NASCAR Sprint Cup Series – Axalta “We Paint Winners” 400

foto: Twitter NASCAR from B/R
foto: Twitter NASCAR from B/R

O famoso triângulo de Pocono recebeu a 14ª corrida da temporada, e marca o início da segunda metade da fase regular da Cup Series. Esta é uma oval muito sui generis, porque é um autêntico triângulo, com pouca inclinação nas curvas, e onde os pilotos são obrigados a passar de caixa em curva.

Kurt Busch (#41) fez a pole, mas no arranque, apesar de estar por dentro, não conseguiu manter-se na frente. Carl Edwards (#19), que partiu em 2º, por fora na curva 1, passou Busch e liderou a corrida.
Martin Truex, Jr. (#78) também passou Busch, mas quem fez o melhor arranque foi Jeff Gordon (#24), que passou de 4º para 2º, seguido pouco depois por Kevin Harvick (#4).

Edwards tentava fugir de Truex, mas este começou a encostar-se ao Toyota. Na volta 14 fez dois ataques, que não deram resultado. Na volta seguinte, na saída da curva 3, meteu por dentro de Edwards e passou para a frente da corrida.
Na curva seguinte, na volta 16, Harvick também passou por Edwards e subiu ao 2º lugar. Truex e Harvick entraram num duelo de marcação cerrada mútua.

As primeiras paragens nas boxes começaram cedo. Brad Keselowski (#2) foi o primeiro, na volta 21.
Na volta 27, Harvick parou nas boxes. Truex parou uma volta mais tarde e acabou por perder a posição em pista. Quando todos os pilotos completaram as suas paragens, Harvick assumiu a liderança.

Nas boxes, Joey Logano (#22), que tinha partido do final do pelotão após mudar um componente na transmissão, foi penalizado por excesso de velocidade, e ficou com uma volta de atraso.
Também Matt Kenseth (#20) foi penalizado nas boxes pelo mesmo motivo.
Pior sorte teve Paul Menard (#27), que acumulou duas penalizações por excesso de velocidade. Pouco tempo depois furou um pneu e perdeu duas voltas.

Harvick ganhou uma vantagem enorme para a concorrência. Truex estava já a mais de seis segundos, e Jeff Gordon, em 3º, a mais de 15 segundos.
Para juntar o pelotão, a NASCAR fez sair a primeira bandeira amarela na volta 49.

foto: Jamie McMurray
foto: Jamie McMurray

Nas boxes, Truex, Kasey Kahne (#5) e Ryan Newman (#31) decidiram trocar apenas dois pneus. Truex ficou na frente de Kahne, com Newman a subir ao 4º lugar com esta estratégia.
Truex liderou no recomeço. Jeff Gordon, com pouca pressão de ar nos pneus, caiu de 6º para 13º, ao cometer um erro na curva 1, mas rapidamente começou a recuperar posições.
Joey Logano, que tinha recebido um segundo “free pass”, conseguiu voltar à volta do líder. Após o recomeço fez a sua paragem e conseguiu manter-se nessa posição.

Harvick tinha sido passado por Newman para o 4º lugar, mas assim que voltou a entrar no seu ritmo normal, passou Newman e Kahne para subir ao 2º lugar.
Harvick tinha reduzido a diferença para Truex para menos de um segundo quando Ricky Stenhouse, Jr. (#17), na curva 2, a seguir Casey Mears (#13), e com aparentes problemas de travões, perdeu o controlo do seu Ford e bateu no muro, trazendo a segunda situação de bandeiras amarelas na volta 69.

Desta vez, nem todos os pilotos decidiram parar, e dos que pararam, uns trocaram dois pneus, como Kurt Busch, Kyle Larson e Jeff Gordon, e outros trocaram quatro, como Martin Truex, Jr.
Kevin Harvick não parou e voltou à frente da corrida, agora seguido por Jimmie Johnson (#48), que também não parou.
Harvick manteve-se na frente na bandeira verde. Dale Earnhardt, Jr. (#88) estava a fazer uma recuperação interessante do 20º lugar e passava agora Johnson para subir a 2º.

Tal como tinha acontecido antes da segunda bandeira amarela, Harvick voltou a fugir do pelotão e construiu uma vantagem interessante para Earnhardt, Jr. em 2º.

Na volta 87, Jimmie Johnson, a rodar em 3º, sofre um furo. Felizmente, na sua perspetiva, a bandeira amarela saiu. Os estragos no seu carro foram mínimos.

foto: Ryan Newman
foto: Ryan Newman

Quase todos os pilotos decidiram parar nesta bandeira amarela. Kevin Harvick trocou quatro pneus e caiu para 12º, isto porque, à sua frente, estavam pilotos que tinham trocado dois pneus, e que não tinham parado.
Assim, Martin Truex, Jr. foi o primeiro a sair das boxes, seguido por Kyle Busch (#18), Brad Keselowski e Kasey Kahne.

