Autódromo Virtual de Vila Real estreou novo traçado

11222899_835750096507601_2791997701009289444_nFoi dia de festa no Autódromo Virtual de Vila Real. Com o aproximar da chegada do WTCC, o AVVR decidiu associar-se à festa, dando o pontapé de saída com a estreia do novo circuito de Vila Real, uma versão revista e melhorada, já com as alterações que foram exigidas pela FIA.

Na cerimónia estiveram presentes várias entidades da região, assim como o criador da pista, tal como um dos responsáveis pelo projecto GT Competizione, franchise onde o AVVR se encontra inserido.

 

Segundo Abílio Santos, um dos sócios do Autódromo Virtual de Vila Real, “a remodelação do circuito (virtual) era obrigatória para nós, já que o circuito real, por imposição da realização do WTCC, seria também remodelado. Por querermos estar sempre próximos da realidade e por termos pilotos que competem no virtual e no real, esta foi uma actualização necessária. Contámos com os apoios necessários e sabíamos como o fazer.”

O evento, com a coincidência de já terem começado a chegar alguns elementos da Honda à capital transmontana, é segundo o mesmo responsável do Autódromo Virtual,  “um ponto de partida para o entusiamo que começa a surgir e que vai acabar no dia 12 de Julho”.

18714_835750879840856_5668113079201055489_nSe em outras cidades faz sentido ter um centro da GT Competizione, em Vila Real as corridas sentem-se de outra maneira, como tal, o balanço de ter aberto a porta do Autódromo Virtual há cerca de um ano “é positivo e não estamos arrependidos, mesmo sofrendo com as consequências por atravessarmos um momento económico difícil.”

 

O conceito do GT Competizione é único no país e dos poucos no Mundo. São já 115 simuladores e mais 3 novos autódromos a abrir em Setembro, como afirmou Carlos Barbosa, um dos fundadores do GT Competizione, também ele piloto no real e no virtual. “Temos uma plataforma onde os pilotos podem evoluir: de Rookie passam para os Troféus e têm acesso a uma licença que dá a possibilidade, a partir de um certo ranking, para competir nos Campeonatos. Os campeonatos são transmitidos através do nosso canal, o GTTV e os pilotos podem decorar os seus carros e mostrar os seus patrocinadores.”

DSC01758Por vezes o real e o virtual andam de mãos dadas, com os simuladores a “ajudarem muito” os pilotos do real. “Não é igual, mas ajuda muito. Eu aconselho um piloto do real, quando vem pela primeira vez a um centro GT, a esquecer o real. Porque a mente é que trabalha, o corpo não sente. No entanto, quando um piloto sai de um simulador já conhece a pista, como esta que estamos a apresentar hoje. É fabuloso entrar numa pista onde já conhecemos as trajectórias, os pontos de travagem, etc.”

O circuito virtual de Vila Real, na opinião de Carlos Barbosa, vai ser uma grande ferramenta de trabalho para os muitos pilotos que vão competir no Circuito Internacional de Vila Real. “Nada como os pilotos virem para cá treinar e isso vai beneficiá-los. No futuro, para todos os centros GT Competizione, vai ser um circuito muito utilizado, que não vai ficar encostado e que vai ter continuidade.”

 

Mário Morais, da MJ Multimédia, que trabalha essencialmente na prestação de serviços virtuais, nomeadamente design de circuitos para simuladores de corrida, foi o responsável por remodelar o traçado transmontano. A versão anterior, também da sua autoria, foi toda revista, e está agora de acordo com as alterações pedidas pela FIA para a recepção do WTCC. A pista estará ainda sujeita a retoques por parte do seu criador, dependendo de como ficar a pista na realidade, uma vez que as mudanças foram feitas com base nos desenhos fornecidos pelas entidades responsáveis.

DSC01759Mário Morais iniciou-se no design de circuitos virtuais há 5 anos, precisamente com o circuito de Vila Real, de forma amadora, e agora com uma empresa em seu nome, presta serviços para várias empresas que trabalham nessa área, fornecendo traçados virtuais para os simuladores de equipas de F1, Formula E e NASCAR.

O trabalho de remodelação do traçado transmontano foi profundo, com revisão da parte visual assim como da parte técnica no asfalto que está já preparada para receber uma nova versão do programa (R Factor). Foram 3 semanas de trabalho intensivo e minucioso. Embora não possa divulgar as pistas que já fez a nível profissional, a nível pessoal os traçados de Vila Real, Boavista e Montalegre são da sua autoria.

O trabalho de design de circuitos para simuladores é muito exigente pois tudo é analisado ao pormenor, estando constantemente a receber o feedback dos pilotos para que o traçado seja o mais próximo possível da realidade. Os circuitos citadinos são ainda mais complicados que os circuitos dedicados, pois as mudanças no asfalto, na inclinação do terreno e de toda a zona envolvente da pista são mais complexas. Mário Morais foi responsável pelo design de algumas pista para a Formula E e como são pistas completamente novas o desafio foi grande.

Na gaveta está um projecto que tem tanto de aliciante como de difícil… fazer o traçado antigo de Vila Real, mas é um trabalho que exige muita pesquisa. No entanto existe a vontade de o fazer.

Segundo Mário Morais, o Sim Racing terá um grande futuro pela frente e será certamente uma porta para muita gente.

 

DSC01762Tivemos oportunidade de experimentar o traçado revisto e pudemos constatar que de facto está mais agradável à vista, essencialmente na secção que sobe para Mateus. Pudemos também perceber melhor as alterações feitas ao traçado, com a nova chicane de Mateus e a nova primeira curva que foi alongada de forma a exigir uma travagem mais forte. 

Damos os parabéns ao AVVR pela iniciativa, assim como aos patrocinadores que foram indispensáveis para que o projecto avançasse, à GT Competizione, pelo projecto inovador que promete crescer ainda mais (e que nos vai obrigar a gastar mais uns trocos) e ao Mário Morais pelo excelente trabalho feito. Ficamos à espera do traçado antigo.

Aconselhamos vivamente a que experimentem o novo traçado e assim ficarem a perceber melhor as modificações e a adrenalina de correr naquela que será a capital da velocidade nos dias 10, 11 e 12 de Julho.

 

Fábio Mendes

Pedro Mendes

 

Um pensamento sobre “Autódromo Virtual de Vila Real estreou novo traçado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.