
O circuito citadino de Norisring recebeu mais uma dupla jornada do DTM. A primeira corrida teve a duração de 40 minutos.
A chuva afetou a corrida, apesar de não estar a chover à hora da bandeira verde, só que com a pista molhada, vários pilotos colocaram pneus de chuva, e outros decidiram arriscar com pneus slick, como Pascal Wehrlein (#94), que saiu do 5º lugar.
No começo, Christian Vietoris (#8), que partiu da pole no Mercedes-Benz, era quase surpreendido por Gary Paffett (#2), que partiu ao seu lado. Vietoris teve que travar muito tarde para a curva 2 para se manter no comando.
Mais atrás, Jamie Green (#53) tinha um péssimo arranque e perdia várias posições no seu Audi, ao alargar a trajetória na curva 2. A subir posições estava Robert Wickens (#6), que passava de 6º para 3º.
Na saída do gancho, Miguel Molina (#17) foi tocado por Lucas Auer (#22), que por sua vez era empurrado por Tom Blomqvist (#31). Molina e Auer ficaram atravessados em pista e isto trouxe o Safety Car.
A corrida recomeçou com Vietoris ainda na frente.
Na volta 11, Wickens continuava ao ataque e passava Paffett para ascender ao 2º lugar.

A partir desta altura, os líderes entravam na box para colocar pneus slick, uma vez que a pista estava já suficientemente seca. Os pilotos que já tinham slicks desde o início não tiveram grandes ganhos, exceto Pascal Wehrlein, que ao não parar nas boxes passava para o comando.
Wehrlein tinha caído de 5º para 8º no arranque, um pouco prejudicado por ter arrancado com slicks numa pista molhada.
Paul di Resta (#3) estava a fazer uma corrida nos primeiros lugares, mas demorou a reagir às paragens para slicks e Jamie Green (#53), a recuperar posições, aproveitou o facto de di Resta não ter os pneus à temperatura ideal e colocou-se lado a lado na curva 4. Com ambos os pilotos a terem pouco espaço, Green acaba por tocar em di Resta e este entra em pião. O seu Mercedes-Benz ficou danificado e o britânico abandonou.
Na frente, Wehrlein tinha alguns segundos para Vietoris (2º), Wickens (3º) e Paffett (4º).
A 20 minutos do fim Wickens consegue passar Vietoris, que estava mais lento. Poucos segundos depois foi a vez de Paffett passar Vietoris e chegar ao 3º lugar. O piloto alemão ficou mais concentrado nos seus espelhos a partir daqui, porque Bruno Spengler (#7) era já 5º no BMW, e o melhor não-Mercedes-Benz. Spengler também tinha arrancado com slicks, tal como Wehrlein, e como não parou, subiu muitas posições.
Wickens e Paffett aumentaram o ritmo e apanharam Wehrlein, que estava algo exposto com os seus pneus mais desgastados, mas o jovem alemão não cedeu sobre pressão e assinou a sua segunda vitória de carreira no DTM.
Robert Wickens terminou em 2º, com Gary Paffett a assinar o 3º lugar.

Vietoris manteve-se no 4º lugar, Spengler foi 5º com o BMW, após uma boa recuperação, vindo de 13º, Martin Tomczyk (#77) foi 6º, Jamie Green recuperou até ao 7º lugar, e melhor dos Audi, que foram uma desilusão nesta corrida, Augusto Farfus (#18) foi 8º, o campeão em título, Marco Wittmann (#1), continua a ter vida difícil nesta temporada e não foi além do 9º luhar e Daniel Juncadella (#12) fechou os 10 primeiros.
Fora dos pontos ficaram alguns nomes sonantes que tiveram más qualificações, sobretudo aos comandos de Audis. Edoardo Mortara (#48) foi 11º, Mike Rockenfeller (#99) apenas em 14º, Timo Scheider (#10) em 16º, e ainda pior ficou Mattias Ekström (#5), em 17º.
António Félix da Costa (#13) começou do 18º lugar e recuperou posições para chegar ao 12º posto. Ainda assim, o português não consegue pontos.
Amanhã a segunda corrida terá 60 minutos e uma paragem obrigatória para troca de pneus.
Classificação final:
1 Pascal Wehrlein (D) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:02.170 46
2 Robert Wickens (CA) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:02.526 356 46
3 Gary Paffett (GB) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:02.912 386 46
4 Christian Vietoris (D) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:03.532 620 46
5 Bruno Spengler (CA) BMW M4 DTM 41:04.954 1422 46
6 Martin Tomczyk (D) BMW M4 DTM 41:07.072 2118 46
7 Jamie Green (GB) Audi RS5 DTM 41:07.449 2377 46
8 Augusto Farfus (BR) BMW M4 DTM 41:10.742 3293 46
9 Marco Wittmann (D) BMW M4 DTM 41:11.113 371 46
10 Daniel Juncadella (E) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:11.432 319 46
11 Edoardo Mortara (I) Audi RS5 DTM 41:13.652 2220 46
12 António Félix da Costa (PT) BMW M4 DTM 41:15.488 1836 46
13 Timo Glock (D) BMW M4 DTM 41:18.160 2672 46
14 Mike Rockenfeller (D) Audi RS5 DTM 41:19.865 1705 46
15 Lucas Auer (AT) Mercedes-AMG C 63 DTM 41:20.105 240 46
16 Timo Scheider (D) Audi RS5 DTM 41:22.887 2782 46
17 Mattias Ekström (S) Audi RS5 DTM 41:23.639 752 46
18 Nico Müller (CH) Audi RS5 DTM 41:27.808 4169 46
19 Adrien Tambay (F) Audi RS5 DTM 41:42.593 14785 46
20 Miguel Molina (E) Audi RS5 DTM 41:49.964 7371 46
Paul Di Resta (GB) Mercedes-AMG C 63 DTM 17:06.851 29L 17
Maximilian Götz (D) Mercedes-AMG C 63 DTM 17:24.739 17888 17
Tom Blomqvist (GB) BMW M4 DTM 11:29.422 7L 10
Maxime Martin (BE) BMW M4 DTM 6:02.671 5L 5
Jorge Covas