WRX – Em Lydden Hill, Solberg volta as vitórias

foto: FIA WRX
foto: FIA WRX

Acabou a quarta ronda do campeonato mundial de ralicross em Inglaterra no circuito de Lydden Hill, circuito inaugurado em 1955 e que é considerado a “casa do ralicross” e que teve como vencedor o norueguês Petter Solberg. Em Inglaterra estiveram presentes 59 carros divididos pelas classes Super Car, Touring Car e RX Lites.

Super Car

Heat de qualificação

Na classe Super Car foram disputadas as duas primeiras heat de qualificação no primeiro dia. Depois das várias corridas entre os 29 carros da classe, o piloto mais rápido no final das duas heat de qualificação foi Petter Solberg. O piloto norueguês dominou por completo o primeiro dia de competição em Lydden Hill. Johan Kristoffersson esteve em Inglaterra para dar luta a Solberg e foi o segundo piloto mais rápido nas duas heat de qualificação. Os terceiros pilotos mais rápidos foram Timmy Hansen e Matias Ekstrom na primeira e segunda heat respectivamente.

foto: FIA WRX
foto: FIA WRX

No segundo dia de competição em Lydden Hill foram disputadas as últimas duas heat de qualificação. A terceira heat teve como piloto mais rápido Andrew Jordan. Jordan foi mais rápido que Andreas Bakkerud, piloto que terminou com segundo tempo e que Davy Jeanney, terceiro piloto mais rápido. Para a última heat os pilotos sabiam que tinham de arriscar para garantir um lugar nos 12 melhores para a passagem as semi finais. O piloto mais rápido nesta quarta e última heat foi Mattias Ekstrom, o sueco deixou para trás Timmy Hansen e Andreas Bakkerud, segundo e terceiro mais rápido respetivamente.

Semi finais

Para as semi finais os pilotos apurados depois das quatro heat de qualificação realizadas no primeiro e segundo dias foram: Petter Solberg, Johan Kristoffersson, Reinis Nitiss, Timmy Hansen, Tord Linnerud e Robin Larson faziam parte da primeira semi final, Mattias Ekstrom, Andreas Bakkerud, Andrew Jordan, Guy Wilks, Manfred Stohl e Davy Jeanney faziam parte da segunda semi final.

Na primeira semi final Solberg arrancou bem sabendo o quão importante era colocar o seu DS3 na primeira posição na primeira curva. O norueguês foi abrindo uma pequena vantagem para Johan Kristoffersson que era segundo. A luta pela terceira posição marcou a corrida quando na última volta Nitiss após fazer a sua Joker Lap conseguir sair a frente do jovem Timmy Hansen que perdeu a terceira posição ficando de fora da final. O vencedor foi Petter Solberg, Johan Kristoffesson foi segundo e depois de uma luta ate final a terceira posição foi de Reinis Nitiss.

HEAT: SF1 

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Petter SOLBERG 1 04:30.381 6
2. Johan KRISTOFFERSSON 2 04:31.661 5
3. Reinis NITISS 3 04:33.526 4
4. Timmy HANSEN 4 04:33.761 3
5. Tord LINNERUD 5 04:37.200 2
6. Robin LARSSON 6 04:41.742 1

 

Na segunda semi final Mattias Ekstrom dominou por completo deixando a luta pelos dois últimos lugares de qualificação para a final para os seus adversários. Andreas Bakkerud garantiu o seu segundo lugar nas últimas voltas e a surpresa foi Guy Wilks, o piloto britânico ao volante de um Mini deu luta a Davy Jeanney, conseguindo mesmo ficar a sua frente, após a Joker Lap o que lhe garantiu a ultima vaga para a final.

HEAT: SF2 

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Mattias EKSTRÖM 1 04:27.300 6
2. Andreas BAKKERUD 2 04:30.717 5
3. Guy WILKS 3 04:31.300 4
4. Davy JEANNEY 4 04:32.122 3
5. Andrew JORDAN 5 04:32.589 2
6. Manfred STOHL 6 04:51.770 1

 

 

Final

foto: FIA WRX
foto: FIA WRX

Nesta final marcaram presença Petter Solberg e Mattias Ekstrom pilotos que saiam da primeira linha da grelha, Andreas Bakkerud e Johan Kristoffersson na segunda linha e Guy Wilks e Reinis Nitiss na última linha da grelha de partida.

Arranque forte por parte de Solberg e Ekstrom com os dois pilotos a chegarem juntos à primeira curva. No final da recta da meta, Ekstrom decidiu fazer a sua Joker Lap deixando Solberg na frente. Os pilotos lutavam em pista pela melhor posição quando Guy Wilks teve um problema numa das suas rodas do Mini o que impediu o piloto britânico que vinha a realizar um excelente fim-de-semana de lutar por uma boa posição no final da corrida.

Com uma luta a 5 e com apenas três voltas para o final chegava a altura de todas as decisões. Solberg deixou para a última volta a sua Joker Lap, o norueguês tinha atrás de si Mattias Ekstrom que entrou com tudo na primeira curva da última volta da corrida. A vantagem parecia estar do lado do sueco mas no final da Joker Lap, Solberg conseguiu sair a frente e com apenas 4 curvas para o final não deixou escapar a vitória. Petter Solberg garantiu assim a sua segunda vitória este ano. Aqui em Lydden Hill a vitória foi apenas por 3 décimos sobre Mattias Ekstrom e em terceiro lugar e a fechar as contas do pódio ficou Johan Kristoffersson.

 

HEAT: FINAL 

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Petter SOLBERG 1 04:25.064 8
2. Mattias EKSTRÖM 2 04:25.405 5
3. Johan KRISTOFFERSSON 3 04:27.692 4
4. Andreas BAKKERUD 4 04:27.940 3
5. Reinis NITISS 5 04:29.298 2
6. Guy WILKS 6 01:48.353 1

 

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.