Brad Keselowski passou sem intenção sobre uma mangueira da equipa de Martin Truex e atirou com dois mecânicos ao chão. Ninguém foi penalizado, e os mecânicos ficaram bem, mas como a mangueira foi arrancada, destruiu algumas ferramentas da equipa.

Cinco pilotos não pararam nas boxes. Eram eles Austin Dillon (#3), Kyle Larson (#42), Jeff Gordon, Tony Stewart (#14) e Sam Hornish, Jr. (#9).

Na volta 94 sai uma vez mais a bandeira verde. Gordon ultrapassou Dillon e Larson e passou logo para o comando, mas não por muito tempo, porque Alex Bowman (#7) fez um pião na curva 3 e trouxe a bandeira amarela.
Os pilotos que não tinham parado agora sentiram que era melhor parar, exceto Tony Stewart, que decidiu arriscar ainda mais e não parou.

Recomeço na volta 97. Truex, Jr. liderou no recomeço. Tony Stewart teve algumas dificuldades com pneus mais desgastados, e ele acabou por parar pouco depois em bandeira verde. Keselowski subia ao 2º lugar e Earnhardt, Jr. era agora 3º.
A partir do 6º classificado era muita confusão, com vários pilotos a fazerem três e quatro lado-a-lado.

Na volta 102, Harvick estava de volta ao ataque. Primeiro não hesitou a passar Dale Earnhardt, Jr. para subir ao 3º lugar. Na volta seguinte, Keselowski cometeu um erro num ressalto e perdeu o 2º lugar para o campeão em título.
Harvick estava agora a quase quatro segundos de Truex, Jr. que tinha feito um recomeço impressionante.

Harvick reduzia a diferença para Truex, mas a certa altura era de forma muito ténue.
Na volta 121, quando já se pensava em fazer a última paragem da corrida, Sam Hornish, Jr. saiu disparado ao muro na curva 1 e trouxe a bandeira amarela.

foto: Landon Cassill
foto: Landon Cassill

Os líderes pararam nas boxes. Truex manteve-se na dianteira. Kurt Busch fez uma boa paragem e aproveitou bem o facto de estar na box mais perto da saída para subir ao 2º lugar. Keselowski subia ao 3º lugar e Harvick caia para 4º.

Com as paragens a serem feitas a serem feitas a 37 voltas do fim, isto queria dizer que todos os pilotos teriam que fazer muita poupança de combustível se não houvessem mais bandeiras amarelas até ao fim.

Bandeira verde na volta 125. Truex nem pestanejou e manteve a liderança na linha superior.
Dale Earnhardt, Jr., do 6º lugar, fez um mau arranque e caiu para 12º após um toque com outro carro.
Na frente, Harvick passava por Kurt Busch e voltava ao 2º lugar.

Brett Moffitt (#34) saiu largo na curva 1. Brad Keselowski vinha logo atrás, cometeu o mesmo erro, tocou em Moffitt e este fez um pião. Bandeira amarela a 32 voltas do fim.
Os pilotos mais atrasados decidiram parar e acabaram com os problemas de combustível, casos de Dale Earnhardt, Jr. e Brad Keselowski, que aproveitaram para verificarem os seus carros. Também Carl Edwards e Jeff Gordon decidiram parar.

A corrida recomeçou a 27 voltas do fim. Truex bateu Harvick na curva 1. Kyle Busch, em 3º, tinha já a pressão de… Joey Logano, que tinha feito uma recuperação espetacular, mas de forma discreta.

Na saída da curva 3, Logano e Jimmie Johnson tocaram no muro, mas sem danos. Um pouco atrás, Danica Patrick (#10) acabou uma boa corrida quando fez o mesmo que fizeram Johnson e Logano: bateu no muro na curva 3. Ela furou um pneu, e na curva 1 fez um pião, e ficou com muitos estragos. Bandeira amarela a 26 voltas do fim.
Esta bandeira amarela voltou a ajudar os pilotos que estavam a poupar combustível.

Recomeço a 21 voltas do fim. Truex continuava a liderar, e Logano aproveitou para passar Harvick e chegar ao 2º lugar.
Mais uma vez, o período de bandeira verde durou pouco. Na volta seguinte, na curva 1, A. J. Allmendinger (#47) estava por dentro, tocou em Ryan Newman que estava por fora, mais rápido, e atirou-o contra o muro. Newman abandonou e ficou classificado em 39º. Bandeira amarela.

