanto a Kubica, a história é outra. É verdade que o piloto polaco é rápido que se farta e chegou a liderar o rally em 2014, mas também sai de estrada que se farta, e isso poderá ser uma condicionante a um bom resultado. Veremos se o piloto polaco “deixou o mau-olhado” em 2014 e nesta temporada se apresenta mais consistente, e acima de tudo, sem tendência para as habituais saídas de estrada.

Foto: Eye of Rally
Foto: Eye of Rally

Ao todo serão 18 WRC´s á partida para o rally de Monte Carlo, numa boa lista de inscritos, que conta também com a novidade L. Bertelli a fazer a sua estreia na categoria máxima dos ralis.

Confira a lista completa de inscritos no WRC:

Click to access RAMC-2015-List-of-entries-in-seeded-order.pdf

 

 

Em WRC2, a lista de inscritos também se apresenta com um bom numero de participantes. O que sobressai é a alguma fala de qualidade dos mesmo. Por opção, por terem ascendido ao WRC, ou simplesmente por terem dúvidas quanto à participação ou não na temporada por falta de apoios ou meios, é evidente a falta de alguns nomes que nos habituaram a fazer parte dessa categoria do mundial de ralis.

Foto: Eye of Rally
Foto: Eye of Rally

Sendo assim existem apenas 3 nomes que se destacam em função das suas qualidades: S. Lefebvre piloto com apoio da Citroen Sport, C. Breen apoiado pela Peugeot Sport e J. Maurin que pelo seu conhecimento e qualidade também entra na lista de candidatos á vitória final na categoria WRC2.

Podemos estar também perante alguma boa surpresa que possa surgir de algum “ilustre desconhecido” que de também boa réplica aos nomes mencionados. Veremos. Ainda assim é de salientar a boa lista de inscritos na categoria RC2, com destaque para 14 modelos R5 e 7 S2000.

 

Monte Carlo acolhe também a estreia de outra competição de grande atracção para quem vai acompanhar de perto as emoções da prova, a categoria RGT tem a sua estreia esta temporada, com um campeonato oficial, com provas tanto do mundial de Rallis (Monte Carlo e Alemanha) como do ERC (Rali de Ypresa, Rali de Valais e Rali da Córsega). O modelo é entusiasmante, o Porsche 997 RGT promete fazer as delicias dos adeptos, habituados a ver este “monstro” em outro habitat que não os ralis. A luta será a três com François Delecour a ter de se bater com os também experientes Romain Dumas e Marc Duez, numa luta que será bem interessante de acompanhar.

Ficam agora os horários das especiais do Rally de Monte Carlo:

 

Horário

Foto: Eye of Rally
Foto: Eye of Rally

22 de janeiro, 5ª feira – Dia 1
Partida (Mónaco) 17h30
Zona de pneus (Puget-Theniers) 18h50
PE 1, Entrevaux-Rouaine (21,31 km) 19h21
PE 2, Norante-Digne-Les-Bains (19,68 km) 20h29
Flexi Assistência A (Gap) 22h26

 

23 de janeiro, 6ª feira – Dia 2
Partida 07h10
Assistência B (Gap) 07h10
PE 3, La Salle en Beaumont-Corps 1 (15,84 km) 08h56
PE 4, Aspres Les Corps – Chauffayer 1 (25,81 km) 09h29
PE 5, Les Costes – St. Julien en Champsaur 1 (25,40 km) 10h07
Assistência C (Gap) 11h37
PE 6, La Salle en Beaumont – Corps 2 (15,84 km) 13h38
PE 7, Aspres Les Corps – Chauffayer 2 (25,81 km) 14h11
PE 8, Les Costes – St. Julien en Champsaur 2 (25,40 km) 15h49
Flexi-Assistência D (Gap) 16h14
Parque Fechado (Gap) 17h02

 

24 de janeiro, sábado – Dia 3

Foto: Eye of Rally
Foto: Eye of Rally

Partida (Gap) 07h10
Assistência E (Gap) 07h10
PE 9, Prunieres – Embrun 1 (19,93 km) 08h16
PE 10, Lardier et Valenca – Faye (51,70 km) 09h49
Assistência F (Gap) 11h34
PE 11, Prunieres – Embrun 2 (19,93 km) 12h55
PE 12, Sisteron – Thoard (36,85 km) 14h43
Parque Fechados (Mónaco) 17h58

 

25 de janeiro, domingo – Dia 4
Partida (Mónaco) 06h30
Assistência (Mónaco) 06h34
PE 13, Col St Jean – St Laurent 1 (10,16 km) 08h30
PE 14, La Bollen Vesubie – Sospel (31,66 km) 09h45
PE 15, Col St Jean – St Laurent 2 (10,16 km) 11h08
Assistência H (Mónaco) 12h26
Parque Fechado (Mónaco) 13h49

 

Os dados estão lançados para a prova que abre a temporada do mundial de ralis, e também a temporada automobilística da FIA. O Rally de Monte Carlo é o palco perfeito para uma luta intensa pela vitória, no reencontro entre Ogier e Loeb, e claro sem esquecer outros nomes que poderão baralhar as contas finais.

Tudo dito por agora, é hora de ligar os motores e acelarar a fundo. Cuidados redobrados, o gelo e a neve prometem marcar presença e os espetáculo está assim agarantido!

Amanhã estamos de volta já com novidades do primeiro dia de prova, são duas especiais noturnas que iremos acompanhar e transmitir-lhe todas as novidades na hora acerca de todos os acontecimentos deste dia inaugural do campeonato do mundo de ralis.

O WRC está de volta

Até lá…sem medo…if indoubt flat out!!

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.