WTCC – Nurburgring: O regresso das verdadeiras pistas.

foto in: página facebook do WTCC
foto in: página facebook do WTCC

Era uma das provas mais esperada do ano (a outra, sem dúvida, é a estreia de Vila Real) e quem viu não ficou desiludido. Foram duas provas interessantes de seguir, com emoção e intensidade. É um fenómeno que se vê frequentemente em várias competições e que se verificou outra vez no WTCC. Quando as modalidades usam pistas “a sério”, com carisma e com qualidade, as corridas ganham outro encanto. Se resumirmos tudo que se passou poderemos dizer que a Citroen dominou outra vez e que os outros ficaram a ver navios. Mas uma volta no “ring” não é uma volta qualquer. É um desafio para máquinas e pilotos. E é por saber disso e por se notar que os fãs adoram esta pista. Traz de volta a aura dos “pilotos gladiadores” onde o risco estava em cada curva e onde só os melhores triunfavam. Era esse espirito que andava perdido no WTCC e que voltou com a visita ao Inferno Verde. É esse espírito que pistas como Macau, Spa, Silverstone, Monza, Imola entre outras têm. É esse espírito que achamos que Vila Real pode trazer. Pista interessantes, que colocam desafios constantes aos pilotos. Onde os homens e as máquinas são levados ao limite. Não se pode colocar nunca em causa a segurança de quem participa e de quem vê estes eventos, mas a procura da segurança máxima e dos lucros fáceis retirou dos calendários pistas que so por si promovem mais espectáculo. É preciso evoluir sempre mas nunca esquecendo o que de bom foi feito no passado e temos pistas que são autênticas pérolas e que são constantemente desaproveitadas.

 

Citroen:

11165294_639022379531292_6528389196142422795_n
Foto: FIA WTCC

Imperial mais uma vez. Um carro construído de forma inteligente e um motor que nunca mais acaba, como se viu na recta onde Lopez passou por Tarquini e Monteiro de uma assentada. Lopez é cada vez mais o melhor piloto da Citroen. Muller é bom, Loeb é melhor, mas Lopez no WTCC não dá hipóteses a ninguém. Com o seu Citroen tem sido uma dupla imparável. O campeonato deverá ser dele outra vez. A primeira corrida foi um “passeio” ( em Nordshelife nada é oferecido e como tal não se pense que foi fácil) e dominou a corrida sem problemas e na 2ª recuperou de forma imparável até ao 2º lugar. Loeb não comprometeu mas também não deslumbrou, numa pista onde se pensaria que a sua experiência de rally lhe daria alguma vantagem. O multi-campeão de WRC demora a impor a sua inquestionável qualidade. Muller venceu a corrida 2 e acumulou pontos preciosos mas a falta de protagonismo na estrutura francesa é clara. Lopez é o “chefe”. Em conversa com alguns amigos brincávamos com a prestação de Ma, dizendo que ele é o “Maldonado” do WTCC. Não lhe ficaria mal esse titulo mas penso que o vou atribuir a outro piloto. Já lá vamos. Em relação ao chinês pouco há a dizer. Tem sorte por estar numa equipa de top. Qualidade para lá estar, não parece que tenha.

 

Honda:

foto: WTCC
foto: WTCC

A especificidade de Nordshleife colocou a nu (se é que isso era preciso) as fragilidades do Civic. A falta de “pulmão” para acompanhar os Citroen foi por demais evidente. Uma equipa que ambiciona vencer não pode ter uma diferença de andamento tão acentuada. Monteiro teve o prémio justo na 2º corrida. O português lutou como pôde para se defender de Muller e mesmo com um carro inferior, pressionou o francês na secção onde o “kit de unhas” era um factor mais decisivo que o motor. No entanto na recta, o seu esforço esfumou-se e viu um Lopez supersónico passar por ele, como faca quente em manteiga. Uma penalização demasiado pesada para quem lutou tanto como ele. Tanto os pilotos oficiais como Michelisz deram boa conta de si mas o material não dá para mais.

 

Lada:

foto in: página facebook do FIA WTCC
foto in: página facebook do FIA WTCC

Mostraram que em linha recta estão fortes e o Vesta até foi o melhor em velocidade de ponta. Mas o carro ainda está demasiado “verde” e precisa de melhorar em muitos aspectos. Huff teve azar na primeira corrida mas na 2ª pontuou e mostrou que é um dos melhores do grid e que apenas a falta de material  o impede de voar mais alto. Jaap van Lagen foi uma boa surpresa fazendo valer a sua experiência no traçado germânico. Mas a Lada continua a ser uma incógnita. Será capaz de evoluir mais? Ou isto é tudo que os russos têm para oferecer à competição?

 

Chevrolet:

11138664_639022192864644_1317214179921530700_n
foto in: página facebook do FIA WTCC

Sabine Schmitz, conhecida como a rainha de Nordshleife conseguiu pontuar na sua primeira corrida no WTCC. Habituada a outro tipo de carros (tracção traseira e com mais potência), a germânica conseguiu colocar o seu Chevrolet nos pontos o que só por si já é muito positivo. Coronel não conseguiu impor a sua experiência em pista. Mas um piloto que merece destaque é… Hugo Valente. O francês voltou a ter uma saída de pista…Mais uma. Valente tem mostrado que é de facto rápido mas erra demasiado. São demasiados erros e demasiadas saídas de pista. Para mim ele sim é o “Maldonado” do WTCC. Não digo que não tenha qualidade (já mostrou que consegue ser muito rápido) mas a facilidade como que erra mostra que é demasiado instável. Para o andamento que tem devia ter já mais pontos.

 

Próxima paragem … Rússia.

 

Classificação geral:

1 Jose Maria Lopez Citroen Racing C-Elysee 177
2 Sebastien Loeb Citroen Racing C-Elysee 127
3 Yvan Muller Citroen Racing C-Elysee 126
4 Tiago Monteiro Castrol Honda Racing Civic 73
5 Ma Qing Hua Citroen Racing C-Elysee 64
6 Norbert Michelisz Zengo Motorsport Honda Civic 61
7 Gabriele Tarquini Castrol Honda Racing Civic 58
8 Tom Chilton ROAL Chevrolet Cruze 44
9 Mehdi Bennani Sebastien Loeb Racing Citroen C-Elysee 40
10 Hugo Valente Campos Chevrolet Cruze 31
11 Tom Coronel ROAL Chevrolet Cruze 23
12 Stefano D’Aste Munnich Chevrolet Cruze 16
13 Rob Huff LADA Rosneft Vesta 9
14 James Thompson LADA Rosneft Vesta 6
15 John Filippi Campos Chevrolet Cruze 5
16 Rickard Rydell NIKA Racing Honda Civic 3
17 Jaap Van Lagen LADA Rosneft Vesta 2
18 Gregoire Demoustier Craft-Bamboo Chevrolet Cruze 2
19 Sabine Schmitz Munnich Chevrolet Cruze 1

 

 

Classificação geral por construtores:

1 Citroen 364
2 Honda 249
3 LADA 73

 

 

Corrida 1:

 

Corrida 2:

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.