Verizon IndyCar Series – Honda Indy Toronto

foto in: crash.net
foto in: crash.net

Mais uma jornada da IndyCar Series, na única pista fora dos Estados Unidos da América, em Toronto, no Canadá.

Will Power (#1) voltou a fazer mais uma pole com o seu Dallara Chevrolet. Na partida, a pista ainda estava molhada da chuva que tinha caído momentos antes. Todos os pilotos tinham pneus de chuva.

Power partiu bem, na frente de Simon Pagenaud (#22), Juan Pablo Montoya (#2), Scott Dixon (#9), Sébastien Bourdais (#11) e um surpreendente Luca Filippi (#20).

Enquanto que Power ganhava vantagem a Pagenaud e este também ganhava vantagem ao pelotão, Dixon atacava Montoya, e na travagem para a curva 3 conseguiu passar o colombiano, na volta 8.
Na volta 9, Marco Andretti (#27), fora dos 15 primeiros, é o primeiro a arriscar nos pneus slick (macios). Por momentos ele quase era dobrado por Power, mas assim que começou a ganhar tempo, as outras equipas reagiram e colocaram slicks.
Power e Pagenaud, ainda em 1º e 2º, respetivamente, apenas fizeram essa troca na volta 13.

Hélio Castroneves (#3) tentava recuperar posições e atacou na curva 1 Takuma Sato (#14) para o 6º lugar, mas acabou por fazer um pião e caiu para 8º.
Entretanto, Bourdais tinha passado por Dixon e subia ao 3º lugar.

foto in: indycar.com
foto in: indycar.com

Com pneus slick, Pagenaud tinha mais andamento e aproximava-se perigosamente de Power, mas o campeão em título mantinha-se na frente, apesar das várias tentativas de ataque do francês, sempre na curva 3.
Castroneves estava a “deslizar” na ordem de passagem. Desta vez atacou Montoya na curva 3 mas saiu em frente e perdeu posição para Graham Rahal (#15), Tony Kanaan (#10) e Josef Newgarden (#67), caindo para 11º.

Na volta 28, James Jakes (#7) troca do pneu macio para o pneu duro. Sem temperatura aceitável nos pneus saiu em frente na curva 5 e bateu na barreira, embora tenha prosseguido.
Estava assim dada a primeira bandeira amarela, na volta 29.

Muitos pilotos pararam nas boxes e quase todos colocaram pneus macios. Power foi o mais rápido e foi o primeiro a sair das boxes.
Quando voltou à pista estava no 5º lugar, atrás de Castroneves, que era agora o líder, Josef Newgarden era segundo (este optou pelos pneus duros anteriormente para fazer um turno mais longo), Carlos Muñoz (#26) (o colombiano parou na altura exata, quando a bandeira amarela tinha sido mostrada) e Rodolfo González (#18). Estes quatro não tinham parado.

A corrida recomeçou na volta 34. Castroneves liderou com facilidade e fugiu do pelotão. Muñoz atacava Newgarden, tentando explorar o facto de este ter pneus duros, mas sem sucesso.
Power precisou de duas voltas para passar González para o 4º lugar, e Pagenaud teve que esperar até à volta 40 para subir ao 5º lugar.

foto in: nextgenindy.com
foto in: nextgenindy.com

Stefano Coletti (#4) tocou em Charlie Kimball (#83), furando-lhe um pneu. Os detritos vindos da sua asa dianteira obrigaram a nova bandeira amarela na volta 41.
A liderança de Castroneves era assim reduzida a nada. A estratégia do brasileiro falhou e teve que parar nas boxes, caindo para 18º.

No recomeço, na volta 45, Newgarden liderou a corrida, seguido de Muñoz, Power, Pagenaud e Bourdais.
Pagenaud arriscou a passar Power, mas cometeu um erro e, imediatamente, Bourdais passou pelo seu compatriota, tal como Dixon e Filippi. Pagenaud caia para 7º.
Bourdais estava ao ataque e na volta seguinte sobe ao 3º lugar, em troca com Power.

Tony Kanaan tinha algumas dificuldades nesta fase da corrida e estava agora em 13º.
Carlos Muñoz, nesta altura ainda no 2º lugar, começa a ter problemas na caixa de velocidades.

A partir da volta 155, vários pilotos fazem a última paragem da corrida. Dixon e Pagenaud pararam na volta 57 e colocaram pneus duros. O francês iria perder posição para Sato (macios) e Rahal (duros), que tinham parado uma e duas voltas antes, respetivamente.
Na volta 58, Muñoz, Power e Bourdais também param. Quanto ao líder, Newgarden, para na volta 59 e mantém a aposta nos pneus duros.
Montoya procurava parar um pouco mais tarde para ganhar posições e parou na volta 60, colocando pneus duros, mas imediatamente perde a posição para Bourdais, que tinha cedido também um lugar para Will Power.

