F1: GP da China – Antevisão

foto: f1fanatic
foto: f1fanatic

O GP da China, que vai ter lugar no próximo fim-de-semana, tem como palco o Circuito internacional de Shangai.

Inaugurado em 2004, demorou 18 meses a ser construído. Um pântano foi convertido num circuito internacional, com capacidade para 250 mil pessoas. 3000 engenheiros trabalharam noite e dia numa obra cujo custo se fixou nos 370 milhões de euros.

Esta pista já acolheu os campeonatos de WTCC, F1 assim como os V8-SuperCars e Moto GP.

Em 2011 foi alvo de uma rigorosa inspecção pois as curvas 1,8 e 14 estavam a afundar, devido ao terreno pantanoso.

O desenho da pista ficou a cargo de Hermann Tilke.

 

O que esperar da corrida

 

Depois da espantosa vitória da Ferrari em Sepang, os olhos dos fãs vão estar focados na Scuderia. Serão os italianos capazes de repetir a façanha de destronar os Mercedes, que estiveram 7 meses no topo do pódio? Muito dificilmente.

19203_1032942836735340_4433793039020646955_n
foto: Ferrari

A pista de Sepang teve dois aspectos que claramente não beneficiaram os Mercedes. A temperatura da pista, que andou por volta dos 60 graus Celsius, aliada as características do traçado, que provocam grande desgaste dos pneus traseiros, o que nos Mercedes sempre foi um problema. Os Silver Arrows sempre foram pouco poupados no que diz respeito ao uso das borrachas do eixo traseiro e isso notou-se mais em Sepang e a Ferrari, com um carro muito equilibrado e que permite uma poupança significativa dos pneus, aproveitou-se disso.

Mas em Shangai as temperaturas serão bem mais baixas (10 graus mais baixas que em Sepang) o que significa que o factor “poupança de pneu” não será tão influente. Além disso, a pista chinesa sempre foi aquela em que os Mercedes se deram melhor, mesmo nos anos anteriores dos motores V6. Como tal, tudo indica que os Mercedes regressarão ao primeiro lugar. Mais ainda, o traçado chinês tem rectas grandes e é muito exigente nos motores. Os motores mais potentes têm sempre mais vantagem neste circuito e como tal é mais um trunfo a favor dos alemães.

A luta Hamilton vs Rosberg conhecerá outro capitulo. Neste momento o britânico leva a melhor e está claramente num momento de forma bem acima comparativamente ao alemão. Rosberg tem estado mal e a última corrida deve ter sido um golpe no ego, tendo em conta a forma infantil como se deixou passar por Vettel. Mas convém lembrar que no ano passado Hamilton, depois da desistência de Melbourne, ganhou 4 seguidas e só no Mónaco Rosberg começou a dar a volta ao texto. Será o alemão capaz de repetir isso este ano?

 

foto: Red Bull
foto: Red Bull

Do lado da Red Bull e da Toro Rosso há boas noticias. A Renault anunciou que vai rodar uma afinação mais agressiva dos motores, oferecendo mais potência aos monolugares da marca de bebidas energéticas. Uma boa noticia para ambas as equipas. Resta saber se a Toro Rosso continuará a levar a melhor em relação à “casa mãe”, o que a confirmar-se deverá dar ainda mais dores de cabeça para os engenheiros de Milton Keynes.

Depois de um inicio conturbado, a Red Bull parece ter enterrado o machado de guerra com os franceses e parecem agora mais focados em resolver os problemas em conjunto, havendo até rumores que dizem que a Toro Rosso poderá rodar com as cores da Renault, como forma de satisfazer a vontade de maior notoriedade por parte dos franceses. O caminho ainda é longo, pois o  RB11 não parece estar ainda afinado, mas as partes começam a entender-se e isso já é meio caminho andando para encontrar as soluções necessárias. O objectivo para as equipas é aproximarem-se dos Williams, o que parece difícil para este fim de semana. Achamos que será preciso esperar pelo Bahrain para que isso aconteça.

 

foto: Williams
foto: Williams

Da Williams espera-se que consigam dar um passo em frente e aproveitar a pista chinesa, que beneficia os melhores motores, para se chegar aos Ferrari, embora o silêncio da equipa até agora mostre que ainda há trabalho pela frente. Lotus vai em busca dos primeiros pontos e acreditamos que seja desta, se largar de vez o azar e aproveitar o motor que tem e a Sauber terá de melhorar muito em relação a Sepang, o que nos parece complicado para este fim de semana.

Force India e McLaren continuam os seus programas de testes. A Force India ainda não adiantou a data exacta para a saída do versão B, que supostamente será mais competitiva, admitindo no entanto que tal nunca acontecerá antes do início da ronda europeia. A McLaren espera uma corrida complicada, com as características da pista a prejudicar a equipa. Uma pista exigente ao nível dos motores nunca é bem-vinda para um motor que claramente ainda procura a melhor forma. Da Manor espera-se uma prestação à imagem de Sepang… para desenrascar.

 

Apostas para o top5

11069742_10152700713982411_6795035661434713162_n
foto: Mercedes

Hamilton

Rosberg

Raikkonen

Vettel

Bottas

 

Dados da pista:

Cumprimento da pista:  5.451 km

Nº de voltas:  56

Distância de corrida: 305,066Km

Curvas: 16

Volta mais rápida + volta mais rápida em corrida:  Michael Schumacher    1:32:238

Nível de apoio aerodinâmico: Elevado

Uso de combustível:  1.7 kg/volta

Pneus para 2015:        Soft e médios

 

Traçado da pista:

 

imagem: F1.com
imagem: F1.com

 

Lista de vencedores:

Ano Piloto Chassi/Motor Detalhes
2015 Detalhes
2014 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Detalhes
2013 Espanha Fernando Alonso Ferrari Detalhes
2012 Alemanha Nico Rosberg Mercedes Detalhes
2011 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Detalhes
2010 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Detalhes
2009 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2008 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Detalhes
2007 Finlândia Kimi Räikkönen Ferrari Detalhes
2006 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2005 Espanha Fernando Alonso Renault Detalhes
2004 Brasil Rubens Barrichello Ferrari Detalhes

 

 

Onboard da pista:

 

Dados:

f1fanatic

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.