Fórmula 1 – 2015 Formula 1 British Grand Prix

foto: Mercedes AMG Petronas
foto: Mercedes AMG Petronas

Silverstone foi o palco do Grande Prémio da Grã-Bretanha, a 9ª ronda da temporada na Fórmula 1.

Lewis Hamilton (#44) deu motivos para os seus fãs celebrarem na qualificação, ao assinar a pole position, a 46ª da sua carreira, e agora está apenas atrás de Ayrton Senna e Michael Schumacher na lista de pilotos que fizeram mais pole positions na Fórmula 1.

Hamilton tinha algum receio de fazer um mau arranque, porque se queixou de haver pouca aderência, e isso confirmou-se. Felipe Massa (#19) e Valtteri Bottas (#77) passaram ambos os Mercedes-Benz de Hamilton e Nico Rosberg (#6) e lideravam a corrida.
Na curva 3 os dois Lotus Mercedes de Romain Grosjean (#8) e Pastor Maldonado (#13) colidiram, deixando ambos de fora. Fernando Alonso (#14) tentou evitá-los mas acabou por bater no seu companheiro de equipa, Jenson Button (#22). Button acabou por abandonar, Alonso foi forçado a reparar o seu carro.
O Safety Car entrava em pista, e mesmo antes de entrar, Hamilton passava Bottas para chegar ao 2º lugar.

foto: Lotus F1 Team
foto: Lotus F1 Team

No recomeço, Hamilton fez um ataque determinado a Massa na curva Vale, mas bloqueou rodas e saiu fora da pista, cedendo o 2º lugar de volta a Bottas. Novamente, os dois Williams Mercedes estavam no controlo.

A Williams dava instruções aos pilotos para não se atacarem e para tentarem fugir aos Mercedes-Benz atrás deles. Bottas estava claramente mais rápido mas a equipa acabou por fazer uma pequena concessão: Bottas só poderia fazer uma ultrapassagem a Massa de forma limpa, sem perderem tempo e sem ficarem expostos a Hamilton e Rosberg.

Na volta 19, Hamilton decide parar para tentar, com pneus novos, saltar para a frente dos Williams. Na volta seguinte, Massa e Rosberg pararam e Hamilton surgiu na frente deles.
Bottas parou na volta 21 e Hamilton conseguiu mesmo confirmar a liderança da corrida.
Massa era 2º, na frente de Bottas e de Rosberg, que era forçado a seguir os Williams, incapaz de os passar.

Na volta 34, Carlos Sainz, Jr. (#55) ficou parado na última curva do circuito e surgiu o Safety Car Virtual. Na volta seguinte começa a cair um ligeiro aguaceiro, mas todos mantiveram os slicks.
Entretanto, Sebastian Vettel (#5) passava Kimi Räikkönen (#7) para o 5º lugar na volta 39 e o finlandês, com a pista ainda pouco molhada, decide colocar pneus intermédios, mas acabou por ser uma troca ligeiramente prematura.

foto: Scuderia Ferrari
foto: Scuderia Ferrari

Com um ligeiro aguaceiro e com pneus slicks, Rosberg começava a ganhar tempo aos líderes e conseguiu passar por Bottas e, na volta 41, ultrapassou Massa e subiu ao 2º lugar.
O alemão ganhava dois segundos por volta a Hamilton, e o britânico, sentindo que estava a perder demasiado tempo, e numa altura em que acontecia um segundo aguaceiro mais forte, acaba por parar na volta 43 e colocava intermédios.
Hamilton caiu para 3º mas era claramente mais rápido do que a concorrência, e praticamente ignorou Massa e subiu ao 2º lugar.
Rosberg parou uma volta depois mas perdeu alguns segundos para Hamilton, mantendo o 2º lugar.

Na mesma volta em que Rosberg parou, também os dois Williams decidem trocar para pneus intermédios, só que a hesitação em parar acabou por lhes custar um lugar no pódio porque Vettel, que tinha parado com Hamilton, na volta 43, apareceu do nada em 3º lugar.

Até ao fim a ordem não se alterou de forma muito significativa. Lewis Hamilton assinou a 3ª vitória da carreira no Grande Prémio da Grã-Bretanha, deixando Nico Rosberg no 2º lugar, com 10 segundos de atraso.
Sebastian Vettel conseguiu um grande 3º lugar. O alemão deu-se bem com a chuva e conseguiu um bom resultado após uma qualificação menos conseguida.

Felipe Massa e Valtteri Bottas ficaram em 4º e 5º lugares, respetivamente. Acaba por ser um resultado desapontante para ambos após mostrarem ter ritmo para lutar taco a taco com os Mercedes-Benz.

Daniil Kvyat (#26) foi o único Red Bull Renault a chegar ao fim. O jovem russo fez um bom resultado, com o 6º lugar, e quase ultrapassava Bottas na última volta.
Os Force India Mercedes de Nico Hülkenberg (#27) e Sergio Pérez (#11) terminaram em 7º e 9º, respetivamente. Foi um bom resultado com a versão B do Force India VJM08. No meio deles ficou Kimi Räikkönen, cuja aposta com os pneus não resultou, e o finlandês teve que fazer nova paragem antes do fim da corrida para colocar pneus intermédios novos.
No 10º lugar, e após ter reparado o seu carro do acidente na primeira volta, ficou o McLaren Honda de Fernando Alonso. O espanhol somou os seus primeiros pontos (apenas 1) desde que regressou à McLaren.

No campeonato, Hamilton aumenta a diferença para Rosberg, que é agora de 17 pontos.
Sebastian Vettel continua no 3º lugar, mas mais distante, agora com 59 pontos de atraso.

A próxima prova será no Hungaroring, para o Grande Prémio da Hungria (24-26 de julho).

Resultado do GP da Grã-Bretanha:

POS. PILOTO EQUIPA TEMPO  DIF. ANTERIOR
1. L. Hamilton Mercedes 1:31:27.729
2. N. Rosberg Mercedes +10.956
3. S. Vettel Ferrari +25.443 +14.487
4. F. Massa Williams +36.839 +11.396
5. V. Bottas Williams +1:03.194 +26.355
6. D. Kvyat Red Bull +1:03.955 +0.761
7. N. Hulkenberg Force India +1:18.744 +14.789
8. K. Raikkonen Ferrari +1 volta
9. S. Perez Force India +1 volta
10. F. Alonso McLaren +1 volta
11. M. Ericsson Sauber +1 volta
12. R. Merhi Manor +3 voltas
13. W. Stevens Manor +3 voltas
Não terminaram
14. C. Sainz Jr. Toro Rosso
15. D. Ricciardo Red Bull
16. M. Verstappen Toro Rosso
17. P. Maldonado Lotus
18. R. Grosjean Lotus
19. J. Button McLaren

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.