
Vai amanhã para a estrada mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal, evento do Campeonato do Mundo de Ralis, que tem por terras lusas a sua 5º prova da temporada. O grande aliciante deste ano é como já há muito sabido, o regresso do mais importante rally do nosso pais, ao norte de Portugal, com toda a prova a ser disputada acima do Rio Douro, contando um total de 354,35km cronometrados que se dividem por 16 especiais, durante os 4 dias de prova que aguardam os pilotos.
O ponto de partida será dado no berço da nação, a cidade de Guimarães, tendo como pano de fundo o castelo, onde reinou o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e de onde os pilotos seguem para cumprir os primeiros quilómetros da prova, na super especial de Lousada, que volta assim a reviver outros tempos, onde milhares de espectadores acorriam ao circuito para ver os pilotos e carros do Mundial de Ralis. Será decerto uma bela forma de começar esta edição do Vodafone Rally de Portugal.
No dia seguinte os pilotos tem pela frente mais 6 especiais cronometradas, desta vez no Alto Minho, com duplas passagens pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km), onde os pilotos que realizaram ontem os reconhecimentos das mesmas especiais ficaram encantados com as paisagens envolventes, numa prova que também para eles será totalmente nova.

O terceiro dia de rally será na zona do Marão (Amarante), Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Fridão (37,67 km) terão duas passagens em cada troço, com destaque para a especial de Fridão, sendo a mais longa de todo o rally.
Para o derradeiro dia de prova, fica a mais emblemática especial do país, Fafe, que terá duas passagens, mas entre elas os pilotos terão pela frente os 32,35km de Vieira do Minho que poderá ter um papel crucial na decisão do vencedor final do Rally de Portugal. A segunda passagem por Fafe, será a “power satge”, oferecendo pontos extra aos mais rápidos no famoso troço da Lameirinha, que promete encher-se de público para um final de rally em grande.
Quanto ao público, que tem sido uma das grandes preocupações da organização do evento, apenas poderá estar concentrado nas Zonas Espetáculo, sendo eles designadas de “zonas verdes”. Serão 33 no total, os espaços preparados para receber o público que promete afluir em massa ao norte de Portugal para uma das edições mais esperadas dos últimos anos. E 14 anos depois o rally volta ao Norte do País, por isso todos nós que iremos ver de perto as emoções, somos responsáveis pela sua continuidade, respeitando as regras dadas pela organização, pelos agentes de autoridade, e jamais ir para fora das Zonas Verdes, é lá que todos os adeptos terão de estar, em segurança, perto das emoções e longe do perigo.

No plano desportivo o interesse também está garantido, com os focos a estrarem virados para Ogier, e para a Volkswagen, que depois do desapontante Rally da Argentina onde os três pilotos da marca alemã abandonaram com problemas de motor, quererão rectificar em Portugal esse mesmo mau desempenho e estarão decerto entre os grandes favoritos, sendo como é óbvio o francês o grande candidato a vencer a prova. Embora este rally seja totalmente novo para toda a gente, poderemos também ter um Mikkelsen atrevido, e quem sabe ver o Latvala que ainda não se viu esta temporada, ou seja a somar pontos e lutar pelas vitórias.
No lado da Citroen as expectativas são também grandes, chegando a terras lusas com os índices de motivação em alta depois da dobradinha na prova anterior. M. Ostberg segundo classificado neste momento do campeonato, ambiciona retirar mais pontos a Ogier, colocando mais pressão em cima do francês, que ainda assim tem uma vantagem de mais de 30 pontos no campeonato. Mas faltando ainda tanto campeonato pela frente, o piloto norueguês da Citroen, espera um deslize no homem da Volkswagen para de tentar a aproximação à frente do campeonato. Já Meeke chega a Portugal na sua máxima força e máxima motivação, depois da sua primeira vitória numa prova do WRC. O piloto britânico quererá dar continuidade a esta senda, perfilando-se como um dos candidatos a vencer o rally. Por isso teremos uma Citroen ao ataque, numa prova em que a marca francesa estreia alguns componentes novos do Ds3 WRC, a nível aerodinâmico, que se espera mais eficaz e que os aproxime ainda mais dos homens da Volkswagen.

