
O campeonato nacional de ralis inicia a sua segunda ronda já na próxima sexta-feira dia 11 de Abril, com a realização do Rali Cidade de Guimarães, prova organizada pelo Targa Clube. Depois do sucesso na abertura do CNR com o Rali Serras de Fafe, a prova vimaranense promete igual animação, com uma boa lista de inscritos à partida de mais um rally, que promete animação do primeiro ao último momento.
Na lista de inscritos já divulgada pela organização a única baixa de realçar é mesmo a de Miguel Campos, que infelizmente não conseguiu apoios atempadamente para marcar presença na prova minhota, depois do bom segundo lugar final em Fafe, Campos é desta forma a única baixa de relevância que é de lamentar, pois o experiente piloto português seria um crónico candidato a vencer,tendo mostrado no Serras de Fafe que quem sabe nunca esquece. Esperemos poder ver ainda esta temporada de novo Miguel Campos em acção, pois é um piloto que faz muita falta ao Nacional de Ralis, e que leva sempre consigo um grande número de fãs ao longo dos troços.
Mas nem tudo são más noticias… Bem pelo contrário, quando olhamos para a lista de participantes podemos ver que todos os outros candidatos a vencer o título nacional estão presentes e prometem uma árdua luta pelo lugar mais alto do pódio.

Ricardo Moura depois da moralizadora vitória em Fafe, aparece em Guimarães de com a sua confiança renovada, provando que os azares da temporada passada já lá vão e será certamente um dos principais intervenientes na luta pelos lugares cimeiros.
José Pedro Fontes, que depois dos azares da primeira prova do nacional, quererá rectificar essa mesma classificação que não foi decerto do agrado do piloto e tentará, como o próprio já o admitiu, rodar perto dos lugares que permitam lutar pela vitória.
João Barros também será um dos nomes a ter em conta na luta pelo lugar mais alto do “palanque final”. O piloto da Fibromade Racing Team demonstrou em Fafe um bom andamento, apenas travado por um furo que o fez ficar arredado da discussão pela vitória. Barros tem de novo uma boa oportunidade de se mostrar à concorrência, num ano que nos parece de confirmação quanto à sua evolução enquanto piloto.
Depois chega a armada dos Skoda S2000, com outra novidade pelo meio. Pedro Meireles, a correr em casa e conhecedor dos troços a percorrer, quererá dar uma alegria aos seus conterrâneos e tudo fará para rodar o mais rápido possível, sabendo das limitações dos S2000 face aos mais evoluídos R5 dos principais concorrentes. Ainda assim é sempre um nome a ter em conta, ainda mais correndo em casa.

Carlos Martins e Joaquim Alves repetem as presenças de novo ao volante dos seus Skoda S2000. Manuel Correia que havia participado em várias provas do Campeonato Nacional de Montanha com o Skoda adquirido a Ricardo Moura, faz a sua estreia em ralis tendo ao lado a sua esposa Isabel Pinto.
Elias Barros e Diogo Salvi ambos em Ford Fiesta R5, também estarão no Rali Cidade de Guimarães, mas os seus andamentos não chegarão para rodar entre os mais rápidos. Ainda assim mais duas belas máquinas para ver em ação.
Adruzilo Lopes de novo ao volante do seu Subaru Impreza R4, tentará no braço fazer o que o seu carro não faz na estrada. Com as limitações que a sua montada lhe oferece, A. Lopes tentará fazer o seu melhor e minimizar as perdas face a concorrência, bem melhor apetrechada.
Mais novidades, agora na classe RGT com dois Porsche 997 GT3 a estarem inscritos. Carlos Vieira faz a sua estreia em ralis, enquanto o madeirense Gil Freitas vem ao continente lutar pela vitória da classe. Ele que é um habitual participante no campeonato regional da Madeira.
Nas duas rodas motrizes também haverá muito espetáculo, numa categoria que deixou de ser o parente pobre do Nacional de Ralis. Bem pelo contrário, com muitos e bons projectos e com excelentes pilotos a darem um grande espectáculo na estrada, como aconteceu em Fafe e decerto voltará a acontecer em Guimarães.
Olhando a lista de inscritos que pouco mexe relativamente aos pilotos portugueses, teremos vários nomes em cima da mesa para entrarem nas contas pela vitória na classe 2WD.

João Ruivo depois da espectacular vitória em Fafe, quererá repetir a dose, mas para isso terá de ultrapassar adversários com sede de vitórias. Paulo Neto em Citroen Ds3 R3T, Marco Cid em Clio S1600, Gil Antunes em Clio R3, Ricardo Marques também em Clio R3 ou mesmo Renato Pita sentindo-se mais à vontade em troços de asfalto, prometem uma intensa luta pela vitória final na classe destinada aos carros de duas rodas motrizes.