Luca Filippi liderou duas voltas, parou na volta 60, colocou pneus duros e saiu atrás de Newgarden, no 6º lugar. Quando todos os pilotos acabara de fazer as paragens, Newgarden continuava a ser o líder.
Tony Kanaan parou na volta 63, colocou pneus macios e saiu em 8º, ganhando posições. Castroneves parou três voltas depois e desta vez a sua estratégia resultou ao sair entre Newgarden e Filippi… até que Filippi aproveitou o facto de ter os pneus à temperatura ideal para o passar.

267665Rodolfo González liderou cinco voltas até à volta 71 e estava a atrasar Newgarden, que tinha o seu companheiro de equipa na CFH Racing, Luca Filippi, logo atrás de si, e a atacá-lo na curva 3 na volta 70, mas sem sucesso.
Castroneves acabou por aproveitar para se aproximar dos líderes, tal como Will Power.
Carlos Muñoz acabou por abandonar na volta 70 com problemas na caixa de velocidades, acabando uma boa corrida mais cedo.

Quando González finalmente parou nas boxes, Newgarden aumentou o ritmo e fugiu de Filippi, apesar de haver preocupação de que não chegaria ao fim no combustível.
Filippi afastou-se de Castroneves, que fez o mesmo a Power.

A chuva começou a cair de forma muito ténue nas últimas duas voltas e não causou problemas.
Newgarden venceu pela segunda vez esta temporada. O jovem piloto de Hendersonville no estado do Tennessee está a surpreender pela positiva. Quem diria que ele iria vencer até agora duas corridas este ano!
Luca Filippi conseguiu o 2º lugar, naquele que é melhor resultado de sempre na IndyCar do piloto italiano.
Esta é a primeira dobradinha para a equipa CFH Racing no campeonato.

Hélio Castroneves compensou a má estratégia que teve na primeira metade da corrida e consegue um pódio, deixando Will Power no 4º lugar.

Sébastien Bourdais foi 5º, Tony Kanaan recuperou até ao 6º lugar, Juan Pablo Montoya foi 7º e mantém a liderança do campeonato, Scott Dixou caiu na última fase de paragens nas boxes para 8º, Graham Rahal foi 9º e o melhor dos pilotos Honda (ironicamente, o nome oficial desta corrida era Honda Indy Toronto) e Takuma Sato foi 10º.

Desilusão para Simon Pagenaud que não foi além do 11º lugar, e Ryan Hunter-Reay (#28) fez mais uma corrida apagada, acabando por abandonar na última volta.

A próxima corrida será na oval de Auto Club Speedway, na Flórida. O campeonato regressa aos “States”.

 

Classificação final:

1. Josef Newgarden CFH Racing Chevrolet 1hrs 38mins 59.9460secs after 85 laps
2. Luca Filippi CFH Racing Chevrolet + 1.4485s
3. Helio Castroneves Team Penske Chevrolet + 3.9027s
4. Will Power Team Penske Chevrolet + 4.7766s
5. Sebastien Bourdais KVSH Racing Chevrolet + 6.7215s
6. Tony Kanaan Chip Ganassi Racing Team Chevrolet + 7.816s
7. Juan Pablo Montoya Team Penske Chevrolet + 8.7242s
8. Scott Dixon Chip Ganassi Racing Team Chevrolet + 9.5397s
9. Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Honda + 11.8704s
10. Takuma Sato AJ Foyt Enterprises Honda + 18.9723s
11. Simon Pagenaud Team Penske Chevrolet + 20.6315s
12. Conor Daly Schmidt Peterson Motorsports Honda + 21.9187s
13. Marco Andretti Andretti Autosport Honda + 33.2063s
14. Jack Hawksworth AJ Foyt Enterprises Honda + 44.525s
15. Gabby Chaves BHA with Curb-Agajanian Honda + 46.0971s
16. Sebastian Saavedra Chip Ganassi Racing Team Chevrolet + 46.6248s
17. Tristan Vautier Dale Coyne Racing Honda + 47.0229s
18. Rodolfo Gonzalez Dale Coyne Racing Honda + 51.3658s
19. Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Honda + 1 laps
20. Charlie Kimball Chip Ganassi Racing Team Chevrolet + 1 laps
21. James Jakes Schmidt Peterson Motorsports Honda + 1 laps

 

Nota: agradeço ao Ângelo Freitas (Vroomm) pela sua contribuição que teve para que este resumo fosse possível.

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.