WRC – Rally da Argentina (2º dia): Volkswagen em apuros e Citroen a dominar.

foto: @world
foto: @world

Está a ser atípico este Rally da Argentina, com a Volkswagen a ter inúmeros problemas, como nunca se tinha visto desde a sua entrada no WRC, com dois abandonos- Ogier e Mikkelsen não chegaram ao fim do segundo dia de prova, e J. M. Latvala a ceder já mais de um minuto para Meeke, com problemas no diferencial do seu Polo R WRC. Quem apostou numa vitória da Volkswagen na Argentina, poderá perder no jogo das apostas e quem lucra é mesmo a Citroen com Meeke na liderança, e com M. Ostberg o seu colega de equipa na segunda posição mas já a mais de 1 minuto do piloto britânico, o que deixa uma boa margem de manobra para a marca francesa poder regressar às vitorias no mundial de ralis.

O dia começou com a longa especial de Agua de Oro – Ascochinga, embora encurtada em 14km, devido ao mau estado do troço e logo ai foi o caos total. Além de Ogier ter ficado parado com problemas no motor do seu carro, também Neuville perdeu muito tempo com um furo, bem como Mikkelsen que perdeu igualmente tempo com um furo.

Outros dos azarados foi L. Bertelli, que não concluiu este primeiro troço do segundo dia, que se veio a demonstrar demolidor para grande parte do pelotão. Alguns abandonos e vários pilotos com muitos percalços, onde quase ninguém se livrou de no final da etapa se queixar de algum problema no seu carro. Que o diga D. Sordo que mesmo sendo o segundo na especial ficou sem direcção assistida no seu Hyundai I20 WRC, o que implicou uma perda de tempo na especial seguinte, com o espanhol a ter muitas dificuldades nos duros troços argentinos.

foto in: facebook wrc
foto in: facebook wrc

Nessa mesma segunda etapa do dia foi a vez de Meeke ceder algum tempo na luta pela liderança da prova. O piloto da Citroen teve um furo lento no pneu traseiro direito do seu Ds3 WRC perdendo 18´s para Latvala que se aproximava assim do piloto britânico. Paddon foi mais um a cair por terra na dureza dos troços argentinos.

Na parte da tarde, os pilotos tinham duplas passagens pelos troços já corridos de manhã e precavidos para a sua dureza, partiam com precauções redobradas para os mesmos. Além desses dois, teriam ainda no final do dia uma curta especial de apenas 6km para percorrer.

Na segunda passagem por Agua de Oro – Ascochinga, Latvala sentiu problemas de travões e cedeu mais 13´s para Meeke, que venceu e aumentou assim de novo a sua vantagem na classificação. Quem ficou pelo caminho foi mesmo O. Tanak, que na passagem por um rio embateu numa rocha escondida dentro de água e ficou sem uma roda do seu Fiesta RS WRC. Está visto que o estónio não se dá com rios e lagos. Também Mikkelsen como já referido ficava pelo caminho durante o troço de ligação, com problemas no Polo.

A 5ª especial trazia mais novidades, e de novo para os homens da Volksagen, com J. M. Latvala a ter um problema no diferencial do seu carro, cedendo mais tempo para Meeke, que voltava a vencer mais uma especial, cimentando a sua liderança cada vez mais confortável. Entretanto era Ostberg que se aproximava do piloto finlandês, conseguindo subir na classificação geral na última especial do dia, com o acentuar dos problemas no Polo de Latvala, dando à Citroen a primeira e segunda posição no final deste segundo dia de prova.

foto in: facebook wrc
foto in: facebook wrc

Quanto a Latvala finaliza este duro, muito duro dia de rally na terceira posição a 1:23m de Meeke. No quarto lugar temos D. Sordo que depois de resolver os problemas de direção do seu Hyundai voltou ao ritmo normal de prova, e assinou bons registos na secção da tarde, vencendo inclusive a ultima especial do dia.

Em quinto lugar e de forma lago discreta está E. Evans, ao seu estilo, pouco exuberante mas eficaz num bom quinto lugar na geral no final do dia.

Neuville que depois de perder muito tempo com um furo na etapa inaugural recuperou para já ate ao 7ª lugar.

Classificação no final do 2º dia:

1. 3 K. MEEKE 1:44:47.8
2. 4 M. OSTBERG 1:45:56.2 +1:08.4 +1:08.4
3. 2 J. LATVALA 1:46:11.3 +15.1 +1:23.5
4. 8 D. SORDO 1:46:42.0 +30.7 +1:54.2
5. 5 E. EVANS 1:46:47.5 +5.5 +1:59.7
6. 21 M. PROKOP 1:48:15.2 +1:27.7 +3:27.4
7. 7 T. NEUVILLE 1:49:54.0 +1:38.8 +5:06.2
8. 12 K. AL QASSIMI 1:50:49.6 +55.6 +6:01.8
9. 36 A. AL-KUWARI 1:51:34.1 +44.5 +6:46.3
10. 38 Y. PROTASOV 1:53:31.1 +1:57.0 +8:43.3

Em WRC2 o dia também não foi nada fácil com muita gente a perder muito tempo e a sentir grandes dificuldades em conseguir rodar nos limites. Muitos problemas, muitos azarados, bem ao estilo de uma prova de resistência, é o que parece este rally da Argentina. No meio desta confusão, Al-Kuwari lidera com uma margem “confortável” sobre Protasov. Mas nesta prova está visto que nada é certo e ainda muito haverá para percorrer e decidir.

 

Classificação WRC2 no final do segundo dia:

 

1. 36 A. AL-KUWARI 1:51:34.1 +44.5 +6:46.3
2. 38 Y. PROTASOV 1:53:31.1 +1:57.0 +8:43.3
3. 52 D. DOMINGUEZ S 1:54:09.8 +38.7 +9:22.0
4. 40 J. KETOMAA 1:56:53.9 +5.9 +12:06.1
5. 51 S. TEMPESTINI 1:57:04.9 +11.0 +12:17.1

 

foto in: facebook wrc
foto in: facebook wrc

Hoje os pilotos têm para cumprir mais 4 troços,muito longos por sinal, que voltarão a por à prova a resistência de pilotos e máquinas numa prova que apesar de ser liderada por Meeke, com uma vantagem de mais de um minuto sobre o segundo classificado, nos parece estar longe de estar decidida, tal as dificuldades que as especiais têm causado aos pilotos. Que o diga Ogier, Mikkelsen e Tanak, que devem regressar em Rally2, embora já sem possibilidades de vencer.

Estaremos de volta, para reportar tudo o que acontecer de importante do Rally da Argentina, ao longo do dia na nossa página de facebook e mais á noite, com o resumo de todas as incidências aqui no nosso site.

Até lá…if in doubt flat out!!!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.