Antevisão do GP da Malásia

t15-sepa-2014-p60 Km a sul de Kuala Lumpur situa-se o circuito internacional de Sepang, palco do GP de F1 deste fim-de-semana.

Desenhado pelo alemão Hermann Tilke, sendo o seu primeiro projecto de raiz (também responsável pelos traçados de Shanghai, Bahrain, Turquia, Valência, Singapura, Abu Dhabi, Coreia, Índia e Austin), foi inaugurado em Março de 1999, recebendo nesse ano em Abril o Moto GP e em Outubro a F1 , sendo um palco habitual das disciplinas de maior renome.

O circuito de 5.5 Km, com 15 curvas é largo, com uma mistura de curvas lentas e curvas rápidas, que irão colocar à prova a afinação da aerodinâmica e dos travões. As duas grandes rectas permitirão ver um pouco mais da velocidade máxima dos novos monolugares. A chuva é convidada habitual neste traçado, proporcionando corridas/qualificações emocionantes e imprevisíveis, uma vez que o mau tempo costuma ser severo.

 

Espera-se que o domínio da Mercedes se mantenha, uma vez que são esperadas melhorias no W06, que já é de longe o melhor carro do grid. Hamilton mostrou-se em grande forma na primeira corrida do ano e a vitória terá moralizado ainda mais o britânico. Apostamos no campeão em título para a vitória.

 

Foto: Williams
Foto: Williams

Mais atrás a luta estará ao rubro com a Ferrari e a Williams a serem as mais prováveis animadoras da corrida. A Scuderia conseguiu o seu primeiro pódio do ano e parece estar muito bem, mas as características da pista poderão favorecer mais os Williams. Vettel está bem e recomenda-se e Kimi, depois do azar da primeira corrida, quererá mostrar serviço. A Williams, que era apontada como a favorita para ameaçar os Mercedes, perdeu um pouco do avanço que tinha para a Ferrari, mas tem tudo para virar o jogo em seu favor. O FW37 continua a ser dos mais rápidos em recta e isso poderá ser um factor decisivo nesta pista. Bottas deverá regressar depois da lesão nas costas. Será que está 100% recuperado? Se estiver é ele a nossa aposta para o pódio, seguido de perto por Vettel.

 

A Lotus deverá também ameaçar a Sauber. Depois dos azares da Austrália, a equipa tem condições para igualar ou suplantar a Sauber. Se Grosjean tiver um carro que aguente a corrida toda, poderá fazer uma gracinha e quem sabe alcançar o top5. A Toro Rosso, deverá ter de lutar com a Force India uma vez que motor Renault ainda não dá garantias (esta pista é exigente a nível das unidades motrizes, mais ainda se o calor apertar) e a Force ainda está a testar o seu carro. Um top 10 para ambas as equipas será um bom resultado.

 

foto: McLaren
foto: McLaren

Destaque para a Red Bull que iniciou uma guerra de palavras com a Renault. O ambiente não será o melhor para desenvolver um carro que precisa de crescer e que neste momento apenas permite aspirar a um 5º lugar na melhor das hipóteses. Tudo depende de como os franceses lidaram com as falhas da primeira corrida e como trataram os problemas. Mas ainda deverá ser muito cedo para ver resultados das melhorias.

 

Por fim a McLaren vai ter mais um fim de semana de testes já com Alonso ao volante. Ambos os carros acabarem com um ritmo minimamente competitivo será uma grande vitória. Deverão ter uma “boa luta” com a Manor que se deverá apresentar pela primeira vez em pista, mas com uma unidade motriz ultrapassada e um carro que tem 0Km ainda. Estranhos tempos estes na F1.

 

A nossa aposta para o top 5:

Foto: Ferrari
Foto: Ferrari

Hamilton

Rosberg

Bottas

Massa

Vettel

 

 

Ficam aqui alguns dados desta pista:

Comprimento da pista: 5,543km

nº de voltas: 56

Distância de corrida: 310,408Km

Passagens de caixa : 52

Consumo por volta: 1,7 Kg

Nível de “Downforce”: Elevado

Volta mais rápida num GP: Juan Pablo Montoya  1:34:223 2004

Volta mais rápida:  Fernando Alonso, 2005, 1:32:582

Pneus para 2015: Médios e duros

 

Lista de vencedores:

Ano Piloto Chassi/Motor Detalhes
2015 Detalhes
2014 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Detalhes
2013 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2012 Espanha Fernando Alonso Ferrari Detalhes
2011 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2010 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2009 Reino Unido Jenson Button BrawnMercedes Detalhes
2008 Finlândia Kimi Räikkönen Ferrari Detalhes
2007 Espanha Fernando Alonso McLarenMercedes Detalhes
2006 Itália Giancarlo Fisichella Renault Detalhes
2005 Espanha Fernando Alonso Renault Detalhes
2004 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2003 Finlândia Kimi Räikkönen McLarenMercedes Detalhes
2002 Alemanha Ralf Schumacher WilliamsBMW Detalhes
2001 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2000 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1999 Reino Unido Eddie Irvine Ferrari Detalhes

 

 

Traçado da pista:

 

f35fc-sepang

 

Onboard da pista:

 

 

Fábio Mendes

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.