Qualificação 1

Na primeira qualificação do fim de semana a Audi confirmou o excelente andamento da ronda de Hockenheim e colocou 4 carros no top5, com Molina a fazer o melhor tempo da sessão. O espanhol estava endiabrado e fez um tempo excelente (1:17:438). Molina ainda esteve perto de melhorar o seu registo mas uma bandeira amarela no 3º sector (saída de pista de Wittmann) quando tinha feito o melhor tempo no 1º e 2º sector, deitou por terra o esforço do piloto Audi. Green foi segundo e parece estar em forma neste inicio de ano, depois de uma vitória na primeira ronda do ano. Mortara foi 3º e Ekstrom 4º fechando o quarteto da Audi. O melhor “não Audi” foi Wehrlein que colocou o seu Mercedes em 5º à frente do campeão Wittmann. António Félix da Costa foi 12º, não mostrando um ritmo condizente com o seu talento. Destaque para o fraco desempenho de Rockenfeller, Spengler e Farfus.
Resultado da qualificação 1:
Pos. | Driver | Nation | Car | Time | Intervall | Laps |
1 | Miguel Molina | (E) | Audi RS5 DTM | 1:17.438 | 11 | |
2 | Jamie Green | (GB) | Audi RS5 DTM | 1:17.559 | 00.121 | 9 |
3 | Edoardo Mortara | (I) | Audi RS5 DTM | 1:17.564 | 00.005 | 10 |
4 | Mattias Ekström | (S) | Audi RS5 DTM | 1:17.607 | 00.043 | 10 |
5 | Pascal Wehrlein | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:17.621 | 00.014 | 9 |
6 | Marco Wittmann | (D) | BMW M4 DTM | 1:17.635 | 00.014 | 12 |
7 | Robert Wickens | (CA) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:17.648 | 00.013 | 8 |
8 | Maxime Martin | (BE) | BMW M4 DTM | 1:17.729 | 00.081 | 11 |
9 | Tom Blomqvist | (GB) | BMW M4 DTM | 1:17.890 | 00.161 | 9 |
10 | Paul Di Resta | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:17.902 | 00.012 | 8 |
11 | Timo Scheider | (D) | Audi RS5 DTM | 1:17.935 | 00.033 | 9 |
12 | António Félix da Costa | (PT) | BMW M4 DTM | 1:17.956 | 00.021 | 9 |
13 | Daniel Juncadella | (E) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:17.964 | 00.008 | 8 |
14 | Mike Rockenfeller | (D) | Audi RS5 DTM | 1:17.981 | 00.017 | 11 |
15 | Bruno Spengler | (CA) | BMW M4 DTM | 1:18.014 | 00.033 | 9 |
16 | Nico Müller | (CH) | Audi RS5 DTM | 1:18.030 | 00.016 | 10 |
17 | Martin Tomczyk | (D) | BMW M4 DTM | 1:18.078 | 00.048 | 9 |
18 | Timo Glock | (D) | BMW M4 DTM | 1:18.115 | 00.037 | 9 |
19 | Augusto Farfus | (BR) | BMW M4 DTM | 1:18.132 | 00.017 | 9 |
20 | Christian Vietoris | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.220 | 00.088 | 9 |
21 | Lucas Auer | (AT) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.260 | 00.040 | 10 |
22 | Maximilian Götz | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.321 | 00.061 | 9 |
23 | Gary Paffett | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.457 | 00.136 | 10 |
– | Adrien Tambay | (FRA) | Playboy Audi RS 5 DTM | 00.000 | 1 |
Corrida 1 – 1,2,3 para a Audi

