Está muito perto o inicio do campeonato do mundo de ralicross que neste momento é dos principais temas de conversa. Neste fim-de-semana de 25/26 de Abril, o circuito de Montalegre recebe 72 carros, divididos em quatro categorias: Supercar, Super1600, RX Lites e Crosscar, a prova nacional de suporte.
Foram várias as surpresas com trocas de pilotos surpreendentes, como também a chegada de novas equipas a este campeonato.
Em 2014, o início da prova foi também no circuito português e Petter Solberg dominou, conseguindo na final uma vitória sem qualquer tipo de concorrência. Ao longo das 11 provas restantes, Solberg garantiu mais quatro vitórias e sagrou-se no campeão mundial de ralicross em Franciacorta em Itália, o primeiro campeão neste novo formato.
O título de pilotos ficava assim entregue na penúltima prova do campeonato, mas a luta pelo título de equipas ficou resolvida apenas na última prova no circuito de San Luis, Argentina. Para esta 12ª prova a Olsbergs MSE, Team Peugeot-Hansen e Marklund Motorsport entraram em pista com hipóteses de garantir o titulo, com mais favoritismo para os pilotos da Ford e da Peugeot. A luta foi intensa até ao último metro do circuito argentino e no fim quem festejou foi a Olsbergs MSE e os seus pilotos Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss.
Esta modalidade sempre nos habituou a lutas intensas em pista, aos toques, as excelentes ultrapassagens e ao ritmo alucinante de início ao fim sempre. Durante a primeira edição deste campeonato estes “ingredientes” não faltaram, acrescentando às corridas aquela emoção e adrenalina de que todos gostam.
O ligar dos motores esta próximo e deixamos aqui as nossas apostas para esta segunda edição do campeonato mundial de ralicross.
Solberg, campeão mundial de ralicross, afirmou estar presente nas 12 provas deste campeonato e com o desejo de se tornar bicampeão mundial. Quem acompanhou a edição de 2014 deste campeonato, sabe das capacidades do piloto norueguês e por isso damos o maior favoritismo à vitória a Solberg.
Liam Doran juntou-se este ano a Petter Solberg e esta equipa promete muito. Doran espera afastar os fantasmas de 2014 e conseguir o maior número de pontos possível. O piloto mal andou com o seu DS3 em 2014, sendo uma época quase em branco para o “British Bomb”.
Mas de favoritismos não se fazem campeões e este ano a concorrência está mais forte. Um dos pilotos que já prometeu dar luta pelo título é Mattias Ekstrom. O piloto sueco não vai fazer parte da grelha nas 12 provas mas garantiu estar presente em provas suficientes para alcançar o título mundial no final.

Juntamente com Mattias Ekstrom, estão alguns jovens pilotos que depois do primeiro ano deste campeonato mundial, cresceram e estão agora preparados para fazer melhor do que em 2014. Andreas Bakkerud, Reinis Nitiss, Timmy Hansen, Anton Marklund e Topi Heikkinen são grande ameaça em luta pela vitória.
Para além dos pilotos, há muitas novidades no que diz respeito a equipas. Este ano vão estar presentes três novas equipas (Volkswagen Team Sweden, ALL-INK.COM Racing Muennich Motorsport e a World RX Team Austria) e as surpresas podem acontecer.
A qualidade dos pilotos está igualmente dividida pelas várias equipas e com certeza vamos ter uma luta ate à última prova em San Luis, Argentina. A Olsbergs MSE foi a vencedora por equipas em 2014 e vai defender durante este ano esse título.
Como favoritos à vitoria por equipas esta a SDRX com os pilotos Petter Solberg e Liam Doran a fazerem uma dupla muito forte. Mas a Team Peugeot-Hansen com os pilotos Timmy Hansen e Davy Jeanney, a Marklund Motorsport com os pilotos Topi Heikkinen e PG Andersson e os atuais campeões Olsbergs MSE com os pilotos Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss, não deixarão de dar luta pelo titulo de equipas.
O campeonato mundial começa já este fim-de-semana em Montalegre e estas são as nossas apostas para o que ai vem.
Miguel Cabo