Foi um fim de semana de extremos. Começamos no Sábado a festejar mais uma vitória de Miguel Oliveira no Moto3 e terminamos no Domingo a mandar José Maria López ir passear! Pelo meio tivemos João Barbosa novamente no pódio no TUSCC e António Félix da Costa em situação complicada em Norisring.
#1 Miguel Oliveira
Que mais dizer do jovem piloto português? Uma vitória perfeita numa clássica do campeonato do Mundo de motociclismo, abrilhantada por uma ultrapassagem nas curvas finais da corrida. Não seria necessário, já que a corrida de Oliveira foi fantástica, mas aqueles últimos metros foram de outro planeta. Danny Kent que se cuide e que pense no campeonato, porque o concorrente mais feroz nas últimas corridas tem sido o português.
Por momentos paramos de respirar quando vimos Fábio Quartararo a discutir a posição com Oliveira, mas desta vez o francês teve cabeça fria…
#2 Valentino Rossi
Mais uma corrida de loucos no MotoGP. O italiano merece estar no primeiro lugar do campeonato. Chegou à Holanda com 1 ponto de vantagem para Lorenzo e saiu dos países baixos com 10 pontos a mais, para além de uma vitória moralizadora e de uma melhora significativa na qualificação. Avisou que tinha que melhorar nessa parte e assim o fez, conquistando a pole e aguentando a primeira posição durante quase toda a corrida, tendo uma táctica perfeita. Guardou os pneus para as ultimas voltas e arrasou Márquez, que ficou mias uma vez muito mal na fotografia.
#3 João Barbosa
O piloto português manda no campeonato americano e enche-nos de orgulho a cada corrida. Desta vez foi 3º em Watkins Glen, tendo sido prejudicado pela chuva. O Corvette do português foi o mais rápido da corrida, conseguindo a volta mais rápida da prova. Faltam agora 4 corridas para o fim do campeonato e a dupla Barbosa/Fittipaldi é 2ª com menos 5 pontos que os primeiros. Nós acreditamos que a sociedade luso-brasileira consiga revalidar o título.
# Drive through
Ficamos indecisos quanto a quem fez pior figura no fim de semana, optamos por Marc Márquez. Se nos perguntarem se gostamos da manobra de José Maria López, respondemos que não e que ficamos muito desiludidos com o argentino campeão do Mundo, mas depois de vermos e revermos os vídeos da tentativa (se é que podemos chamar isso) de ultrapassagem de Márquez a Rossi, na chicane de Assen, ficamos com a certeza que foi uma má escolha do espanhol e pior, tentou de tudo para retirar à força The Doctor da corrida.
Não é a primeira vez que Márquez desilude este ano, mas esta foi a pior até agora e esperamos que um campeão em título tenha outro tipo de postura, principalmente perante um senhor do desporto motorizado. Ninguém tem dúvidas que Márquez é candidato sempre ao campeonato, apenas não precisa de demonstrar falta de controlo quando não consegue vencer… não fica bem!
Pedro Mendes