MotoGP – Aprilia testou transmissão seamless

Alvaro Bautista, piloto da Aprilia Racing Team Gresini afirmou-se “satisfeito” depois do primeiro teste à transmissão seamless, na passada Segunda-feira em Jerez. O primeiro piloto a experimentar a nova tecnologia na Aprilia foi Michael Laverty, o piloto de testes da marca, que deu o seu aval para a restante equipa poder testa-la.

Transmissão Seamless

foto: Yamaha
foto: Yamaha

Esta tecnologia foi introduzida pela Honda já em 2011 e tem sido introduzida aos poucos por outras equipas. Basicamente, a transmissão Seamless utiliza uma arquitectura muito parecida a uma caixa de velocidades normal, mas a diferença está nas mudanças das velocidades. Numa caixa normal, a mudança é desengatada antes da próxima engrenar, ficando a moto alguns milésimos sem potência, não fornecendo movimento às rodas. Ao invés, na Seamless, duas mudanças podem estar engatadas ao mesmo tempo, não existindo o tal corte de potência.

Alguns pilotos, como por exemplo Valentino Rossi, não pensam que o ponto forte da caixa Seamless seja tanto o tempo que os pilotos podem poupar numa volta, mas sim a diferença de tempos ao fim de uma corrida inteira e melhor ainda, a estabilidade conferida à moto no momento de aceleração e travagem.

Algumas melhorias ainda para fazer na Aprilia

foto: motogp
foto: motogp

Para Alvaro Bautista, a transmissão montada na Aprilia que testou não é muito diferente daquela que já tinha experimentado na Honda, mas têm “que melhorar um pouco na redução de mudanças”“na travagem, porque com a Honda conseguíamos parar melhor a moto. Era como se me ajudasse mais na travagem de motor.”

A Aprilia tem agendados mais dias de testes, durante a próxima semana no circuito de Mugello e Michael Laverty terá mais trabalho para afinar melhor a transmissão Seamless.

Pedro Mendes

Um pensamento sobre “MotoGP – Aprilia testou transmissão seamless

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.