24h Le Mans: Grand Touring Endurance Amateur – Resumo da prova

A luta foi muito mexida nos GT Amadores. Pedro Lamy, com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda no Aston Martin Vantage V8 GTE (#98) foi o primeiro líder, mas nunca teve descanso. Na segunda hora foi a vez do Ferrari 458 Italia GT2 (#72) de Viktor Shaitar/Aleksey Basov/Andrea Bertolini passar pelo comando.
Após um Safety Car, o Aston Martin #98 caiu para 9º, mas recuperou muito depressa para chegar às primeiras posições.

foto: © Nick Dungan - AdrenalMedia.com
foto: © Nick Dungan – AdrenalMedia.com

Na terceira hora, o Dodge Viper SRT GTS-R (#53) de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating/Marc Miller chegou ao comando da corrida. Na hora seguinte, o Porsche 911 (991) RSR (#88), que tinha chegado ao 2º lugar, teve um incêndio semelhante ao do Porsche #92 na classe LMGTE Pro e abandonou a corrida.
Nesta hora, o Aston Martin #98 recuperava o comando da corrida, e passou a trocar a liderança com o Ferrari #72 na hora seguinte, mas a partir daqui, sobretudo graças à condução de Pedro Lamy (ainda que tivesse varicela), o Aston Martin construiu uma liderança de mais de um minuto.
Entretanto, o Dodge #53 perdeu meia hora nas boxes, com a equipa a fazer reparações no carro após um incidente de corrida.

Rui Águas, que tinha chegado a andar no 2º lugar, rodava no 4º lugar com o Ferrari 458 Italia GT2 (#83) que dividiu com Emmanuel Collard e François Perrodo, mas o português sofreu uma falha na suspensão na 11ª hora e perdeu cinco voltas para os líderes.

wec-bahrain-review-15Durante a noite o Aston Martin #98 e o Ferrari #72 trocaram a liderança, mas ao amanhecer o carro britânico conseguiu consolidar essa posição.
Viktor Shaitar estava ao ataque no Ferrari e isso levou-o a cometer um erro em Indianapolis, ao sair de pista e a bater ligeiramente no muro, acabando por atrasar o Ferrari, que agora ficava a uma volta do Aston Martin.
Promovido ao 3º lugar era o Ferrari 458 Italia GT2 (#62) de Bill Sweedler/Townsend Bell/Jeff Segal, que não ficou por lá durante muito tempo, uma vez que o Porsche 911 (991) RSR (#77) de Marco Seefried/Patrick Long/Patrick Dempsey dava luta e trocava o 3º lugar com o Ferrari, que fez um pião em Mulsanne, recuperou mas depois sofreu um stop/go de 15 segundos por exceder a velocidade limite nas boxes.

Quando a vitória parecia assegurada para o Aston Martin, a 45 minutos do fim, Paul Dalla Lana perde o controlo do carro na chicane Ford e bate com violência no muro, acabando ali uma excelente corrida do carro #98. Azar para Pedro Lamy.

A vitória ficou nas mãos do Ferrari #72 de Viktor Shaitar/Aleksey Basov/Andrea Bertolini, com o 20º lugar na geral.
Em 2º ficou o Porsche #77 de Patrick Dempsey/Patrick Long/Marco Seefried, e no 3º lugar o Ferrari #62 de Townsend Bell/Jeff Segal/Bill Sweedler.

Rui Águas, com François Perrodo e Emmanuel Collard, subiram ainda ao 4º lugar na classe no Ferrari #83, 26º na geral.

Classificação GTE Am:

image-0001 (7)

Jorge Covas

Um pensamento sobre “24h Le Mans: Grand Touring Endurance Amateur – Resumo da prova

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.