F1 – GP da Áustria: Baralhar e voltar a dar? Parte I

Foi um fim de semana mais animado do que o que se viu no Canadá. Depois de uma corrida francamente morna e sem história do outro lado do atlântico, a prova austríaca, embora não tenha sido um primor, foi entretida de se seguir, com vários pontos positivos e com um desfecho que pode ser crucial para o restante da época. Rosberg chegou-se um pouco mais a Hamilton e pode ter relançado a corrida pelo titulo, a Williams chegou-se mais à Ferrari e pode ter relançado a luta pelo 2º lugar de construtores, a Force India começa a mostrar um andamento melhor e poderá ameaçar a Toro Rosso, a Lotus e até a Red Bull e a McLaren precisa de rever tudo… No fundo os ingredientes para reescrever uma época que parecia já escrita desde inicio. Um baralhar e voltar a dar que pode animar o campeonato.

 

Mercedes: O regresso de Rosberg ao topo

foto: facebook Mercedes
foto: facebook Mercedes

Se no inicio do ano falávamos das fracas prestações de Nico e da sua incapacidade para encontrar um antídoto para a supremacia de Hamilton, hoje temos de falar da prestação avassaladora do alemão na Áustria. A verdade é que o único erro que cometeu no fim de semana custou-lhe uma mais que previsível pole, depois do erro de Hamilton na última tentativa. Mas Rosberg teve um inicio de prova fulgurante e depois de agarrada a liderança nunca mais a largou, usando o truque de Hamilton respondendo sempre que o britânico se aproximava. Lewis ainda lhe facilitou a vida, pisando o traço da saída das boxes e com isso ficando com uma penalização de 5 seg. Mas Hamilton nunca teve andamento este fim de semana para o companheiro de equipa. Este resultado confirma a subida de forma de Rosberg e que o campeonato afinal não está ainda entregue. Hamilton tem armas para segurar o alemão mas a perseverança de Nico poderá tornar-se complicada de gerir. Todos esperamos que seja mesmo esse o caso. É que se a força mental do alemão começar a subir mais, nem a atitude “cool” de Hamilton perante a adversidade o vai livrar de suar e muito para se manter na frente.

 

 

Williams: O velho ainda sabe uns truques

foto: facebook Williams
foto: facebook Williams

A equipa definitivamente dá-se bem com os ares da montanha. Se no ano passado iniciaram a sua recuperação na pista austríaca, este ano voltaram a subir ao pódio. Massa aproveitou da melhor maneira o deslize da Ferrari e não se intimidou quando viu Vettel a surgir no seu espelho nas voltas finais. Não errou e trouxe mais uns valentes pontos para casa, aproximando um pouco mais a Williams da Ferrari. Um excelente fim de semana para o brasileiro, tal como para Bottas, que se não tivesse o azar de ter apanhado bandeiras amarelas na qualificação, poderia ter largado de uma posição melhor e tentado o assalto ao pódio. No entanto um par de excelentes ultrapassagens e um andamento muito forte permitiram que o finlandês minimizasse as perdas. Numa altura que se fala cada vez mais da sua ida para a Scuderia, Bottas mostrou que podem contar com ele e que tem qualidade para isso.

 

 

Ferrari: Já se escolhe o novo companheiro de Vettel?

foto: facebook Ferrari
foto: facebook Ferrari

O alemão teve o pódio ao alcance mas um problema no parafuso da roda traseira direita complicou-lhe a vida. Viu Massa passar por ele nas boxes e nunca mais conseguiu voltar ao 3º, embora tenha feito uma recuperação muito boa. Se tirarmos o azar, Vettel fez mais que o suficiente para merecer o 3º mas nas corridas nem sempre se obtém o que se merece. Cimentando cada vez mais a posição de “patrão da equipa”, Vettel fez esquecer por completo Alonso e compensa pelos erros de Raikkonen. Mais um fim de semana para esquecer. Muito mau na qualificação, tentava limpar um pouco da má imagem na corrida mas perdeu o controlo do seu carro e ficou com vista privilegiada para as entranhas do McLaren de Alonso. O finlandês foi parco em palavras sem explicar o que se passou, como é seu costume, mas as sucessivas falhas começam a complicar a vida para o Iceman, que já disse que se não ficar na Ferrari que sai da F1. Parece que este será mesmo o ultimo ano na F1. Já há dois meses que afirmamos que se ele continua assim o lugar está em risco e Kimi tem piorado a sua situação. Ele consegue bem mais que isto.

 

 

Force India: A Force voltou em força

foto: facebook Force India
foto: facebook Force India

Hulkenberg levou uma injecção de moral em Le Mans e isso viu –se na qualificação, onde fez uma volta excelente com o carro que tinha à disposição. Em corrida manteve o nível e conseguiu um muito bom 6º lugar. Depois de uma fase em que o alemão parecia desligado da F1, eis que Hulk reaparece em grande e mostra o que vale. Pérez não esteve bem na qualificação mas fez também uma corrida excelente e acabou na frente dos Red Bull, com uma excelente recuperação. A versão melhorada do carro deste ano está para chegar na próxima corrida e se for realmente uma melhoria, cuidado com a Force. Os pilotos estão motivados e a equipa parece estar a crescer também. Um fim de semana em grande que abre boas perspectivas para o futuro. Ah já se fala de Hulkenberg para o lugar de Bottas caso este saia para a Ferrari. Afinal ir a LeMans compensou e de que maneira.

 

 

Lotus: Segura Maldondado!

foto: facebook Lotus
foto: facebook Lotus

Pastor parece que foi à manicura e apresentou este fim de semana um “kit de unhas” apreciável. Das duas vezes que se “esticou” e errou conseguiu segurar o carro com mestria, sinal que aquelas mãos quando não são atrapalhadas por paragens cerebrais, sabem o que fazem. Depois de uma seca de pontos, o venezuelano está a ressurgir e a ajudar a equipa como devia ter feito de inicio, embora muito fustigado pelo azar. Azar esse que não larga a equipa que viu Grosjean desistir com problemas de caixa. Podia ter sido um bom fim de semana e a equipa, tal como prevíamos, mostrou um andamento apreciável, numa pista que os favorecia. Pouco a pouco, vão mostrando o que podem fazer. E se tivessem mais dinheiro podia tentar outros voos.

 

Parte II da análise neste link

Fábio Mendes

Advertisement

2 pensamentos sobre “F1 – GP da Áustria: Baralhar e voltar a dar? Parte I

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.