A M-Sport, que estreia em Portugal um carro praticamente novo, é sempre uma incógnita, pois a juventude dos seus pilotos parece ser uma dor de cabeça para Malcolm Wilson. Tanak passa mais tempo fora do que dentro de pista, praticamente só tem marcado presença no pódio de abertura, já na chegada é raro vê-lo, só mesmo vestido de mergulhador, e com mil e um sustos pelo caminho. Vida complicada para o estónio, que tem em Portugal nova oportunidade de provar alguma coisa, num tipo de piso que até lhe é favorável, se é que existe algum piso favorável para a tremenda inconsistência de Tanak ao volante de um carro de ralis. Se o estónio tem a vida complicada, já os eu colega de equipa está em estado de graça, depois de ter marcado na Argentina a sua melhor classificação de sempre numa prova do WRC, o seu primeiro pódio também. Evans tem sabido crescer, dando os passos certos, um de cada vez, discreto mas eficaz, e não é que o rapaz chega ao nosso país em 4º lugar no campeonato? Um exemplo para muitos candidatos. Boa sorte miúdo e juízo Tanak.

Na Hyundai continuam as dúvidas numa época para já bem a baixo das expectativas. Os resultados são parcos para o investimento efectuado. Neuville parece começar a perder a paciência, mas a verdade é que o piloto belga também tem culpa no cartório. A marca coreana apresenta o seu plantel habitual, com Nevulle, D. Sordo e H. Paddon. O espanhol embalado pelos milhares de fãs espanhóis que prometem invadir o norte de Portugal, poderá sonhar aqui com um bom resultado, que relance de novo a Hyundai para outros graus de motivação e evolução do projeto.
Quanto ao WRC teremos então 15 participantes à partida, com os outros destaques a irem para os regressos de R. Kubica, também H. Solberg está de regresso ás provas do mundial, Al-Qassimi repete a sua presença depois da Argentina e a lista fica completa com os habituais Prokop e Bertelli.
Lista de inscritos no WRC
1 | ![]() ![]() |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT VOLKSWAGEN POLO R WRC |
M | RC1 | 1 |
2 | ![]() ![]() |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT VOLKSWAGEN POLO R WRC |
M | RC1 | 1 |
3 | ![]() ![]() |
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT CITROËN DS3 WRC |
M | RC1 | 1 |
4 | ![]() ![]() |
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT CITROËN DS3 WRC |
M | RC1 | 1 |
5 | ![]() ![]() |
M-SPORT WORLD RALLY TEAM FORD FIESTA RS WRC |
M | RC1 | 1 |
6 | ![]() ![]() |
M-SPORT WORLD RALLY TEAM FORD FIESTA RS WRC |
M | RC1 | 1 |
7 | ![]() ![]() |
HYUNDAI MOTORSPORT HYUNDAI I20 WRC |
M | RC1 | 1 |
8 | ![]() ![]() |
HYUNDAI MOTORSPORT HYUNDAI I20 WRC |
M | RC1 | 1 |
9 | ![]() ![]() |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II VOLKSWAGEN POLO R WRC |
T | RC1 | 1 |
12 | ![]() ![]() |
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT CITROËN DS3 WRC |
RC1 | 1 | |
14 | ![]() ![]() |
ROBERT KUBICA FORD FIESTA RS WRC |
RC1 | 1 | |
16 | ![]() ![]() |
ADAPTA WORLD RALLY TEAM FORD FIESTA RS WRC |
RC1 | 1 | |
20 | ![]() ![]() |
HYUNDAI MOTORSPORT N HYUNDAI I20 WRC |
T | RC1 | 1 |
21 | ![]() ![]() |
JIPOCAR CZECH NATIONAL TEAM FORD FIESTA RS WRC |
T | RC1 | 1 |

