60 Km a sul de Kuala Lumpur situa-se o circuito internacional de Sepang, palco do GP de F1 deste fim-de-semana.
Desenhado pelo alemão Hermann Tilke, sendo o seu primeiro projecto de raiz (também responsável pelos traçados de Shanghai, Bahrain, Turquia, Valência, Singapura, Abu Dhabi, Coreia, Índia e Austin), foi inaugurado em Março de 1999, recebendo nesse ano em Abril o Moto GP e em Outubro a F1 , sendo um palco habitual das disciplinas de maior renome.
O circuito de 5.5 Km, com 15 curvas é largo, com uma mistura de curvas lentas e curvas rápidas, que irão colocar à prova a afinação da aerodinâmica e dos travões. As duas grandes rectas permitirão ver um pouco mais da velocidade máxima dos novos monolugares. A chuva é convidada habitual neste traçado, proporcionando corridas/qualificações emocionantes e imprevisíveis, uma vez que o mau tempo costuma ser severo.
Espera-se que o domínio da Mercedes se mantenha, uma vez que são esperadas melhorias no W06, que já é de longe o melhor carro do grid. Hamilton mostrou-se em grande forma na primeira corrida do ano e a vitória terá moralizado ainda mais o britânico. Apostamos no campeão em título para a vitória.

Mais atrás a luta estará ao rubro com a Ferrari e a Williams a serem as mais prováveis animadoras da corrida. A Scuderia conseguiu o seu primeiro pódio do ano e parece estar muito bem, mas as características da pista poderão favorecer mais os Williams. Vettel está bem e recomenda-se e Kimi, depois do azar da primeira corrida, quererá mostrar serviço. A Williams, que era apontada como a favorita para ameaçar os Mercedes, perdeu um pouco do avanço que tinha para a Ferrari, mas tem tudo para virar o jogo em seu favor. O FW37 continua a ser dos mais rápidos em recta e isso poderá ser um factor decisivo nesta pista. Bottas deverá regressar depois da lesão nas costas. Será que está 100% recuperado? Se estiver é ele a nossa aposta para o pódio, seguido de perto por Vettel.
A Lotus deverá também ameaçar a Sauber. Depois dos azares da Austrália, a equipa tem condições para igualar ou suplantar a Sauber. Se Grosjean tiver um carro que aguente a corrida toda, poderá fazer uma gracinha e quem sabe alcançar o top5. A Toro Rosso, deverá ter de lutar com a Force India uma vez que motor Renault ainda não dá garantias (esta pista é exigente a nível das unidades motrizes, mais ainda se o calor apertar) e a Force ainda está a testar o seu carro. Um top 10 para ambas as equipas será um bom resultado.

Destaque para a Red Bull que iniciou uma guerra de palavras com a Renault. O ambiente não será o melhor para desenvolver um carro que precisa de crescer e que neste momento apenas permite aspirar a um 5º lugar na melhor das hipóteses. Tudo depende de como os franceses lidaram com as falhas da primeira corrida e como trataram os problemas. Mas ainda deverá ser muito cedo para ver resultados das melhorias.
Por fim a McLaren vai ter mais um fim de semana de testes já com Alonso ao volante. Ambos os carros acabarem com um ritmo minimamente competitivo será uma grande vitória. Deverão ter uma “boa luta” com a Manor que se deverá apresentar pela primeira vez em pista, mas com uma unidade motriz ultrapassada e um carro que tem 0Km ainda. Estranhos tempos estes na F1.
A nossa aposta para o top 5:

Hamilton
Rosberg
Bottas
Massa
Vettel
Ficam aqui alguns dados desta pista:
Comprimento da pista: 5,543km
nº de voltas: 56
Distância de corrida: 310,408Km
Passagens de caixa : 52
Consumo por volta: 1,7 Kg
Nível de “Downforce”: Elevado
Volta mais rápida num GP: Juan Pablo Montoya 1:34:223 2004
Volta mais rápida: Fernando Alonso, 2005, 1:32:582
Pneus para 2015: Médios e duros
Lista de vencedores:
Traçado da pista:
Onboard da pista:
Fábio Mendes