Foi uma corrida completamente dominada pela Audi com Jamie Green a ser o grande vencedor. Molina saiu da pole e manteve-se no primeiro lugar até à volta 25, quando Green, que teve problemas no seu DRS mas mesmo assim conseguiu manter-se perto de Molina, finalizou o seu ataque ao espanhol e o passou. Molina desceu para 4º, sendo também ultrapassado por Mortara e Ekstrom. Problemas nos pneus e no DRS prejudicaram a fase final da corrida de Molina. Pascal Wehrlein foi o melhor “não Audi” capitalizando o seu 5º lugar conquistado na qualificação, embora tivesse de recuperar esse lugar, passando Wickens e Martin. Preocupante é a forma da BMW. Apenas Maxime Martin conseguiu um lugar no top10 (ainda rodou em 5º e tentou o ataque a Molina, mas foi apanhado por Wehrlein e Wickens), enquanto a Audi colocou 6 pilotos entre os 10 melhores e a Mercedes 3. Está a ser um início de ano fraco por parte da equipa bávara. Wittmann, com um problema na roda dianteira esquerda, apenas ficou em 13º, atrás de Tomczyk e Spengler. António Félix da Costa terminou a prova em 19º e mostrou-se bastante frustrado pelo resultado da equipa.

A Audi mostra que está muito forte neste inicio de ano. Basta ver que na geral do campeonato estão 3 pilotos Audi ( Green, Mortara e Ekstrom) e que o melhor BMW aparece apenas em 5º (Rockenfeller) atrás de Wehrlein. Há claramente uma evolução por parte dos Mercedes, mas este retrocesso da BMW é difícil de entender. Nenhum dos pilotos de top ainda mostrou o andamento que deveria ter mostrado e nas corridas não têm tido argumentos para fazer frente aos Audi. Ou melhoram depressa ou este campeonato pode ficar decidido em breve, com a Audi a aproveitar.
Resultado da corrida 1:
Pos. | Driver | Nation | Car | Time | Intervall | Laps |
1 | Jamie Green | (GB) | Audi RS5 DTM | 42:15.135 | 32 | |
2 | Edoardo Mortara | (I) | Audi RS5 DTM | 42:19.396 | 4.261 | 32 |
3 | Mattias Ekström | (S) | Audi RS5 DTM | 42:20.355 | 00.959 | 32 |
4 | Miguel Molina | (E) | Audi RS5 DTM | 42:22.104 | 1.749 | 32 |
5 | Pascal Wehrlein | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:23.257 | 1.153 | 32 |
6 | Robert Wickens | (CA) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:25.792 | 2.535 | 32 |
7 | Maxime Martin | (BE) | BMW M4 DTM | 42:28.149 | 2.357 | 32 |
8 | Timo Scheider | (D) | Audi RS5 DTM | 42:28.496 | 00.347 | 32 |
9 | Mike Rockenfeller | (D) | Audi RS5 DTM | 42:31.854 | 3.358 | 32 |
10 | Daniel Juncadella | (E) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:34.754 | 2.900 | 32 |
11 | Bruno Spengler | (CA) | BMW M4 DTM | 42:37.526 | 2.772 | 32 |
12 | Martin Tomczyk | (D) | BMW M4 DTM | 42:42.166 | 4.640 | 32 |
13 | Marco Wittmann | (D) | BMW M4 DTM | 42:43.499 | 1.333 | 32 |
14 | Paul Di Resta | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:43.657 | 00.158 | 32 |
15 | Maximilian Götz | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:44.161 | 00.504 | 32 |
16 | Adrien Tambay | (F) | Audi RS5 DTM | 42:44.574 | 00.413 | 32 |
17 | Christian Vietoris | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:50.615 | 6.041 | 32 |
18 | Timo Glock | (D) | BMW M4 DTM | 42:51.505 | 00.890 | 32 |
19 | António Félix da Costa | (PT) | BMW M4 DTM | 42:52.672 | 1.167 | 32 |
20 | Nico Müller | (CH) | Audi RS5 DTM | 42:57.432 | 4.760 | 32 |
21 | Lucas Auer | (AT) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 42:57.615 | 00.183 | 32 |
22 | Tom Blomqvist | (GB) | BMW M4 DTM | 43:00.222 | 2.607 | 32 |
23 | Gary Paffett | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 43:04.938 | 4.716 | 32 |
– | Augusto Farfus | (BR) | BMW M4 DTM | 0 |
Amanhã mais um dia de competição com a qualificação a estar marcada para as 11: 30 e a corrida para as 14h. Veremos se a Audi mantém o ritmo ou se a Mercedes ou até mesmo a BMW conseguem ter uma palavra a dizer.
Qualificação 1
Corrida 1: Assim que estiver disponível
Fábio Mendes