A bandeira verde foi mostrada quando faltavam 17 voltas para o final. Uma vez mais, Truex foi implacável no recomeço. Johnson passou Logano por fora e subiu ao 2º lugar. Harvick foi bloqueado por Logano e caiu para 5º, subindo rapidamente ao 4º lugar, em troca com Jamie McMurray (#1), que aparecia muito bem na segunda parte de corrida.
Harvick também não demorou a passar Logano para chegar a 3º. A 13 voltas do fim, Harvick também deixava Johnson para trás, e agora era uma corrida contra o tempo para recuperar quase três segundos de desvantagem para Truex, Jr.

foto: Nascar
foto: Nascar

Harvick deu o seu melhor e reduziu a diferença para menos de dois segundos, mas o seu esforço foi insuficiente. Martin Truex, Jr. acabou com um jejum de quase dois anos, e de 69 corridas sem ganhar na Cup Series. Esta é a sua terceira vitória na carreira e, finalmente, entra à condição, de forma mais que merecida, na Chase Grid.

Kevin Harvick assina o seu oitavo 2º lugar este ano, com Jimmie Johnson a terminar em 3º, deixando Joey Logano no 4º lugar, após um começo tremido de corrida, que conseguiu manter Kurt Busch atrás de si na última volta.

Matt Kenseth (#20) foi um consistente 6º classificado, Jamie McMurray foi também consistente e terminou em 7º, Kyle Larson assina um bom resultado, com o 8º lugar, Kyle Busch foi 9º e Denny Hamlin (#11) foi 10º.

Quanto aos outros nomes sonantes, Dale Earnhardt, Jr. foi 11º, Kasey Kahne, numa pista onde já venceu duas vezes, foi 13º, logo à frente de Jeff Gordon, que aqui venceu seis vezes.

Carl Edwards ficará desapontado com o 15º lugar após começar bem a corrida, Brad Keselowski lutou com o seu carro na segunda metade da corrida, incapaz de lutar taco a taco em retas, e foi 17º.

A próxima corrida será na oval do Michigan.

 

Classificação Final:

1 78 Martin Truex Jr 3 160 97
0
Running 48 5
2 4 Kevin Harvick 5 160 39
0
Running 43 1
3 48 Jimmie Johnson 9 160 0
0
Running 41 0
4 22 Joey Logano 11 160 0
0
Running 40 0
5 41 Kurt Busch 1 160 0
3 Position Up
Running 39 0
6 20 Matt Kenseth 19 160 0
2 Position Up
Running 38 0
7 1 Jamie McMurray 14 160 0
0
Running 37 0
8 42 Kyle Larson 15 160 0
1 Position Up
Running 36 0
9 18 Kyle Busch 10 160 0
1 Position Up
Running 35 0
10 11 Denny Hamlin 8 160 0
1 Position Up
Running 34 0
11 88 Dale Earnhardt Jr 20 160 0
0
Running 33 0
12 16 Greg Biffle 27 160 0
1 Position Up
Running 32 0
13 5 Kasey Kahne 12 160 2
0
Running 32 1
14 24 Jeff Gordon 4 160 1
-1 Position Down
Running 31 1
15 19 Carl Edwards 2 160 16
0
Running 30 1
16 13 Casey Mears 18 160 0
1 Position Up
Running 28 0
17 2 Brad Keselowski 7 160 0
0
Running 27 0
18 33 Ty Dillon 29 160 0
4 Position Up
Running 0 0
19 3 Austin Dillon 6 160 5
0
Running 26 1
20 51 Justin Allgaier 30 160 0
1 Position Up
Running 24 0
21 14 Tony Stewart 28 160 0
1 Position Up
Running 23 0
22 15 Clint Bowyer 23 160 0
0
Running 22 0
23 55 David Ragan 21 160 0
0
Running 21 0
24 6 Trevor Bayne 33 160 0
1 Position Up
Running 20 0
25 40 Landon Cassill 32 160 0
-1 Position Down
Running 0 0
26 7 Alex Bowman 34 160 0
0
Running 18 0
27 38 David Gilliland 35 160 0
1 Position Up
Running 17 0
28 35 Cole Whitt 39 160 0
-2 Position Down
Running 16 0
29 98 Josh Wise 38 159 0
1 Position Up
Running 15 0
30 34 Brett Moffitt 36 158 0
0
Running 14 0
31 27 Paul Menard 16 158 0
1 Position Up
Running 13 0
32 83 Matt DiBenedetto 41 158 0
-1 Position Down
Running 12 0
33 26 Jeb Burton 40 158 0
0
Running 11 0
34 46 Michael Annett 31 158 0
0
Running 10 0
35 32 Travis Kvapil 42 157 0
3 Position Up
Running 0 0
36 23 J.J. Yeley 37 155 0
0
Running 0 0
37 10 Danica Patrick 22 153 0
-2 Position Down
Running 7 0
38 47 AJ Allmendinger 26 143 0
-1 Position Down
Radiator 6 0
39 31 Ryan Newman 13 141 0
-2 Position Down
Accident 5 0
40 62 Brendan Gaughan 43 129 0
0
Electrical 0 0
41 9 Sam Hornish Jr 24 120 0
-1 Position Down
Accident 3 0
42 17 Ricky Stenhouse Jr 17 105 0
-1 Position Down
Running 2 0
43 43 Aric Almirola 25 88 0
-4 Position Down
Engine 1 0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.