Bernie, Bernie… – Opinião

Já há algum tempo que não falava do nosso tão querido Bernie Ecclestone. Vá “querido” para alguns, que já não devem ser assim muitos, acredito eu.

Bernie Ecclestone faced a fourth day of questioning at the high court.Bem, a minha opinião é bastante clara sobre a personagem, porque para mim de um tempo para cá não passa disso. Acho que até já escrevi aqui no blog. A minha opinião não se alterou muito ou mesmo nada desde então, continuo com o pensamento que o tempo do Bernie já passou, quer pelas suas ideias, quer mesmo pela sua idade, são 84 anos, desculpem-me mas para mim pessoas com essa idade não tem capacidade para liderar uma estrutura gigante e importantíssima como a F1.

Apesar de todos os defeitos que o podemos apontar, concordando ou não com certas propostas do mesmo que tem feito num passado recente. De ter usado o prestígio da competição para os próprios fins, para enriquecer, para ganhar contactos importante que possivelmente nunca teria acesso se não fosse a F1. Não podemos retirar uma coisa, que ajudou a desenvolver a F1, a marca F1. Soube comercializa-la e torna-la apetecível. Claro que teve ajudas “externas” que o ajudaram a desenvolver a categoria mas uma parte deve-se a ele.

Tal como disse antes, a minha opinião não se alterou muito mas cheguei a uma conclusão, o Bernie não passa de um abutre.

Que me desculpem os mais sensíveis, mas para mim o Bernie é um abutre. Acredito que o adjectivo não seja o mais correcto, mas sinceramente não me passa mais nada pela cabeça neste momento. Usa as pessoas e os meios para seu beneficio pessoal e ai é que está a chave.

foto: Williams Racing
foto: Williams Racing

Já ninguém olha para o Bernie como um dos grande dinamizadores da categoria, de uma figura emblemática da F1, porque o é, o responsável pela F1 se ter expandido. Ninguém se refere a isto quando se fala do Bernie Ecclestone. O seu nome está tão desgastado que só nos lembramos das coisas más, do que fez e do que poderia ter feito, de toda a sua arrogância, das suas declarações, da sua falta coerência, enfim, podia continuar…

Depois tem um defeito enorme, quer ser protagonista e faz de tudo para o ser. Eu não quero um responsável pela F1 que goste de ser protagonista, não me interessa a mim nem a qualquer amante da F1. Com isto não quero dizer que o responsável, não falasse nem opinasse em público, mas que fosse o mais discreto possível, que quase nem se desse por ele em situações polémicas e afins.

Acredito que até as pessoas ligadas directamente a F1 já não suportem Bernie Ecclestone. “Aturar” o Bernie, deve ser a expressão exacta. Deixa de ser por gosto mas mais por obrigação, nem os mais calmos conseguem continuar com o sorriso amarelo, com o verdadeiro pensamento a sair por entre os lábios do que pensam realmente de Bernie Ecclestone.

O mais recente foi Sebastian Vettel, o treta-campeão, perdeu literalmente a cabeça com o tio Bernie, quando este apontou o dedo ao alemão por fazer pouco pela F1, “não está a fazer muito pela Fórmula 1”. “As pessoas quase não o reconhecem na rua”, disse Bernie Ecclestone.

foto: Mohd Rasfan/AFP/Getty Images
foto: Mohd Rasfan/AFP/Getty Images

Os dois sempre demonstraram uma certa cumplicidade, era visível no paddock ou pelo menos aparentava. A resposta do alemão não se fez tardar e que resposta, mais directo e sem rodeios não poderia ser, tomando uma posição clara que a relação que mantinha com o patrão da F1, acabou.

Ele é velho o bastante para dizer o que quiser”, “Infelizmente, não fiz parte daquela geração de Senna, Prost, Piquet e Lauda, que não tinham de ouvir esta m… e se lhes dissessem algo semelhante na altura, ou simplesmente o que fazer, eles simplesmente responderiam com um f…”.

Daniel Leites

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.