
O próximo fim-de-semana marca o regresso do WTCC, com a 2ª prova do campeonato de 2015 a decorrer no circuito Moulay El Hassan, na cidade de Marraquexe. A prova marroquina foi a primeira a receber este novo formato do WTCC no ano passado, numa prova em que os Citroen dominaram em toda a linha e este ano volta a receber as máquinas do campeonato de turismo.
O traçado da pista é típico de um circuito citadino, que aproveita as largas avenidas da cidade. O desenho da pista é muito simples, com duas grandes rectas, onde colocaram chicanes para aumentar a dificuldade e diminuir a velocidade dos carros. O problema é que os correctores das chicanes são altos e podem projectar os carros contra as barreiras, o que torna a pista difícil tanto para pilotos como para máquinas.
A primeira prova neste circuito teve lugar em 2009 que teve como vencedor o piloto Rob Huff, num Chevrolet Cruze. Na segunda corrida o vencedor foi Yvan Muller em Seat. Mehdi Bennani é o piloto da casa e tentará chegar ao pódio, tendo boas hipóteses para que isso aconteça.

Para esta corrida é esperado que o domínio dos Citroen se mantenha. O traçado favorece os melhores motores e os carros com maior velocidade de ponta e boa saída de curva, todos atributos que o C-Elysée possui. Já no ano passado foi evidente a vantagem dos franceses nestes aspectos e pelo que podemos ver na primeira corrida na Argentina, esses mesmos trunfos mantém-se intactos. Já os Honda, neste traçado não deverão constituir uma ameaça muito séria, pois a falta de potência e velocidade de ponta ainda não foi resolvida por parte dos japoneses. Haverá alguma curiosidade para ver como se vão mostrar os Lada, depois de uma estreia promissora na primeira corrida, embora azarada. O carro russo mostrou potencial, mas terá de confirmar isso nas próximas corridas. Já os Chevrolet, também a precisar de um aumento de potência, que é esperado apenas nas próximas corridas, terão de lutar muito para conseguir uma boa classificação.

Os grandes favoritos para a vitória são os pilotos Citroen com José Maria Lopez a assumir-se como principal candidato. O argentino continua forte, mas tanto Muller como Loeb quererão encurtar as distâncias. Por parte dos Honda, a subida ao pódio numa das corridas terá de ser encarado com um excelente resultado. Monteiro mantém-se como o piloto mais forte da equipa japonesa mas Tarquini está sempre por perto. Do que serão capazes os homens da Honda?
Ficam alguns dados da pista:
Comprimento: 4.624Km
Nº de voltas: 14 x 2
Nº de curvas: 15
Melhor volta em corrida: José María López (Citroën C-Elysée WTCC), 1m43.704s (157.776kph), 13/04/2014
Melhor volta em qualificação: Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC), 1m43.706s (157.77kph), 12/04/2014
Traçado da pista:
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “WTCC – antevisão da corrida de Marrocos”