Nacional de ralis volta a ter campeonato independente para as duas rodas motrizes.

O Campeonato Nacional de Ralis está cada vez mais próximo do seu início, e com isso temos vindo a dar-lhe conta das principais novidades que animarão toda a temporada do expoente máximo dos ralis a nível nacional. Já falamos dos vários projectos capazes de lutar pela título nacional, algo que também parece estar a acontecer no campeonato absoluto destinado aos carros de duas rodas motrizes, com vários nomes a serem apontados aos lugares cimeiros, num campeonato que também ele promete emoção em todas as provas.
Esta temporada teremos alguns regressos ao CNR2, como o caso de Renato Pita que volta a correr em terras lusas, não deixando ainda assim o seu projecto IRC, que se manterá como grande aposta do piloto, que ainda assim não declinou o convite da Inside Motor de realizar o CNR ao volante de um Peugeot 208 R2, carro que bem conhece, pois será a segunda temporada ao volante desta montada. É um regresso que se saúda aos palcos portugueses de um piloto que mantém uma boa estrutura montada em seu redor.
Este não será em todo o caso o único 208 R2 a correr esta temporada do CNR, pois Luís Rocha também se apresentará com semelhante carro, sempre bonitos e competitivos na sua categoria.

As novidades não ficam por aqui, e para esta temporada a Skoda parece estar em alta pelos nossos ralis.Para além dos S2000, a Skoda terá representação no CNR2 com um Fabia R2 pilotado por Paulo Moreira também será outra das boas novidades para a temporada de 2015, e claramente um nome a ter em conta para disputar os lugares cimeiros nos carros de tracção frontal.
As novidades não param neste início de temporada, com Pedro Marinho, que se apresenta esta temporada com o pequeno mas espetacular Opel Adam R2, apoiado pela ACB Racing, uma equipa 100% Açoriana, apesar de o piloto insular já há algum tempo se encontra radicado no continente. Mais um projeto interessante de seguir esta temporada.

Curioso será de ver também Armindo Neves ao volante de um espectacular Honda Civic Type-R, carro da categoria RC3, que não é muito convencional ver se em ralis, irá também ele dar um colorido ao CNR que cada vez mais ganha com a diversidade dos carros apresentados pelos pilotos. Também aqui uma boa aposta por parte da equipa AN Rally Sport, que terá impacto em termos de marketing pois a marca nipónica sempre suscitou o interesse dos “amantes das velocidades”. Boa aposta.
Os Renault também marcarão presença no nosso campeonato, com alguns pilotos a apostarem no novo modelo da marca francesa Clio R3T, carro que se espera competitivo nesta categoria. Gil Antunes e Ricardo Marques, pilotos sempre rápidos, tentarão andar entre os primeiros lugares, e decerto serão um dos grandes animadores da categoria. Recordamos que na temporada passada Ricardo Marques se sagrou campeão nacional de ralis grupo RC4, sendo precisamente Gil Antunes o vice-campeão, onde ambos correram de 208 R2, trocando esta temporada também para dois carros iguais, Renault Clio R3T que prometem continuar a animar os ralis em Portugal.

Quem também irá correr no mesmo modelo da marca francesa é o piloto algarvio João Correia, que embora tenha como prioridade em 2015 disputar o Clio Trophy (Portugal /Espanha), está a tentar também viabilizar a participação no maior número de provas possíveis do CNR.
Quem está de regresso aos ralis é João Ruivo, também ele ao volante de um Renault. O R3 promete ser ainda competitivo face aos novos R3T, e irá decerto dar muitas dores de cabeça a toda a concorrência, pois a experiência de João Ruivo irá ser um trunfo a seu favor. Os objectivos são claros, terminar o campeonato entre os 3 primeiros classificados nos carros de 2RM. Recordamos de o piloto já não disputava o CNR desde 2010, sendo na época passada segundo classificado no campeonato Regional Norte 2RM.
Quem mantém as suas montadas para a temporada de 2015 é Marco Cid e Paulo Neto. Quanto ao primeiro mantém o Clio S1600 com que evoluiu na época transacta, servindo essa experiência para este ano se assumir como candidato a vencer todas as provas em que entre, bem como o titulo do CNR2. O jovem piloto de Leiria terá o apoio de novos patrocinadores, com duas empresas angolanas a garantirem todo o apoio para a temporada de 2015.

Quanto a Paulo Neto que em 2014 venceu o grupo RC3, mantém o seu Citroen Ds3 R3T, embora este ano com a evolução “MAX”, que ainda não estará disponível no Rally Serras de Fafe, podendo o piloto tirar partido dos mais 24cv de potencia do “kit” MAX somente no Rally Cidade de Guimarães. Ainda assim é claramente um dos candidatos a vencer o campeonato CNR2 destinados aos carros de tracção às duas rodas.
O campeonato terá o mesmo calendário do CNR, serão 8 provas ao todo mas somente contarão as 7 melhores classificações de cada piloto. Os dados estão lançados, para um campeonato que promete também aqui ser bem competitivo com vários nomes a serem apontados a estarem na luta pelo cetro de campeão nacional.
Campeonato CNR2 de 2015:
– Rali Serras de Fafe (13 e 14 de Março)
– Rali Cidade de Guimarães (10 e 11 de Abril)
– Rali Cidade de Castelo Branco (24 e 25 de Abril)
– Sata Rallye Açores (4 a 6 de Junho)
– Rali Vidreiro Centro Portugal ( 26 e 27 de Junho)
– Rali Vinho Madeira ( 31 de Julho a 2 de Agosto)
– Rali de Mortágua ( 18 e 19 de Setembro)
– Rali Casinos do Algarve ( 7 e 8 de Novembro)
Carlos Mota