F1 – GP Bahrain: 4ª pole seguida para Hamilton  

foto: Mercedes
foto: Mercedes

É uma brincadeira que corre na net, mas que pode ser alterada para o que se passou na qualificação do GP do Barhain. Hamilton…Rosberg off. No dia que o alemão tinha de responder, mais ainda numa pista que onde costuma fazer boas prestações e onde Hamilton nunca tinha estado na pole, Rosberg fez feio e ficou atrás do colega de equipa e pior… atrás de um tal de Vettel.

A qualificação decorreu já com o sol posto e com bastante vento, o que dificultou a tarefa de muitos pilotos. A Q1 começou da pior maneira para a McLaren e para Button que, no fim de semana em que festeja o seu 100º GP pela equipa, não conseguiu dar uma volta sequer. O carro “morreu” e o britânico ficou de fora da qualificação, com sinais óbvios de irritação por parte de Ron Dennis e do próprio piloto. Já começa a ser difícil de disfarçar a frustração de um piloto de top, que não consegue lutar sequer por pontos.

Não houve motivos de destaque durante os 18 min da Q1. Button ficou logo fora de combate, os Manor eram claros candidatos a ficarem arredados também, restando duas vagas que foram ocupadas por Maldonado e …Kvyat. O russo continua a desiludir este ano e hoje ficou de fora logo na Q1. Muito mau! Quem ficou contente foi Alonso, que pela primeira vez este ano passou para a Q2, dando um pouco de alento à equipa. Maldonado depois de um fim de semana desastroso, teve problemas de motor e não teve potencia para mais. O homem já tem uma tendência para se meter em problemas e ainda por cima escolheu o 13 como número. Nada ajuda.

 

Foto: Ferrari
Foto: Ferrari

Na Q2 as coisas começaram a aquecer. A meio da sessão Hamilton faz uma volta canhão e fica a 1.2 seg. de Rosberg. 1.2 em F1 é quase um mês. O dia de Rosberg começava a piorar muito. Os Ferrari estavam muito bem, Massa também mostrava excelente andamento e tudo isso somado colocava Rosberg em 5º. Muito mau. Os Force India lutaram muito para seguir para a Q3, mas apenas Hulkenberg o conseguiu. Mas ambos os pilotos estão de parabéns pelo esforço. Pérez ficava de fora, seguido de Nasr e Ericsson, confirmando que a Sauber este ano vai ser de altos e baixos, Alonso e Verstappen. Depois muito elogiado, o holandês viu o seu colega de equipa fazer uma excelente volta e passar a Q3, ficando relegado para 15º.

 

A Q3 anunciava uma batalha intensa pelos lugares da frente com a Ferrari a querer interpor-se entre os Mercedes. E foi um espectáculo excelente de se ver. Ricciardo iniciou as hostilidades marcando um bom tempo com pneus macios, mas sabia-se que era sol de pouca dura, sabendo que os mais rápidos guardariam o melhor para o fim. Vettel foi o primeiro a fazer a última volta e conseguiu a pole provisória, numa volta espectacular. Kimi não conseguiu fazer melhor que o colega de equipa. Seguiu-se Rosberg que apenas conseguiu fazer 3º, ficando atrás de Vettel. Por fim Hamilton, com mais uma volta incrível fez a 4ª pole do ano e arrasou a concorrência.

foto: Force India
foto: Force India

Que dia horrível para Rosberg. Ficou muito longe do seu colega de equipa e ainda por cima viu ficar o Ferrari de Vettel à sua frente. Como se isso não bastasse, Kimi está logo atrás de si. A Ferrari mostrou excelente andamento nas simulações de corrida, o que poderá indicar que a luta Mercedes vs Ferrari poderá ser muito interessante de seguir. Hamilton mantém-se imparável e não tem concorrência à altura. Vettel merece mais uma vénia. Aqui no Chicane não é o piloto mais apreciado, mas hoje teve mais uma prestação fantástica e espera-se muito, tanto dele como de Kimi, que tem estado brilhante em corrida.

Os Williams mantém-se demasiado discretos e não se espera que melhorem as posições que conquistaram, Ricciardo continua a salvar a Red Bull e a Renault de vergonhas, e Grosjean colocou a Lotus no top 10, atrás de um fantástico Hulkenberg. Se o criticamos na semana passada por parecer desligado, hoje mostrou que é piloto de top.

 

Para amanhã espera-se uma corrida muito animada e a luta dos Silver Arrows com a Scuderia estará ao rubro.

 Resultado da qualificação

 

1 Lewis Hamilton Mercedes
2 Sebastian Vettel Ferrari
3 Nico Rosberg Mercedes
4 Kimi Raikkonen Ferrari
5 Valtteri Bottas Williams
6 Felipe Massa Williams
7 Daniel Ricciardo Red Bull
8 Nico Hulkenberg Force India
9 Carlos Sainz Torro Rosso
10 Romain Grosjean Lotus
11 Sergio Perez Force India
12 Felipe Nasr Sauber
13 Marcus Ericsson Sauber
14 Fernando Alonso McLaren
15 Max Verstappen Torro Rosso
16 Pastor Maldonado Lotus
17 Daniil Kvyat Red Bull
18 Will Stevens Manor
19 Roberto Merhi Manor
20 Jenson Button McLaren

 

Fábio Mendes

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.