WTCC – França: Ronda de qualificação

 

foto Antonin GRENIER / DPPI
foto Antonin GRENIER / DPPI

Este sábado o WTCC teve a sua ronda de qualificação em Paul Ricard.

Ma Qing Hua (#33) foi o mais rápido na primeira sessão, marcando 1:29.859. Os Citroën não tiveram dificuldades em avançar para a fase seguinte.

Mais dificuldade tiveram os Lada, agora que têm 20 kg de lastro. Rob Huff (#12) ficou eliminado na Q1, em 16º, comprometido com problemas na suspensão traseira seguidos de um pião.

Gabriele Tarquini (#2) também não foi além do 14º lugar com o seu Honda, 20 kg mais leve do que no Slovakia Ring. O italiano queixou-se do tráfego, sobretudo no último setor.

A surpresa nesta sessão foi a passagem de Grégoire Demoustier (#11) para a Q2.

foto Antonin GRENIER / DPPI
foto Antonin GRENIER / DPPI

Assim, eliminados na Q1 ficaram Tom Coronel (#4) em 13º, Gabriele Tarquini em 14º, Stefano D’Aste (#26) em 15º, Rob Huff em 16º, Rickard Rydell (#19) em 17º e John Filippi (#27) em 18º.

É de referir que do 1º ao 16º classificado, a diferença foi de menos de um segundo.

Na Q2, José María López (#37) bateu na última tentativa Sébastien Loeb (#9) para ser o mais rápido na sessão. Mais uma vez, os quatro Citroën oficiais avançaram para a última qualificação, e a eles juntou-se um muito rápido Tom Chilton (#3) no Chevrolet. Os cinco primeiros foram os únicos a entrar no segundo 29.

Hugo Valente (#7) foi 6º com 1:30.133, um pouco distante de um lugar qualificável, batendo Tiago Monteiro (#18) na última volta. O português vai largar de 7º para a primeira corrida (4º para a segunda).

foto Antonin GRENIER / DPPI
foto Antonin GRENIER / DPPI

Norbert Michelisz (#5) foi 8º, Jaap van Lagen (#46) foi 9º e Mehdi Bennani (#25) foi 10º, e assim vai largar da pole na segunda corrida.
Grégoire Demoustier e Nick Catsburg ficaram a seguir.

A decisão da pole para a primeira corrida veio logo a seguir. Ma Qing Hua foi o primeiro em pista, marcando 1:29.617.

A seguir, Muller fez 1:29.370 com um espectacular primeiro setor, embora tenha cedido ligeiramente no último setor.

Tom Chilton já não teve andamento para os Citroën nesta sessão, apesar de ter feito 1:29.831.

Sébastien Loeb deu réplica a Muller nos dois primeiros setores, embora ligeiramente mais lento. Apesar de um bloqueio de rodas na travagem para a curva 9, o francês ganhou duas décimas neste setor e bateu Muller, assinando 1:29.245.

foto Antonin GRENIER / DPPI
foto Antonin GRENIER / DPPI

José María López estava em vantagem nos dois primeiros setores em comparação com Loeb, mas o último setor do francês foi realmente incrível e López perdeu demasiado tempo, assinando o 3º melhor tempo na sessão, sendo batido por oito milésimas de segundo por Muller (1:29.378).

Sébastien Loeb assinou a sua primeira pole position de carreira no WTCC, e com Yvan Muller em 2º, dois franceses vão partir na corrida 1 à frente em casa.

 

Classificação final:

Q1

1º Sébastien Loeb (Citroën) 1:29.245s

2º Yvan Muller (Citroën) 1:29.370s

3º José María López (Citroën) 1:29.378s

4º Ma Qing Hua (Citroën) 1:29.617

5º Tom Chilton (Chevrolet) 1:29.831

Q2

6º Hugo Valente (Chevrolet) 1:30.133

7º Tiago Monteiro (Honda) 1:30.158

8º Norbert Michelisz (Chevrolet) 1:30.559

9º Jaap Van Lagen (Lada) 1:30.843

10º Mehdi Bennani (Citroën) 1:31.345

11º Grégoire Demoustier (Chevrolet) 1:31.360

12º Nicky Catsburg (Lada) 1.31.743

Q3

13º Tom Coronel (Chevrolet) 1:30.688

14º Gabriele Tarquini (Honda) 1:30.802

15º Stefano D’Aste (Chevrolet) 1:30.948

16º Rob Huff (Lada) 1:31.029

17º Rickard Rydell (Honda) 1:31.162

18º John Filippi (Chevrolet) 1:31.443

 

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.