Senna: 30 anos da sua primeira vitória.

É sempre especial recordar Ayrton Senna, para muitos, o melhor piloto de sempre da F1. A sua história já foi muitas vezes contada e de várias formas. Mas é sempre bom recordar os feitos de um homem que não deixou ninguém indiferente e que deixou uma marca intemporal na Formula1.

foto in: thethrotlle.com
foto in: thethrotlle.com

No ano de 1985 o nome Senna não gerava a onda de respeito e de nostalgia que agora se sente. Senna era o nome de um dos mais promissores pilotos do grid, que tinha recentemente assinado contrato com a histórica Lotus para fazer parceira com De Angelis. Depois de ter dado nas vistas na Toleman e de quase ter vencido Prost e a toda poderosa McLaren no Mónaco, o mundo da F1 começou a olhar para Senna como o “the next big thing” e a Lotus foi a escolhida pelo brasileiro para dar o passo seguinte da sua carreira.

E logo na 2ª corrida pela equipa, no traçado do Estoril, sob uma chuva intensa, Senna venceu o seu primeiro GP. Nesse fim de semana, ninguém foi melhor que Senna. Pole, vitória, melhor volta e liderou de inicio ao fim da corrida. Foi a primeira de 65 poles e a primeira de 41 vitórias. Senna fez pela primeira vez a dança da chuva e mostrou que era o melhor naquelas condições. Com um carro inferior aos McLaren e Williams, provou que o feito do Mónaco de 84 não foi um acaso e que ele sim era o “Rei da Chuva”.

O traçado do Estoril, agora longe dos seus tempos áureos, viu a primeira vitória de um génio que será lembrado para sempre. Um génio que conseguiu vencer no tempo em que tinha como adversários Prost, Rosberg, Piquet, Lauda que nessa tarde se perguntaram como aquele piloto era capaz de manter o carro em pista. O 2º classificado ficou a mais de um minuto e o 3º levou mais de uma volta de avanço.

Uma prova fantástica como tantas outras que Senna fez. Faz hoje 30 anos.

 

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=822117&tm=43&layout=123&visual=61

Video da prova na integra:

 

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “Senna: 30 anos da sua primeira vitória.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.