
Está a chegar a 3ª ronda do WTCC. A paragem deste fim de semana é no circuito de Hungaroring, perto da capital húngara, Budapest. É a corrida de Norbert Michelisz, herói local e onde terá muito apoio nas bancadas.
A construção desta pista iniciou-se em 1985 e foi concluída em 8 meses. No ano seguinte recebeu o seu primeiro GP de F1. Recebe vários eventos de relevo no mundo do desporto motorizado como a F1, o DTM, a WSR 3.5, o FIA GT e o WTCC.
É uma pista muito particular. Bastante sinuosa e algo lenta, favorece os carros com o melhor chassis, para além de demorar muito a atingir os níveis de aderência pretendidos. Vai melhorando enquanto a borracha vai ficando no asfalto mas as primeiras voltas são sempre mais complicadas para os pilotos.
Esta pista pode ver alguma mudança na história do WTCC. Devido às características do traçado, os Honda terão uma palavra a dizer. Em traçados mais sinuosos e menos exigentes ao nível da potência de motor, os japoneses terão uma hipótese de fazer frente aos Citroen que têm dominado o campeonato sem concorrência à altura.

Assim, Monteiro, Tarquini e principalmente Michelisz terão uma chance de mostrar o seu valor e tentar bater no braço os franceses. O optimismo é visível e Tiago Monteiro já disse que a equipa tem hipóteses de poder sorrir este fim de semana.
Mas os Citroen não se atemorizam com isso e já no ano passado venceram no traçado húngaro e como tal têm de ser tidos em conta na luta pelo primeiro lugar.
Há também curiosidade em ver como os Lada se sairão num traçado bem diferente dos encontrados até agora pela caravana do WTCC. Para este fim de semana não esperamos muito do Chevrolet.
Dados da pista:
Comprimento da pista: 4.381Km
Distância de corrida: 2 x 14 voltas
Record de pista em qualificação: Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC), 1m48.727s (145.05kph), 03/05/2014
Record de pista em corrida: Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC), 1m50.119s (143.223kph), 04/05/2014
Resultados da corrida de 2014:
Pole: Yvan Muller (Citroën) – 1m48.727s
Corrida 1: 1. Y. Muller (Citroën) – 2. J. Lopez (Citroën) – 3. T. Monteiro (Honda)
Corrida 2: 1. G. Morbidelli (Chevrolet) – 3. T. Monteiro (Honda) – 3. H. Valente (Chevrolet)
Traçado da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes