NASCAR Sprint Cup Series – SpongeBob SquarePants 400

CEpkrfxWAAExwjXMais uma prova da NASCAR Sprint Cup Series. Ontem foi a vez da oval do Kansas receber a 11ª prova da temporada, numa corrida que fez promoção à série de desenhos animados da Nickelodeon.

A ameaça de chuva obrigou a antecipação da partida em 10 minutos. Joey Logano (#22) voltou a fazer a pole e liderou as primeiras voltas.

Logo na volta 8, dois incidentes separados resultaram na primeira bandeira amarela. Jeb Burton (#26) e J. J. Yeley (#23) fizeram piões. Esta bandeira amarela ajudou Jimmie Johnson (#48), que quase tinha feito um pião na frente de Dale Earnhardt, Jr. (#88).

Na volta 25 houve uma bandeira amarela de “competição”, porque tinha chovido durante o dia anterior. Logano voltou a manter a liderança à justa, na frente de Kevin Harvick (#4).

No recomeço, Logano perdeu três posições para Harvick, Kurt Busch (#41) e Martin Truex, Jr. (#78). Na volta 50, Harvick passou Busch para chegar à liderança, mas cinco voltas depois, Truex, Jr. aproveitou um erro de Harvick e passou para a frente da corrida. Truex, Jr. estava muito rápido e começou a construir uma vantagem considerável, que chegou a ultrapassar os cinco segundos.

Jeb Burton (#26) voltou a fazer um pião na volta 91, trazendo a bandeira amarela. Isto salvou Earnhardt, Jr., que tinha sido dobrado por Truex, Jr. mas recebeu o “free pass” e pôde voltar à volta do líder.

d37581eb083f72b1ce66fe0b4ed76eaeDurante as paragens nas boxes, um dos mecânicos de Logano passou demasiado cedo o muro e o piloto da Penske foi penalizado.
Quando já se preparava o recomeço, na volta 99 começa a chover, tal como as previsões tinham indicado. A bandeira vermelha foi mostrada e a corrida foi interrompida durante duas horas e 15 minutos.

A corrida recomeçou como estava antes da bandeira amarela, com Truex, Jr. a voltar a ganhar terreno para a concorrência.

Na volta 120, David Ragan (#55), que passou do carro 18 da Joe Gibbs Racing (substituido por Erik Jones) para o carro 55 da Michael Waltrip Racing, tocou em Josh Wise (#98) e fez um pião.

Durante as paragens nas boxes, Carl Edwards (#19), Matt Kenseth (#20) e Brad Keselowski (#2) decidiram não parar.

No recomeço, Edwards e Kenseth perdera posições, mas Keselowski mantinha-se na frente com bom ritmo. O recomeço não durou muito tempo, porque na volta 131, Kenseth furou um pneu e fez um meio-pião, e Tony Stewart (#14) tocou em Brett Moffitt (#34), tocando também no muro.
Desta vez, Edwards e Kenseth pararam, mas Keselowski continuou na frente. Mais atrás, Earnhardt, Jr., Johnson e Jeff Gordon (#24) começavam a aumentar o ritmo e a chegar aos primeiros lugares, e Joey Logano recuperava da sua penalização para chegar ao Top 5.

ab57d374d23dacddf87c8cacfbb0d682A corrida recomeçou e foi preciso esperar até à volta 164 para haver uma mudança na liderança. Brad Keselowski fazia uma paragem normal, ligeiramente fora de sequência com os rivais, e devolvia a liderança a Truex, Jr., que manteve-se na frente durante 12 voltas, fazendo depois uma paragem programada. Carl Edwards voltou à frente quando saiu uma bandeira amarela na volta 183. Clint Bowyer (#15) meteu-se na frente de Ricky Stenhouse, Jr. (#17) e fez um pião.

A maior parte dos líderes parou. Joey Logano recebeu a sua segunda penalização do dia quando entrou nas boxes com a luz vermelha acesa.

Martin Truex, Jr. liderou o recomeço de corrida a 77 voltas do fim, mas teve alguma dificuldade em manter Kyle Larson (#42) atrás de si. Ambos os pilotos não tinham parado nas boxes.

A 71 voltas do fim, Erik Jones (#18), a fazer uma corrida fantástica, passando algumas lendas da NASCAR pelo meio sem medo, abusou à saída da última curva, perdeu a traseira e bateu no muro, mesmo à frente de Jimmie Johnson (#48), quando rodava nos 10 primeiros. O jovem voltou à corrida após reparações para terminar em 40º, mas mostrou muita maturidade durante a prova.

No recomeço, Denny Hamlin (#11) ficou apertado no meio de Sam Hornish, Jr. (#9) e Earnhardt, Jr., furando um pneu. Ele voltou às boxes, mas quando saiu, voltou a furar um pneu e bateu com força no muro, sendo obrigado a abandonar (ficou classificado em 41º lugar).

Nas boxes, Larson foi o mais rápido e saiu na frente do pelotão, com Truex, Jr. a cair para o 5º lugar e Jeff Gordon, que estava em 3º, a fazer uma paragem lenta.

Larson liderou no recomeço mas não por muito tempo. Kevin Harvick recuperava a liderança a 55 voltas do fim. Mais atrás, Johnson recuperava mais posições, tal como Logano, enquanto que Truex, Jr. tinha algumas dificuldades.

Harvick parecia estar a caminho da vitória mas a 12 voltas do fim, Stenhouse, Jr. bateu no muro e trouxe a última situação de bandeiras amarelas.

KANSAS CITY, KS - MAY 09:  The sun sets over pit road during a rain delay of the NASCAR Sprint Cup Series SpongeBob SquarePants 400 at Kansas Speedway on May 9, 2015 in Kansas City, Kansas.  (Photo by Jerry Markland/Getty Images)
KANSAS CITY, KS – MAY 09: The sun sets over pit road during a rain delay of the NASCAR Sprint Cup Series SpongeBob SquarePants 400 at Kansas Speedway on May 9, 2015 in Kansas City, Kansas. (Photo by Jerry Markland/Getty Images)

A corrida tática foi muito interessante. A maior parte dos líderes parou, colocando dois pneus no lado direito. Curiosamente, Truex, Jr. só colocou combustível e foi o primeiro a sair das boxes, mas voltou à pista no 5º lugar porque quatro pilotos decidiram arriscar em não parar. Foram eles (ordem de 1º para 4º) Jimmie Johnson, Dale Earnhardt, Jr., Kurt Busch e Jeff Gordon.

Paul Menard (#27) estava no 4º lugar quando foi penalizado porque a equipa não controlou um pneu. Uma bela segunda parte de corrida foi arruinada, e ele terminou em 18º.

A bandeira verde foi mostrada a seis voltas do fim. Jimmie Johnson e Dale Jr. mantiveram as posições, com Kurt Busch a fazer um mau arranque e a bloquear Truex, Jr., que não pôde fazer nada na luta pela vitória.

Kevin Harvick atacou, passou Truex, Jr., Busch e Gordon. A quatro voltas do fim também passou Earnhardt, Jr., chegando ao 2º lugar, mas Johnson estava já demasiado longe, e o campeão em título não pôde fazer nada.

Johnson venceu na oval do Kansas, assinando a sua terceira vitória da temporada, passando a ser o piloto com mais vitórias este ano. É a sua 73ª vitória na Cup Series e o seu 300º Top 10. Apesar de ter feito um início de corrida péssimo, Johnson e a sua equipa deram a volta à situação.

Depois de uma péssima temporada, Johnson mostra que tem o que é preciso para ser campeão este ano.

Harvick contentou-se com o 2º lugar, na frente de Dale Earnhardt, Jr., que também teve muitas dificuldades na corrida. A estratégia de não parar no fim deu resultado, tal como deu a Johnson.

Jeff Gordon manteve-se discreto à volta do Top 10. Não parou no fim e também teve resultado positivo, com o 4º lugar, com Joey Logano a chegar ainda ao 5º lugar, provavelmente frustrado por ter sofrido duas penalizações muito custosas.

Kasey+Kahne+Joey+Logano+SpongeBob+SquarePants+akICxhfEj0blMatt Kenseth recuperou do seu contratempo com o pião e consequente furo para chegar em 6º, na frente de Brad Keselowski;

Kurt Busch, que não aproveitou bem o facto de ter arrancado no último recomeço e foi 8º, deixando também Martin Truex, Jr. atrás de si, em 9º, quando podia ter lutado pela vitória. A fechar os 10 primeiros ficou o resiliente Ryan Newman (#31).

Aric Almirola (#43) voltou a fazer um bom resultado, em 11º, com Greg Biffle (#16) mais competitivo nesta oval em 12º.
As coisas não correram tão bem para Carl Edwards. Numa sequência de paragens diferente, não foi além do 20º lugar, e continua a ter dificuldades na sua nova equipa.

A próxima corrida a contar para o campeonato será a Coca-Cola 600, em Charlotte, daqui a duas semanas. Pelo meio, também em Charlotte, teremos o Sprint Showdown e a famosa All-Star Race. Estas duas não contam para o campeonato.

 

Jorge Covas

Um pensamento sobre “NASCAR Sprint Cup Series – SpongeBob SquarePants 400

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.