WTCC – França: antevisão da prova

foto: WTCC
foto: WTCC

Uma semana depois da prova eslovaca, o WTCC segue directamente para França, mais propriamente para o traçado de Paul Ricard.

A pista já recebeu provas como a F1 mas  a ida do grande circo para Magny Cours levou a que a pista tivesse de se adaptar e receber outras competições, nomeadamente de motociclismo, sendo a mais reconhecida prova feita nesse traçado o Bol d´or. A pista passou por uma fase de menor reconhecimento mas as obras de requalificação, tornaram-na numa das pistas mais solicitadas para testar e voltou recentemente a receber corridas de renome como o WTCC, WSR, FIA GT entre outros.

A pista tem como ponto mais conhecido a recta Mistral, uma longa recta de quase 2km, mas que no formato usado pelo WTCC não atinge tais proporções.

O traçado teoricamente favorece os Citroen. Uma pista rápida, com rectas grandes, que exigem uma boa velocidade de ponta, o que é claramente o ponto forte dos franceses. A parte sinuosa da pista poderá favorecer os Honda mas a vantagem teórica dos Citroen nas rectas deverá eliminar toda a concorrência. No entanto os Lada poderão dar-se bem neste traçado, pois possuem também boa velocidade de ponta e o chassis tem evoluído favoravelmente, o que poderá ajudar também no sector mais sinuoso. E os Chevrolet poderão também fazer melhor do que na semana passada. A pista parece ser mais indicada para as características dos Cruze.

 

foto: WTCC
foto: WTCC

Depois do domínio completo na Eslováquia, espera-se que a Citroen repita a dose em casa, com Muller a melhorar de corrida para corrida, com Lopez líder incontestado do campeonato e com vontade de assim se manter, embora pressionado por Muller e Loeb motivado depois da vitória na corrida 2, num traçado que conhece bem e onde costuma ter boas prestações.

Na Honda o espírito é o do costume. Fazer o melhor possível com as armas à disposição. Monteiro mantém-se o melhor não Citroen no campeonato mas ganhou a concorrência do colega de equipa, Tarquini, que recuperou algum terreno perdido na última ronda. No entanto Monteiro quererá fazer melhor do que na semana passada e espera-se uma boa prova por parte do português.

Há curiosidade também para ver os desempenhos da Lada, que continuam a surpreender e a mostrar um andamento bem interessante, bastando resolver o problema da fiabilidade. Huff continua a ser o “ponta de lança” da equipa mas Catsburg e Van Lagen tem correspondido na totalidade e feito boas provas. Estamos a gostar cada vez mais da Lada.

foto: WTCC
foto: WTCC

Na Chevrolet os privados tentarão aproveitar a boa velocidade de ponta dos Chevy para se chegar aos Lada e até os passar. Valente, a jogar em casa, quererá mostrar o seu valor. Para isso bastará não errar. Chilton está em “guerra aberta” com Michelisz para o líder dos privados e para isso terá de recuperar de uma desvantagem de 25 pontos.  O piloto Honda tem estado muito bem e tem merecido a liderança no trofeu Yokohama mas Chilton ainda tem tempo para recuperar a desvantagem. Tempo tem, poderá é não ter capacidade (ou carro) para tal. Coronel tem tido um ano terrivel com fracas prestações e quererá dar o pontapé na crise já este fim de semana.

Lastros para o fim de semana:

Citroen: 60Kg

Honda: 40kg

Lada: 20Kg

Chevrolet: 20Kg

Dados da pista:

foto. WTCC
foto. WTCC

Comprimento da pista: 3.841km

Distância de corrida: 2 x 16 laps

Record de pista:

Qualificação: Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC), 1m29.566s (154.38km/h), 19/04/2014

Corrida: José María López (Citroën C-Elysée WTCC), 1m31.468s (151.174km/h), 20/04/2014

 

Traçado da pista:

 

wtcc

No ano passado foi assim:

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.