Depois de um 1º dia de corridas bem animado, 2º dia de provas no DTM trouxe mais do mesmo. Corrida interessante de seguir, boas lutas e uma Audi fortíssima sem concorrência à altura.
Qualificação 2:

Mais uma vez foi Jamie Green a ser o mais rápido em pista. O britânico esteve em grande forma neste fim de semana, conquistando a pole para a corrida de hoje. Em segundo ficava Ekstrom que conquistou o seu lugar já perto do final da sessão, tal como Scheider que passou bastante discreto até às ultimas voltas onde conseguiu um bom resultado. Molina fez o 4º lugar e a fechar o top 5 o melhor BMW, de Maxime Martin, que serviu um pouco como o “salvador da pátria” para a equipa bávara. O melhor Mercedes aparecia apenas na 10ª posição, conquistada por Juncadella. Félix da Costa voltou a não ter um desempenho brilhante fazendo apenas o 18º tempo.
Resultado da Qualificação
1 | Jamie Green | (GB) | Audi RS5 DTM | 1:17.386 | 7 | |
2 | Mattias Ekström | (S) | Audi RS5 DTM | 1:17.906 | 00.520 | 10 |
3 | Timo Scheider | (D) | Audi RS5 DTM | 1:17.931 | 00.025 | 11 |
4 | Miguel Molina | (E) | Audi RS5 DTM | 1:17.940 | 00.009 | 11 |
5 | Maxime Martin | (BE) | BMW M4 DTM | 1:17.954 | 00.014 | 11 |
6 | Edoardo Mortara | (I) | Audi RS5 DTM | 1:18.024 | 00.070 | 10 |
7 | Augusto Farfus | (BR) | BMW M4 DTM | 1:18.042 | 00.018 | 10 |
8 | Nico Müller | (CH) | Audi RS5 DTM | 1:18.049 | 00.007 | 11 |
9 | Mike Rockenfeller | (D) | Audi RS5 DTM | 1:18.053 | 00.004 | 12 |
10 | Daniel Juncadella | (E) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.056 | 00.003 | 10 |
11 | Gary Paffett | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.068 | 00.012 | 10 |
12 | Tom Blomqvist | (GB) | BMW M4 DTM | 1:18.088 | 00.020 | 9 |
13 | Bruno Spengler | (CA) | BMW M4 DTM | 1:18.121 | 00.033 | 12 |
14 | Pascal Wehrlein | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.151 | 00.030 | 9 |
15 | Christian Vietoris | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.205 | 00.054 | 8 |
16 | Robert Wickens | (CA) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.216 | 00.011 | 8 |
17 | Marco Wittmann | (D) | BMW M4 DTM | 1:18.241 | 00.025 | 12 |
18 | António Félix da Costa | (PT) | BMW M4 DTM | 1:18.256 | 00.015 | 11 |
19 | Lucas Auer | (AT) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.276 | 00.020 | 12 |
20 | Adrien Tambay | (F) | Audi RS5 DTM | 1:18.334 | 00.058 | 10 |
21 | Timo Glock | (D) | BMW M4 DTM | 1:18.346 | 00.012 | 11 |
22 | Paul Di Resta | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:18.449 | 00.103 | 8 |
23 | Martin Tomczyk | (D) | BMW M4 DTM | 1:18.484 | 00.035 | 9 |
– | Maximilian Götz | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 2 |
Corrida 2:

Na largada, Green perdeu o lugar para Ekstrom, que saiu melhor e conseguiu ficar na frente na primeira curva, sempre complicada neste circuito. Esta luta animou a corrida nas primeiras voltas, pois Green não estava disposto em deixar escapar o sueco e atacou o piloto Audi, conseguindo ultrapassa-lo. Ekstrom respondeu e na curva seguinte e devolveu a ultrapassagem a Green, mas o britânico tratou de finalizar esta questão uma volta depois, passando Ekstrom e ganhando uma vantagem significativa.
Atrás desta dupla seguiam os Audi de Scheider, Molina e Mortara sem serem ameaçados por mais ninguém. Apenas Martin e Juncadella conseguiram acompanhar à distância o ritmo da delegação Audi na frente da corrida.
No entanto a 10 minutos do fim, uma saída de pista de Auer obrigou a entrada do Safety Car e ao reagrupar do pelotão, para as ultimas 5 voltas. Mas na frente pouco mudou, com Green a segurar a liderança. Apenas Vietoris conseguiu ganhar algumas posições e passar por Martin e Spengler atirou com Tambay para fora de pista com um toque na traseira do francês.
Félix da Costa acabou em 15º a 0.009 seg de Wehrlein, com quem teve uma luta intensa durante grande parte da corrida. Os dois jovens envolveram-se em vários toques e um deles até motivou a saída de pista do alemão (sem culpas para Félix da Costa). Numa luta não por pontos mas sim pela dignidade, os dois pilotos acabaram lado a lado mas foi o alemão a levar a melhor.
Classificação final:
1 | Jamie Green | (GB) | Audi RS5 DTM | 1:02:33.014 | 46 | |
2 | Mattias Ekström | (S) | Audi RS5 DTM | 1:02:35.158 | 2.144 | 46 |
3 | Miguel Molina | (E) | Audi RS5 DTM | 1:02:38.052 | 2.894 | 46 |
4 | Timo Scheider | (D) | Audi RS5 DTM | 1:02:38.692 | +00.640 | 46 |
5 | Edoardo Mortara | (I) | Audi RS5 DTM | 1:02:40.722 | 2.030 | 46 |
6 | Daniel Juncadella | (E) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:42.179 | 1.457 | 46 |
7 | Christian Vietoris | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:42.920 | +00.741 | 46 |
8 | Maxime Martin | (BE) | BMW M4 DTM | 1:02:43.803 | +00.883 | 46 |
9 | Nico Müller | (CH) | Audi RS5 DTM | 1:02:44.201 | +00.398 | 46 |
10 | Bruno Spengler | (CA) | BMW M4 DTM | 1:02:44.453 | +00.252 | 46 |
11 | Mike Rockenfeller | (D) | Audi RS5 DTM | 1:02:45.069 | +00.616 | 46 |
12 | Martin Tomczyk | (D) | BMW M4 DTM | 1:02:45.281 | +00.212 | 46 |
13 | Timo Glock | (D) | BMW M4 DTM | 1:02:45.878 | +00.597 | 46 |
14 | Pascal Wehrlein | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:47.755 | 1.877 | 46 |
15 | António Félix da Costa | (PT) | BMW M4 DTM | 1:02:47.764 | +00.009 | 46 |
16 | Paul Di Resta | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:48.951 | 1.187 | 46 |
17 | Maximilian Götz | (D) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:49.484 | +00.533 | 46 |
18 | Marco Wittmann | (D) | BMW M4 DTM | 1:02:52.917 | 3.433 | 46 |
19 | Robert Wickens | (CA) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 1:02:54.339 | 1.422 | 46 |
– | Adrien Tambay | (F) | Audi RS5 DTM | 57:46.167 | 4L | 42 |
– | Lucas Auer | (AT) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 48:39.752 | 6L | 36 |
– | Gary Paffett | (GB) | Mercedes-AMG C 63 DTM | 0 | ||
– | Tom Blomqvist | (GB) | BMW M4 DTM | 0 | ||
– | Augusto Farfus | (BR) | BMW M4 DTM | 0 |

Foi um fim de semana arrasador para a Audi. Se na primeira corrida fizeram um “póquer” com as 4 primeiras posições a terem carros da Audi, na segunda corrida conseguiram ainda melhor e colocaram 5 carros no top 5 e e 6 carros no top 10. Estão claramente melhores e mesmo com o handicap do peso acrescentado neste fim de semana, foram mais rápidos tanto em qualificação como em corrida. Green está em grande forma. Segue líder do campeonato e parece ter encontrado o clique que faltava para brilhar. Ekstrom está também muito bem e não perdeu o andamento do final de 2014, onde o apontávamos como um dos candidatos ao titulo deste ano. Mortara segue na toada da regularidade e mantem-se em luta pelo titulo também. O favorito Rockenfeller é que parece estar longe do que pode fazer. No entanto o futuro a curto prazo parece risonho para as cores da Audi.

Para a BMW foi um desastre. Apenas Maxime Martin conseguiu ser minimamente competitivo. Wittamnn teve um fim de semana para esquecer com muitos azares, Spengler é uma sombra de si próprio, Farfus foi outra vez obrigado a desistir e Félix da Costa demora em mostrar a sua valia. A BMW tem de repensar tudo. Há pouco que podem fazer, dadas as restrições no regulamento, mas terão de rever o carro e melhorar onde podem (aerodinâmica e suspensão) pois a diferença de andamento para a Audi é gritante. A BMW está ao nível de uma Mercedes e isso é grave para a casa do actual campeão do DTM. Terão 4 semanas para sentar e encontrar soluções. Um fim de semana para nunca mais repetir.
A Mercedes evoluiu é certo, mas ainda não é suficiente. Não mostrou ainda passos seguros rumo a melhores resultados. Wehrlein continua a dar nas vistas e eu gosto do rapaz. Tem muito talento e desde 2013 que o dizemos. Di Resta passou ao lado deste fim de semana, tal como Paffett, Vietoris mostrou algum serviço hoje. Já os rookies desiludiram. Gotz tem experiencia mas não se está a adaptar bem ao campeonato e Auer levanta grandes pontos de interrogação. Ainda é cedo para o avaliar mas pela amostra não convence. Tal como a BMW, há muito trabalho para apanhar os Audi.
Próxima paragem Norisring de 26 a 28 de Junho.
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “DTM – Lausitzring Dia 2: Green volta a vencer e Audi arrasa.”