Quem se estreia nesta classe esta temporada, e uma novidade a nível nacional é Armindo Neves que aparece num espectacular Honda Civic Type R adquirido na Finlândia, faltando saber onde se irá situar entre a concorrência.
O Rali Cidade de Guimarães acolhe também a estreia de outros trofeus, como o Challange Ds3 R1, com quatro participantes inscritos, o Ladies Trophy terá seis concorrentes e o campeonato de iniciados que apenas conta com dois participantes.
A prova conta também o Campeonato FPAK Ralis Norte, com 73 inscritos á partida nas várias categorias.
O rali terá um total de 12 especiais cronometradas, começando na sexta-feira com uma super especial citadina somente para abrilhantar ainda mais esta prova cada vez mais emblemática do CNR, passando depois pelos belos troços da Serra da Penha.
Dois dias de emoção e espectáculo, rally puro como nos gostamos. Ficam os horários das especiais:
1ª Etapa – 1ª Secção
PE 01 – SUPER ESPECIAL CIDADE DE GUIMARÃES – 2,00 Km (21h30)
2ª Etapa – 1ª Secção
PE 02 – ROTA DAS CUTELARIAS 1 – 10,20 Km (09h45)
PE 03 – CITANIA DE BRITEIROS 1 – 16,00 km (10h20)
PE 04 – ROTA DAS CUTELARIAS 2 – 10,20 Km (11h05)
PE 05 – CITÂNIA DE BRITEIROS 2 – 16,00 km (11h40)
PE 06 – ROTA DAS CUTELARIAS 3 – 10,20 km (12h25)
2ª Etapa – 2ª Secção
PE 07 – SERRA DA PENHA 1 – 13,52 km (14h10)
PE 08 – SÃO TORCATO 1 – 7,60 km (14h50)
PE 09 – SANTUÁRIO DA PENHA 1 – 6,85 km (15h30)
PE 10 – SERRA DA PENHA 2 – 13,52 km (16h40)
PE 11 – SÃO TORCATO 2 – 7,60 km (17h20)
PE 12 – SANTUÁRIO DA PENHA 2 – 6,85 km (18h00)
Lista de Inscritos:
Campeonato Nacional de Ralis
Piloto Navegador Carro (Competição)
Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira Subaru Impreza R4 (CNR)
André Rodrigues/Hugo Magalhães Citroën DS3 R1 (Challenge DS3 R1)
Armindo Neves/Bernardo Gusmão Honda Civic Type-R (CNR)
Carlos Martins/Daniel Amaral Skoda Fabia S2000 (CNR)
Carlos Vieira/Luís Ramalho Porsche 997 GT3 Cup (CNR)
Cristina Silva/Isabel Ramalho Fiat 500 Abarth (CNR)
David Brites/Paulo Silva Peugeot 206 (Iniciados)
Diogo Salvi/Paulo Babo Ford Fiesta R5 (CNR)
Elias Barros/Alberto Silva Ford Fiesta R5 (CNR)
Fábio Caseiro/Paulo Leones Citroën Saxo (CNR)
Fábio Vieira/Hugo Rodrigues Mitsubishi Lancer Evo IX (CNR)
Filipa Sanguedo/Jorge Carvalhosa Opel Adam Cup (CNR)
Filipe Madureira/Emanuel Gonçalves Fiat Punto HGT (CNR)
Gil Antunes/Diogo Correia Renault Clio (CNR)
Gil Freitas/Duarte Miranda Porsche 997 GT3 Cup (CNR)
João Barros/Jorge Henriques Ford Fiesta R5 (CNR)
João Ruivo/António Magalhães Renault Clio R3 (CNR)
Joaquim Alves/Pedro Alves Skoda Fabia S2000 (CNR)
José Artur Teixeira/André Carvalho Citroën C2 (CNR)
José Monteiro/André Cortinhas Renault Clio R3 (CNR)
José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Citroën DS3 R5 (CNR)
Manuel Castro/Luís Costa Mitsubishi Lancer Evo IX R4 (CNR)
Manuel Correia/Isabel Pinto Skoda Fabia S2000 (CNR)
Miguel Carvalho/Paulo Lopes Citroën C2 R2 Max (CNR)
Marco Cid/Nuno Rodrigues da Silva Renault Clio S1600 (CNR)
