KIA e VOLVO podem ingressar no WTCC

O interesse no WTCC tem vindo a aumentar no últimos tempos e como tal a marcas não são indiferentes a tais encantos demonstrados pelos espectadores da categoria. François Ribeiro, o promotor da WTCC, admitiu a entrada de três novos construtores, adiantando que a Kia e a Volvo são dois dos interessados em juntar-se à Citroën, Honda e Lada.
“O principal é que ao nível desportivo, mas do que ao nível técnico dos carros, estou impressionado da forma como rapidamente o campeonato evoluiu. O que é algo que outros construtores têm em conta quando equacionam o WTCC”. “Acho que toda a gente percebeu o que a Citroën fez e ninguém quer enfrentar a situação em que a Honda está atualmente, com falta de tempo e falta de testes. Já foi tempo em que simplesmente podiam vir para o WTCC com um piloto razoável e ter resultados razoáveis”
A entrada de outros construtores na competição fará com que o WTCC atinja um nível ainda mais elevado de popularidade. Além disso, a entrada de novas marcas poderia levar ao fim do domínio da Citroen, o que para todos os adeptos de automobilismo é uma boa noticia.
Os F1 fechados são uma realidade para Nico Rosberg

A segurança dos pilotos tem sido uma luta constante e bem conseguida por parte da FIA nestes últimos anos. Porém, o acidente do piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen com o espanhol Fernando Alonso, veio reacender a questão da segurança da zona mais sensível nos tempos modernos, o cockpit.
Nico Rosberg acredita que a FIA vai encontrar uma solução para o problema, o que poderá passar pelos cockpits fechados.
“Sabemos que é uma área sensível, é um ‘cockpit’ aberto e os riscos que isso implica”, “Por isso há uma cuidadosa investigação para ver o que podemos fazer para melhorar a situação”.
“Pessoalmente gosto dessa cobertura, mas temos de estudar com muito cuidado as implicações de um ‘cockpit’ fechado, por exemplo na extração de um piloto em caso de incêndio”
A Associação de Pilotos de Grande Prémios já admitiu que o caso está a ser levado muito a sério por parte dos mesmos. No entanto, admitem que os cokpit fechados podem ter as suas vantagens e as suas desvantagens na segurança dos pilotos.
“O debate e investigação está a decorrer, nomeadamente sobre uma forma de proteger mais o capacete e que pode ir até uma cúpula que cubra o habitáculo”, admite o presidente da Associação de Pilotos, Alex Wurz.
O maior receio da Associação de Pilotos, é a extração de um piloto em caso de desmaio ou se o carro estiver a arder.
“A pesquisa que a FIA e o Instituto FIA têm vindo a fazer deixa-nos muito satisfeitos. Porque é a zona mais perigosa para os pilotos, mas sabemos que é uma área muito delicada porque qualquer alteração pode ter também efeitos negativos”, acrescentou Alex Wurz.
Daniel Leites