O Circuito Internacional de Vila Real tem este ano um aliciante de peso chamado WTCC, que visita pela primeira vez o traçado transmontano, num regresso aos grandes palcos internacionais. Mas nem só do Campeonato do Mundo de Turismos viverá a 45ª edição do Circuito de Vila Real, pois também teremos em pista vários campeonato nacionais a animar um fim-de-semana que promete ser de grandes emoções.
O CNV (Campeonato Nacional de Velocidade), o expoente máximo do automobilismo de circuitos em Portugal, tem na cidade do nordeste transmontano a sua 3ª ronda, depois de passagens por Braga e Portimão, é a vez de Vila Real acolher a caravana do Nacional de Velocidade.
Como se já se esperava esta será até ao momento a prova mais concorrida da temporada, com 16 carros a estarem inscritos, um recorde esta temporada, divididos por várias classes que competem em simultâneo, mas tendo classificações diferentes.
Desta forma, teremos sete carros na classe Sport Protótipos, sendo daqui que sairá certamente o vencedor à geral, onde podemos encontrar vários candidatos ao lugar mais almejado do pódio.
Na linha da frente, e até por serem os atuais líderes do campeonato na chegada a Vila Real, a dupla transmontana Rafael Lobato e Pedro Salvador (Norma M20FC) da Speedy Motorsport acabam por ser o “alvo a abater”. Esta dupla será certamente uma das mais apoiadas em pista, pois o jovem piloto de apenas 17 anos, R. Lobato é o “menino da casa” e Salvador como sempre, é muito apoiado pelas gentes transmontanas, por isso o factor motivacional está garantido.
Mas é claro que a vida dos homens da casa não será facilitada pela forte concorrência que se espera ter por parte dos seus adversários, onde no topo da lista, e certamente com vontade de “estragar” a festa aos já mencionados, temos a dupla José Pedro Faria / Francisco Abreu ( Wolf GB08), sendo eles neste momento os segundos classificados no campeonato nacional em igualdade pontual com Francisco Abreu / Armando Parente, também eles candidatos a vencer em Vila Real. Gonçalo Araújo (Tattus PY012), vai correr sozinho desta vez e sendo ele um especialista neste traçado. Rlembramos que há precisamente um ano bateu o recorde da pista, e que dificilmente irá ser de novo batido, visto as modificações a que o circuito foi sujeito o terem tornado claramente mais lento. Gonçalo é assim, um sério candidato a vencer, apesar da sua posição no campeonato não condizer com a qualidade que o piloto demonstra em pista, é apenas 7º no CNV.
A BP Vodafone Ultimate traz de novo a sua dupla habitual, com Miguel Barbosa e Ivo Nogueira a dividirem o Tatuus, sendo eles bons e rápidos pilotos, mas ainda assim acreditamos que tenham dificuldades em serem sérios candidatos a vencer num circuito tão difícil como este e para o jovem I. Nogueira, que vem dos ralis, a experiência e conhecimento do traçado é essencial.
Ainda nos protótipos, mas na classe C3 destinada aos Radicais SR3, temos dois carros à partida com a dupla da Speedy Motorsport, Paulo Sá Silva e Miguel Lobo a terem desta vez a concorrência de Gonçalo Rodrigues numa luta a dois.
Os GT´s também marcam presença em Vila Rela e com boas surpresas pelo caminho, bons carros e alguns regressos desejados às pistas nacionais.
As duplas dos Porsche, Gonçalo Manahu/José Castro (997 GT3 Cup) e Nuno Batista/Pedro Marreiros (991 GT3 Cup) continuarão a sua batalha pelo título de campeão da classe ao qual se juntam também António Nogueira, no seu Porsche GT 3 R na frota da Porsche.
O destaque aqui também vais para o piloto da casa Carlos Alonso, que regressa um ano depois aos circuitos e com uma grande novidade, trazendo até a sua cidade o imponente Lamborghini Huracan LP620-2 ST da Veloso Motorsport, que será decerto um dos maiores aliciantes desta prova, ver este belíssimo carro em pista e claro sendo ele um candidato a vencer a classe GT.
Quem também marca presença pelo segundo ano consecutivo é Fábio Mota ao volante Renault Megane Trophy.
Em Vila Real as duas provas terão apenas a duração de 40 minutos, sendo corrida uma no sábado outra no domingo, isto claro, deve-se ao programa ser justo e tudo controlado ao pormenor para que nada falhe, no que será o prato principal do fim-de-semana, as provas do WTCC.
Fica a lista de inscritos completa do CNV:
7 MIGUEL BARBOSA IVO NOGUEIRA TATTUS PY012
8 PAULO ROSSANO SÁ SILVA MIGUEL LOBO RADICAL SR3
9 PEDRO SALVADOR RAFAEL LOBATO NORMA M20FC
11 FRANCISCO ABREU ARMANDO PARENTE TATTUS PY012
13 GONÇALO ARAÚJO NN TATTUS PY012
14 JOSÉ PEDRO FARIA MIGUEL CRISTÓVÃO WOLF GB 08
17 GONÇALO RODRIGUES NN RADICAL SR3
27 PAULO MACEDO DANIEL AZEVEDO WOLF GB 08
31 JOAQUIM TEIXEIRA JOAQUIM SANTOS PORSCHE 997 GT4
33 CARLOS ALONSO LAMBORGHINI HURACÁN ST
34 ANTÓNIO NOGUEIRA ANTÓNIO COIMBRA PORSCHE 997 GT3R
37 FÁBIO MOTA RENAULT MEGANE TROPHY
38 MANUEL MONTEIRO PORSCHE 911 GT3 RSR
44 PEDRO MARREIROS NUNO BATISTA PORSCHE 991 GT3 CUP
46 AMÂNDIO DIAS PORSCHE 997 GT3 CUP
55 GONÇALO NUNO MANAHU MANUEL JOSÉ CASTRO PORSCHE 997 GT3 CUP
Horários do CNV:
Sexta, 10 de julho
10.50 – 11.10 20’ CNV Treinos Livres 1
13.20 – 13.40 20’ CNV Treinos Livres 2
16.00 – 16.30 30’ CNV Treinos Crono 1+2
Sábado, 11 de julho
13.40 – 14.20 CNV Corrida 1
Domingo, 12 de julho
13.40 – 14.20 CNV Corrida 2
Carlos Mota