Entrevista exclusiva Chicane a Diogo Gago

Diogo Gago é um jovem piloto de ralis a ter em conta. O piloto da Peugeot Rally Academy, pode ter apenas 23 anos, mas tem já um vasto currículo.

foto: © FIA ERC

Começou em 2010 no troféu Fastbravo com um Seat Marbella GL. Em 2011 foi vencedor desse mesmo troféu, tendo competido quase toda a época com o Seat Marbella, mas tendo feito o Rallye Casinos do Algarve já com o Peugeot 206 GTi. No ano seguinte mais uma vitória, no Desafio Modelstand e sendo o vencedor da Categoria 1 (2RM) Open de Ralis. Foi ainda vice-Campeão Nacional Júnior de Ralis também em 2012.

Em 2013 começou a sua aventura internacional, aos comandos de um Peugeot 208 VTi R2 foi 5º Classificado no 208 Rally Cup em França. O ano passado envolveu-se em diferentes “combates”, participando na Taça Suzuki Swift em Espanha, entre outras, mas o maior prémio veio do 208 Rally Cup, onde foi Campeão Júnior. Este ano é piloto  da Peugeot Rally Academy, merecendo inteiramente a oportunidade dada. Compete no Europeu de Ralis e terminou a primeira prova no 7º lugar entre no ERC Júnior, 19º posição da geral.

Como começou a tua aventura pelos ralis?

foto: ©Nico Meyer

A minha aventura pelos ralis começou duas semanas após ter tirado a carta de condução. Fiz então a minha primeira prova no trofeu Marbella em 2010. Desde aí tem sido sempre uma constante evolução.

O gosto pelo desporto motorizado vem de onde?

O gosto por esta modalidade já vem desde muito pequeno, quando com 3 anos de idade o meu pai me meteu um karting nas mãos, para além também de o acompanhar sempre nos ralis e nos kartings. Foi um amor à primeira vista.

É fácil gerir a carreira de piloto, sendo tu ainda um jovem?

A tarefa de gerir a minha carreira como piloto cabe ao meu pai, ele é que fez de mim aquilo que sou hoje e por todos os esforços que ele tem feito para eu poder competir ao mais alto nível sei que não é fácil gerir a esta paixão.

És o primeiro piloto português apoiado por uma equipa oficial. Sentes uma maior pressão por isso?

Sim, sinto uma maior pressão por isso, pois é exigido muito mais de nós e com outros objetivos. Estamos a competir a um nível profissional elevado em que os olhos estão postos em cima do nosso trabalho constantemente. Tudo isso representa uma maior responsabilidade.

diogo-gago-auxerrois-2014-dd11Já afirmaste que o objectivo é chegar ao WRC. Quando achas que será possível atingir essa meta?

Chegar ao WRC só será possível com ajuda de fortes patrocínios e em colaboração com a nossa federação. O que de momento considero impossível fase a crise que se faz sentir nos ralis em Portugal.

Sendo tu ainda um piloto muito jovem, qual o momento mais marcante até hoje na tua ainda curta carreira? Alguma vitória que te marcou especialmente?

Todas as vitorias e títulos são marcantes na vida de um piloto. Mas considero o título Júnior no Troféu Peugeot 208 Rally Cup conquistado em França aquele que maior significado tem para mim e para aqueles que comigo trabalham sem esquecer os que me apoiam.

Tiveste algum ídolo de infância? Algum piloto que idolatraste?

Claro que tenho como referência o Sebastien Loeb por aquilo que ele conquistou e fez nos ralis. É sem duvida o melhor de todos os tempos. Mas também tenho o meu Pai como uma referência por aquilo que fez nos ralis e pelo que tem feito comigo.

Qual seria o carro de ralis que mais gostavas de ter conduzido? Ou qual a geração de ralis que achas mais fascinante?

Tenho especial gosto pelos Kit-Car tais como, 306 maxi, Renault Mégane Maxi ou Citroen Xsara Kit-Car. São carros que um dia gostava de ter a oportunidade de guiar.

É difícil arranjar os apoios para poder competir ao mais alto nível?

foto: Sports Multimédia
foto: Sports Multimédia

Sim é muito difícil arranjar apoios para se competir ao mais alto nível, tanto é que eu, se não fosse o meu pai a fazer um esforço financeiro gigante, não estaria onde estou, porque o apoio necessário não teria chegado de outros lados.

O que achas do regresso do Rally de Portugal ao norte do país?

Considero importante, os aficionados do rali na sua maioria estão no norte do pais, e acho contudo que irá haver mais público nas especiais o que é importante para o retorno do rali. Voltar a especiais míticas também acho que irá dar um bom feedback de todos os participantes.

Quais os teus reais objectivos para esta temporada de estreia no ERC?

Sendo o primeiro ano no ERC acho importante aprender e retirar o máximo de informação possível para no próximo ano se estivermos presentes, ter o objetivo de lutar pelo titulo. Claro que os meus objetivos para este ano são dar o meu melhor e ambiciono trazer resultados entre os primeiros lugares, mas tenho consciência da dificuldade pois é um campeonato muito competitivo.

Como foi a experiência de correr um rally sobre neve na primeira prova do ano. Como correu a adaptação?

Foi uma estreia complicada, a adaptação começou por ser boa no dia de testes que efetuamos, mas o piso difícil que encontramos nas especiais acabou por nos fazer regredir na confiança. Faz parte de um novo processo de adaptação a um campeonato novo na minha carreira.

DiogoGago-RallyeCardaballes2014Apesar do acidente no primeiro dia de prova consideras o resultado positivo?

Sim considero um resultado positivo porque acabamos por trazer para casa pontos importantes. Mas para o resultado ser possível teve que haver uma grande determinação da minha parte e do meu navegador Jorge Carvalho, para continuar com o carro naquelas condições. Ficou muito danificado e quase que punha um ponto final na nossa primeira prova como pilotos oficiais da Peugeot Rally Academy.

Para além do rali, gostavas de experimentar outra categoria?

Tenho um gosto enorme pelo desporto motorizado em geral. Por isso se tiver oportunidade de experimentar outra categoria fora dos ralis irei fazer com todo o gosto.


Fotos cedidas por SportsMultimédia Motorsport.

Pedro Mendes

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “Entrevista exclusiva Chicane a Diogo Gago

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.