F1 – Antevisão do GP da Espanha

foto in: f1.com
foto in: f1.com

Decorre este fim de semana o GP da Espanha, no circuito da Catalunha. É um GP para seguir com especial interesse, para avaliar como estão as equipas para esta nova fase “europeia” do campeonato. Estão previstas muitas mudanças e melhorias nos carros. Veremos quem consegue de facto melhorar e não ficar para trás.

Construído em 1991, por altura dos Jogos Olímpicos de Espanha, quando a politica do desporto nacional espanhola mudou radicalmente, dando frutos agora em todos os desportos e todas as categorias. Em 92 uma prova de ciclismo foi realizada nesta pista no âmbito dos jogos olímpicos.

A pista fica situada em Montmeló , a norte de Barcelona.

A pista foi novamente usada nos testes de inverno e como tal, ao nível das afinações do carro será das mais fáceis, dada a experiencia que todas as equipas já têm.

 

Pontos de interesse

foto: McLaren
foto: McLaren

Como dito anteriormente, é o primeiro GP na Europa e com as casas mais perto, as evoluções e melhorias nos carros serão mais visíveis. Várias foram as equipas que anunciaram novidades. As que provavelmente darão mais nas vistas serão Red Bull e McLaren. A Red Bull vai finalmente estrear um novo nariz, que muito trabalho deu em ser aprovado pela FIA. A equipa insistiu 4 vezes para que a nova frente fosse aprovada. E para gastar tanto tempo e dinheiro é porque acreditam que há ganhos claros. A McLaren apresenta as suas novas cores (à moda da HRT). Agora com um carro mais escuro e menos parecido ao prateado da Mercedes a McLaren tem também muitas melhorias no carro. Ainda não é certo que sejam ao nível do motor mas a equipa espera dar um grande passo em frente e quem sabe lutar por pontos.

A luta Mercedes vs Ferrari deverá continuar a ser o prato forte. Tem sido sempre assim desde o início. A Ferrari diz que tem um carro particamente novo para esta fase mas a Mercedes não ficou parada e como tal a distância entre as concorrentes não deverá mudar muito. Se a luta Hamilton vs Rosberg parece estar fria, com o alemão a não encontrar antídoto para a super forma de Hamilton, já na Ferrari Vettel vs Kimi parece ser um filme mais animado. A luta entre os pilotos ficou mais interessante com a subida de Kimi ao pódio. Vettel parecia ser a estrela da companhia mas o Iceman parece não concordar com a ideia. Quem levará a melhor?

Na Williams a grande questão é contratual. Bottas ainda não renovou e se continuar assim será um piloto livre para 2016. E fala-se que a haverá uma vaga na Ferrari…embora Hamilton, que ainda não renovou também, tenha admitido que é fã da Ferrari desde pequeno ( um golpe para a McLaren). Será que o britânico quer fazer par com Vettel? No caso do finlandês seria uma perda significativa para a Williams, que demora em melhorar a sua performance em pista.

foto: XPB images
foto: XPB images

Na Lotus, Maldonado está com a corda ao pescoço. A paciência está-se a esgotar e a equipa já começa a esquecer os milhões que traz. Os sucessivos erros e a falta de pontos em 2015 não agrada aos responsáveis e se o venezuelano não melhorar depressa o seu lugar pode ficar em risco.

Outro piloto que tem de se aprumar e Kvyat. O russo não tem tido um inicio de época como desejaria e já há rumores de uma possível troca com Verstappen. O russo tem acumulado azares e alguns erros e como a Red Bull anda com pouca paciência, terá de provar rapidamente que merece o lugar.

Há muitos pontos de interesse para este fim de semana. A luta pelo pódio deverá ser entre os homens do costume mas espera-se ver melhorias em várias equipas e se essas melhorias forem substanciais, podemos ter um campeonato relançado e com mais emoção.

 

 

Nossa aposta

Pole: Hamilton

top5:

Hamilton

Rosberg

Raikkonen

Vettel

Bottas

Números da Pista:

 

 foto_ s/f
foto_ s/f

Comprimento de pista: 4.655 Km

Nº de voltas: 66

Distancia total: 307.104km

Volta mais rápida em corrida: Kimi Raikkonen 2008 1: 21:670

Volta mais rápida: Rubens Barrichello 2009 1:19:954

Consumo de combustível por volta: 1.7kg

Pneus para 2015: Duros e médios

Nível de Downforce: elevado

 

 Mapa do Circuito:

 

 

cata

 

Onboard:

 

 

No ano passado foi assim:

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.