Marco Reis/Alexandre Rodrigues Citroën C2 R2 (CNR)
Paulo Moreira/Marco Macedo Skoda Fabia R2 (CNR)
Pedro Lago Vieira/João Aguiar Renault Twingo R2 (Iniciados)
Pedro Meireles/Mário Castro Skoda Fabia S2000
Renato Pita/Luís Cavaleiro Peugeot 208 R2 (CNR)
Ricardo Sousa/Carlos Silva Citroën DS3 R1 (Challenge DS3 R1)
Rafael Cardeira/Ilberino Santos Citroën DS3 R1 (Challenge DS3 R1)
Paulo Neto/Vítor Hugo Citroën DS3 R3T (CNR)
Ricardo Roda/Eurico Adão Citroën DS3 R1 (Challenge DS3 R1)
Ricardo Marques/Paulo Marques Renault Clio R3 (CNR)
Ricardo Moura/António Costa Ford Fiesta R5 (CNR)
Vítor Ribeiro/Fernando Sousa Mitsubishi Lancer Evo IX (CNR)
Campeonato FPAK Ralis Norte
Amaro Sousa/Alvaro Pontes BMW E36 M3 (CFPAKRN)
André Oliveira/Sérgio Rocha Renault Twingo R2 (CFPAKRN)
Aníbal Rolo/Daniel Rolo Renault 5 Turbo (CNCR)
António Oliveira/António Carlos Peugeot 205 GTI (CFPAKRN)
Bruno Ferreira/Alberto Silva Peugeot 106 GTI (CFPAKRN)
Cipriano Antunes/Mário Feio Audi Quattro (CNCR)
Daniela Rodrigues/Laura Natividade Citroën Saxo (Ladies Trophy)
David Brites/Paulo Silva Peugeot 206 (CFPAKRN)
Domingos Gomes/José Azevedo Citroën Saxo VTS (CFPAKRN)
Duarte Veiga/Armando Veiga Citroën C2 R2 (CFPAKRN)
Eduardo Veiga/Jorge Carvalho Ford Escort MK2 (CFPAKRN)
Fernando Peres/José Pedro Silva Mitsubishi Lancer Evo VIII (CFPAKRN)
Filipe Nogueira/Paulo Silva Peugeot 206 (CFPAKRN)
Gonçalo Dias/Cristiano Queiroga Mitsubishi Lancer Evo V (CFPAKRN)
Hélder Miranda/Rui Teixeira SEAT Ibiza (CFPAKRN)
Isabel Ramos/Carina Barros Renault Clio (Ladies Trophy)
Joaquim Bernardes/Laurinda Alves VW Golf GTI (CNCR)
José Mendes/Pedro Colaço VW Golf GTI (CNCR)
José Oliveira/Rui Ribeiro Nissan Micra 1.3 (CFPAKRN)
José Rodrigues/Nuno Lima Honda Civic (CFPAKRN)
Júlio Maia/Jorge Antunes Peugeot 206 S1600 (CFPAKRN)
Manuel Martins/Rui Vilaça Peugeot 206 GTI (CFPAKRN)
Márcio Pereira/Claudio Pinto Nissan Micra (CFPAKRN)
Mariana Carvalho/Ana Monteiro Peugeot 206 (Ladies Trophy)
Marta Neves/NN Citroën Saxo (Ladies Trophy)
Moisés Teixeira/Ricardo Faria Peugeot 206 GTI (CFPAKRN)
Nuno Figueiredo/Nuno Correira Opel Corsa OPC (CFPAKRN)
Nuno Carvalho/Miguel Costa Fiat Punto HGT (CFPAKRN)
Pedro Sá/Leandro Parreira Citroën Saxo (CFPAKRN)
Ricardo Costa/NN Peugeot 206 (CFPAKRN)
Ricardo Matos/Carlos Matos Mazda 323 GTR (CFPAKRN)
Rosário Sottomayor/Ana Santos Martins Skoda Fabia RS (Ladies Trophy)
Ruben Moura/Luís Sá Citroën Saxo (CFPAKRN)
Simão Marques/João Seródio Peugeot 205 (CFPAKRN)
Sónia Pereira/Cristiana Teixeira SEAT Ibiza (Ladies Trophy)
Vítor Pascoal/Valter Cardoso Mitsubishi Lancer Evo VII (CFPAKRN)
Vítor Ribeiro/Fernando Sousa Mitsubishi Lancer Evo IX (CFPAKRN)
Está tudo dito por agora, é o regresso do Campeonato Nacional de Ralis á estrada e o regresso dos ralis á nossa página. Acompanhe todas as incidências da prova bem como os resumos na nossa pagina de facebook e no nosso site https://chicanemotores.wordpress.com/.
Até lá…a subir a Serra da Penha…if in doubt flat out!!!
Carlos Mota