Entrevista exclusiva Chicane a Tom Coronel

coronel_prt_race2_prt_29Tom Coronel é um dos rostos mais conhecido do WTCC. Bem disposto, agressivo em pista e carismático é um piloto que não deixa ninguém indiferente. Nascido a 5 de Abril de 1972, no seio de uma familia fortemente ligada ao desporto motorizado, iniciou a sua carreira em 1990 no troféu Citroen AX. A sua carreira foi evoluindo e passou pela mais variadas categorias, desde a F3 alemã até a Formula 3 japonesa, Formula Nippon, campeonato japones de GT, passando por Le Mans, ELMS, ALMS, ETCC, BTCC e o Dakar.

Venceu o Marlboro Master F3 em 1997, o campeonato de Formula Nippon em 1999 e o campeonato dos privados de WTCC em 2006 e 2009.

Um piloto conhecido em todo o mundo, com uma versatilidade a toda a prova e que nos deu a honra de responder a algumas perguntas.

A sua carreira começou em 1990 e desde então , você já correu em muitas séries . De onde é que a paixão por automobilismo vem?
Tom CoronelVem do meu avô, pai e irmãos que também eram pilotos e eu era mecânico. Quando eu era jovem, estava sempre em pistas e circuitos e fiquei viciado com.Quando você é de uma família que está ligada às corridas não tem outra hipótese senão também ser piloto.

Qual a competição que mais o ajudou a crescer como piloto?

A Formula Ford ajudou-me ao nível da aderência mecânica e da sensação no carro. A F3 permitiu-me melhorar na velocidade em curva. Foram as que mais me ajudaram a desenvolver como piloto.

Qual foi a corrida que mais o marcou e que lhe deu mais prazer em correr? Alguma corrida especial que se recorde?
Sim há duas em particular. A Masters of F3 em 1997 em que venci e as corridas de F3 no Mónaco e em Macau.

Já conduziu em monolugares, Gt´s e Turismos. Qual a modalidade que lhe deu mais prazer em competir.

980101 Tom Coronel Japan GT Honda NSX 2A Formula Nippon que era inacreditavelmente rápida e tinha muito apoio aerodinâmico, mais que os F1 hoje em dia. Venci esse campeonato em 1999.

Participou na corrida mais difícil do mundo, o Dakar. É tão difícil quanto parece?
É mais difícil do que pensa, quando se conduz mais de 10000Km sozinho, sem dormir, sem ajuda para reparações, sem ninguém para falar. Foi duro. Muito duro.

Quais foram os maiores desafios no Dakar?

Essencialmente a navegação, e a solidão. Passa-se muito tempo sozinho.

Como avalia a sua participação no Dakar?

Nota 10. Olhando para trás agora, vejo que foi  uma grande conquista da minha parte e provavelmente o maior objectivo conquistado sozinho.

Em relação ao WTCC como avalia o ano de 2014?

DAKAR RALLY 2015: ARGENTINA-BOLIVIA-CHILEDou-lhe um 7.5. Não é nada fácil lutar contra as equipas de fábrica que têm mais meios, mas tive os meus “momentos de fama”. Conseguir 3 pódios e ser o melhor piloto Chevrolet deixa-me bastante satisfeito.

Acha que os novos regulamentos melhoraram a  competição? Gosta destes novos carros?

Não, nem por isso. Acho que os carros de tracção dianteira não são carro de corrida e tenho saudades dos toques, como os verdadeiros carros de turismo devem fazer.

Quais foram os melhores e os piores momentos de 2014 para si?

O melhor momento foi o pódio em Spa, onde consegui ser 3º. O pior momento foi o acidente em Marrocos, onde não tive culpa nenhuma e que me impossibilitou de participar na corrida seguinte.

O acidente com Bennani em Marrocos levou a um dos momentos mais dramáticos do WTCC, quando Bennani explicou-lhe que não lhe tocou de propósito. Como um piloto, como você se sentiu nessa situação ?

HU9kcJPUCORONEL_24Depois do acidente não há mais nada a fazer. O estrago estava feito como tal não valia a pena pensar mais nisso. Eu sei que ele não o fez de propósito. Ele é meu amigo como tal não o faria, mas as vezes ele é um bocado trapalhão.

Qual é a sua relação com o “nosso “ Tiago Monteiro?

É um bom amigo. Somos bastante próximos mas perguntem-lhe também a ele.  É muito verdadeiro. E além disso é muito inteligente na forma como leva o seu negócio. Consegue fazer dinheiro com o desporto motorizado, algo que eu não consigo.

O circuito de Vila Real , que estará pela primeira vez no calendário do WTCC , tem muita história … Qual é a sua opinião sobre a pista?

É um circuito citadino e eu gosto desse tipo de pistas. Também me costumo dar bem nas novas pistas como tal estou muito entusiasmado em relação a corrida em Vila Real.

Qual o seu ponto de vista sobre a ida do WTCC a Nordshleife? Está preparado para o desafio?

HU9kcJPUCORONEL_28Sem dúvida! Gosto muito da pista e pilotei pela Zakspeed em 2007 nas 24h de Nurburgring. Consegui ser 2º e tive a volta mais rápida ao circuito durante 4 anos penso eu. Acredito que estou preparado para o desafio.

Você vai ter saudades do circuito de Macau este ano? Ou acha que Vila Real e Nordschleife podem substituí-lo sem problema?

Macau tem uma atmosfera única que nenhuma pista consegue igualar como tal sim vou ter saudades. Mas  Vila Real é também única e espero passar bons momentos lá. Vou trazer comigo a família para pista portuguesa. Quanto a Nordshleife, eu adoro a pista. É o maior desafio para um piloto. Não há nada igual no planeta.

Quais são os seus objectivos para 2015?

Alguns pódios seriam bem vindos. E acima de tudo aproveitar a vida.

06032015-DSC_0182ROALQual é o seu ídolo no desporto motorizado?

O meu irmão Tim que nunca desiste.

Qual o seu carro de sonho?

Um Aston Martin Vanquish V12.

Quer deixar alguma mensagem para os fãs portugueses?

Tenho muitos fãs portugueses no Facebook e no Twitter. São também apaixonados pelo desporto motorizado. Espero encontra-los em Portugal e passar algum tempo com eles também. Farei por isso.

Fábio Mendes

Pedro Mendes

Imagens: retiradas do site: www.tomcoronelracing.nl

Para mais informações sobre o piloto passem no seu site em www.tomcoronelracing.nl e no seu canal de Youtube em: https://www.youtube.com/user/tomcoronelracing.

 

2 pensamentos sobre “Entrevista exclusiva Chicane a Tom Coronel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.