Estamos na contagem decrescente para a primeira prova do campeonato mundial de ralicross e tudo vai começar no circuito de Montalegre no fim-de-semana de 25/26 Abril. Este circuito já recebeu em 2014 a prova e foi um enorme sucesso em todos os sentidos. O público não poderia aderir mais e dentro de pista estiveram os melhores pilotos da modalidade.
No ano passado Petter Solberg dominou o fim-de-semana de Montalegre e não descansou até conseguir a vitória que seria a primeira de muitas e que ajudou também a garantir o título de campeão mundial de ralicross, o primeiro campeão desde que a modalidade se tornou mundial.
As novidades desde então não param de chegar para esta nova época e só podemos dizer que a modalidade está em franco crescimento, atraindo muitos pilotos, alguns conhecidos dos ralis mas também de outros campeonatos, como o de turismos.
Está praticamente tudo pronto para esta nova época e o público por todo o mundo espera apenas pelo ligar dos motores destas incríveis máquinas de 600 cv. As equipas já foram apresentadas e estamos ansiosos por ver o que vai acontecer em pista.
Deixamos aqui os pilotos e as equipas confirmadas para este novo ano de WorldRX:

SDRX – Liam Doran junta-se a Petter Solberg ao ataque para a vitória no campeonato de pilotos, como também à vitória no campeonato de equipas. Esta dupla promete e se Solberg sozinho deixava as bancadas ao rubro, esperemos para ver como será com um dos grandes nomes do ralicross ao seu lado. Doran espera ter uma época com mais sorte do que a de 2014 e já o campeão Solberg garantiu que vai lutar pelo titulo este ano o que dificulta e muito a tarefa da sua concorrência.

Olsbergs MSE – Andreas Bakkerud, Reinis Nitiss e o recém-chegado à equipa Timur Timerzyanon compõem a equipa da Olsbergs. O piloto russo deixou a Peugeot e escolheu para uma nova aventura a Ford e estará em 2015 ao volante de um Fiesta Supercar. Olsbergs MSE conseguiu em 2014 o título de equipas na última prova em San Luis, Argentina. Este ano a concorrência está mais forte mas o desejo de renovar o título é muito grande.

Team Peugeot – Hansen – Timmy Hansen vê sair da equipa o piloto russo Timur Timerzyanov e o escolhido para ser o seu novo colega de equipa é Davy Jeanney. Esta nova aposta da equipa, que acabou em segundo no campeonato de equipas no ano de 2014 é feita com o objectivo de atacar esse título este ano.

Marklund Motorsport – Topi Heikkinen e PG Anderson são os pilotos escolhidos pela equipa da marca alemã e vão estar ao volante de um VW Polo Supercar. Tanner Foust também irá fazer parte da Marklund Motorsport mas confirmou apenas 4 provas das 12 do calendário do campeonato mundial de ralicross.

EKS RX – Anton Marklund e Edward Sandstrom junta-se a Mattias Ekstrom ao volante dos Audi S1 Supercar. Esta foi uma das mudanças que causou mais espanto nos adeptos da modalidade, que viram o piloto deixar a sua equipa para se juntar a Ekstrom, piloto já com grande reputação no campeonato alemão de turismos. Mattias Ekstrom possivelmente não estará presente nas 12 provas do calendário mas garante que vai estar em provas suficientes para garantir o título de pilotos.
Depois das já conhecidas equipas do campeonato que participaram em 2014 no WorldRX, temos três novas equipas que vão fazer parte do campeonato este ano:

All-inkl.com Münnich Motorsport – Uma das novas equipas para a nova época de ralicross, dirigida pelo piloto de turismos René Munnich. Munnich vai estar presente nas 12 provas do campeonato ao volante de um audi S3 Supercar e vai ter como colega de equipa Alx Danielson.

Volkswagen Team Sweden – Johan Kristoffersson e Torn Linnerud fazem parte desta nova equipa e vâo competir neste campeonato ao volante de um VW Polo Supercar.

World Rallycross Team Austria – Max Pucher vai ser parceiro de equipa do conhecido piloto de ralis, Manfred Stohl e vão estar ao volante de um Ford Fiesta Supercar.
Robin Larson vai fazer parte da lista de inscritos de pilotos permanentes do campeonato mas como piloto individual
Em Montalegre vão estar presentes os carros da categoria Supercar, RX Lites e o campeonato nacional de kartcross.
Depois de confirmadas as equipas e os pilotos para este novo ano, está tudo preparado para o inicio de mais um campeonato mundial de ralicross.
Traçado da pista:
Lista de Inscritos para a prova portuguesa
Onboard da pista e imagens da prova de 2014
Miguel Cabo
2 pensamentos sobre “WRX: As equipas confirmadas para 2015.”