Se no WRC o espetáculo está garantido em WRC2 as coisas não serão diferentes bem pelo contrario. Com uma lista recheada de bons nomes aliados a boas máquinas, a luta pela vitória na categoria será intensa.
São vários os nomes apontados aos lugares cimeiros, com destaque para os quatro vencedores diferentes das quatro provas ate agora deputadas no mundial de WRC2. Portanto Stéphane Lefebvre (DS3 R5), Jari Ketomaa (Fiesta R5), Nasser Al-Attiyah (Fiesta RRC) e Abdulaziz Al-Kuwari (Fiesta RRC) estarão em prova e a juntar a estes nomes teremos ainda que contar com, Yazeed Al-Rajhi (Fiesta RRC), Craig Breen (208 T16), Bernardo Sousa (208 T16) e mesmo Nasser Al-Attiyah vencedor da edição de 2014 em WRC2. Para além destes nomes ainda a juntar a armada na Skoda que estreia no mundial a versão R5 do Fabia Esapekka Lappi, Pontus Tidemand e Armin Kremer também prometem muito espectáculo e quem sabe um lugar entre os mais rápidos na categoria.
Quanto aos portugueses, são vários os nomes de relevo que iniciarão o rally, Bernardo Sousa, já referido, está inscrito no WRC2 e procurará um bom lugar que lhe de pontos para o campeonato que ambiciona disputar e lutar pelo titulo.
Pedro Meireles faz a estreia do Skoda Fabia R5,embora não esteja inscrito no WRC2, João Barros em Fiesta R5, J. P. Fontes em Ds3 R5, e o regressado Miguel Campos agora em Fiesta R5, prometem também aqui uma boa e animada luta pelo estatuto de melhor português em prova, que decerto animará estes quatro dias de prova.

Amanhã realiza-se na parte da manha o Shakedown em Paredes, com o troço a terminar dentro da pista de Rallycross do Kartodromo de Baltar, começando pelas 7:30h da manhã.
É uma das maiores lista de inscritos que há memória em Portugal, e sem dúvida uma das maiores de todo o calendário do mundial de ralis. O Vodafone Rally de Portugal está na estrada e de volta ás suas origens, junto dos seus fãs que durante anos esperaram por este momento. Que todos nós desfrutemos desta paixão, que consigamos matar saudades que sentíamos de ter de perto os melhores do mundo. Um bom fim de semana de rally a todos! Apelamos ao bom comportamento do público, respeitando as regras com que teremos de jogar para termos esta nossa paixão perto de nós por muitos e bons anos.
A gente vê-se por ai, numa curva qualquer, na descida do Confurco, no salto da Pedra Sentada, em Viana do Castelo, no belo Marão…até já WRC, até já Rally de Portugal!!
Até lá..if in doubt flat out!!!
Horários:
STAGE | Nome | DISTANCIA(KM) | 1º CARRO | |
DIA 1 – 21.05.2015 | ||||
SS1 | LOUSADA (SSS) | 3.36 | 19:01 | |
DIA 2 – 22.05.2015 | ||||
SS2 | PONTE DE LIMA 1 | 27.53 | 09:40 | |
SS3 | CAMINHA 1 | 18.05 | 10:25 | |
SS4 | VIANA DO CASTELO 1 | 18.73 | 11:15 | |
SS5 | PONTE DE LIMA 2 | 27.53 | 14:50 | |
SS6 | CAMINHA 2 | 18.05 | 15:35 | |
SS7 | VIANA DO CASTELO 2 | 18.73 | 16:25 | |
DIA 3 – 23.05.2015 | ||||
SS8 | BAIÃO 1 | 18.57 | 08:54 | |
SS9 | MARÃO 1 | 26.30 | 09:35 | |
SS10 | FRIDÃO 1 | 37.67 | 11:02 | |
SS11 | BAIÃO 2 | 18.57 | 14:39 | |
SS12 | MARÃO 2 | 26.30 | 15:20 | |
SS13 | FRIDÃO 2 | 37.67 | 16:47 | |
DIA 4 – 24.05.2015 | ||||
SS14 | FAFE 1 | 11.15 | 08:08 | |
SS15 | VIEIRA DO MINHO | 32.35 | 08:53 | |
SS16 | FAFE 2 (POWER STAGE) | 11.15 | 11:08 |
Carlos Mota