Speedy Motorsport em busca da vitória em Vila Real

10422357_821168054604664_4846170275291106052_nCom as corridas de Vila Real cada vez mais próximas, fomos falar com um dos maiores representantes da cidade no CNV, Rafael Lobato, que juntamente com Pedro Salvador irá tentar a vitória nas provas que se avizinham.

 

Lobato disse-nos que “está tudo pronto para a prova. Temos vindo a trabalhar desde a última corrida até agora, o carro foi completamente revisto, testado na rampa de Murça e correspondeu, como tal está tudo bem encaminhado.”

As perspectivas para o piloto são as mais altas possíveis e irá “tentar ganhar as corridas e se isso não for possível, ficar o mais próximo do primeiro lugar, afim de manter a liderança do campeonato”.

11391501_840079859380150_5727900683573796536_nO piloto mostrou-se ansioso pela chegada do tão desejado fim de semana, dizendo que tem recebido um apoio muito forte por parte de toda a cidade e está ciente da responsabilidade que tem, admitindo que há mais alguma pressão pois todos desejam a sua vitória, mas o piloto mostrou-se sereno e confiante.

Lobato comentou as modificações no traçado, dizendo que a pista estará 4 ou 5 seg mais lenta por volta em relação ao ano passado.

A parceria com Salvador tem sido muito proveitosa, estando Rafael a retirar todos os ensinamentos possíveis do experiente colega de equipa.

 

11169242_840083006046502_69496913039409154_nPedro Salvador também respondeu a algumas perguntas e aquilo que era suposto ser uma entrevista rápida tornou-se numa conversa de mais de meia hora, com o piloto a responder a tudo o que lhe perguntamos.

O piloto afirmou que as expectativas são as melhores e que o circuito lhe traz boas memorias com muitos sucessos conquistados. O carro está também na melhor forma possível, como tal os ingredientes estão todos reunidos para uma boa prestação.

A parceria com o Rafael também foi abordada. Salvador afirmou que “estou a tentar ajudar o Rafa o mais possível para esta prova que é um pouco diferente do normal, mas ele tem estado em excelente forma e tem tido um desempenho fantástico”. O piloto de Vila Real tem excedido as expectativas de Pedro Salvador . “Já sabia que ele era um piloto muito rápido mas fiquei agradavelmente surpreendido com a postura dele. Se ele tivesse 22 ou 23 não me admirava, mas com 17 anos é difícil encontrar alguém com a postura, a calma e a forma de trabalhar do Rafa, que eu considero a ideal”.

A vontade da equipa passa por vencer o campeonato e crescer sabendo “ que somos uma equipa pequena, mas quando entro nas competições é para ganhar como, tal passo a passo, vamos tentar o melhor possível para conseguir isso.”

11401485_840080196046783_5818372719723589378_nConfrontado com a realidade do CNV, Salvador disse que as entidades precisam de trabalhar todas em conjunto e fazer o seu trabalho com a mesma dedicação e profissionalismo. “Se formos só alguns a remar e outros a ver o barco a passar torna-se um problema.” O piloto mostrou-se satisfeito com a transmissão da corrida, mas defende que esse esforço não pode ser só feito em Vila Real e que é preciso mais iniciativas destas e aproximar o desporto do fãs. “Temos uma visão na Europa muito diferente do desporto motorizado, em que tudo está fechado e afastado do público. É preciso abrir os paddocks para que as pessoas estejam perto das máquinas e dos pilotos. Por isso é que os campeonatos de montanha têm sucesso, porque há mais proximidade”, defendendo no entanto que em Portugal “há paixão e há público para que as corridas sejam um sucesso, mas é preciso que as pessoas saibam que há provas e que o produto seja atractivo”.

11660_840082362713233_8936186887181984625_nA parte preferida  do circuito é a subida para Abambres, principalmente a sucessão de curvas antes da rotunda de Mateus “ essa secção é espectacular. Não é a fundo, mas é preciso controlar o acelerador. Já a recta de Mateus exige concentração e atenção na travagem mas faz-se a fundo, tranquilo”. Salvador olha com algum cepticismo para as alterações feitas ao traçado e não é adepto da tendência das curvas a 90 graus, embora esteja a guardar a avaliação final quando experimentar no terreno. Mas disse que por exemplo que “a primeira curva no ano passado era espectacular e agora perdeu um pouco do encanto. Acho que as alterações aos circuitos não beneficiam em nada o espectáculo e eu como piloto não gosto muito. Entendo que a vontade é diminuir os riscos, mas eu como piloto sei os riscos que corro. Como tal estas alterações, no fundo, retiram o prazer de condução aos pilotos”

 

Foi uma conversa fantástica que não podemos reproduzir na integra por questões de tempo, mas conhecer mais em pormenor as opiniões e a maneira de ver de Salvador foi um privilégio. Já o Rafael, que conhecemos há dois anos, não desilude. Um piloto cheio de talento com uma postura irrepreensível que vai dar muitas alegrias à cidade.

Desejamos muita sorte ao Lobato e ao Pedro Salvador e com certeza que os veremos no pódio em Vila Real.

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “Speedy Motorsport em busca da vitória em Vila Real

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.