Deutsche Tourenwagen Masters – Zandvoort

Corrida 1

O DTM fez em Zandvoort, na Holanda a primeira de três duplas jornadas consecutivas fora da Alemanha.

© RTL GP
© RTL GP

Para a primeira de duas corridas este fim de semana, de 40 minutos, Augusto Farfus, Jr. (#18) não aproveitou o facto de partir da pole e do lado mais limpo da pista e foi imediatamente passado por Marco Wittmann (#1), que saltou para a liderança.
António Félix da Costa (#13) fez uma excelente qualificação e partiu de 3º, seguiu atrás de Wittmann e colocou-se lado a lado com Farfus para passar a ser 2º classificado.
Maxime Martin (#36) também passou pelo brasileiro, que tinha caído de 1º para 4º em poucos metros.

Na curva 2, Paul di Resta (#3) tocou em Robert Wickens (#6) e bateu na barreira. O Safety Car foi chamado à pista.
Wickens acabou por abandonar mais tarde a corrida.
Ainda com o Safety Car, Martin Tomczyk (#77) e Edoardo Mortara (#48) tocaram-se e ambos abandonaram pouco depois.

Ao fim de 10 dos 40 minutos de prova, o Safety Car voltou às boxes e Marco Wittmann liderava na frente de António Félix da Costa, Maxime Martin, Augusto Farfus e os melhores pilotos da Mercedes-Benz e da Audi, Gary Paffett (#2) e Jamie Green (#53), respetivamente.

Gary Paffett conseguiu fugir da pressão de Jamie Green e passou a atacar o 4º lugar de Farfus, que tinha perdido o contacto com os primeiros classificados.

António Félix da Costa nunca deixou fugir o campeão em título e por várias vezes mostrava-se ao alemão, mas este mantinha a compostura.

Quem perdeu a compostura foi Jamie Green. Pressionado por Bruno Spengler (#7), saiu largo na curva 7 e foi para a gravilha na curva 8, acabando aí a sua corrida.
Já perto do fim, na luta pelo 4º lugar, Gary Paffett tentava passar Farfus, mas ao colocar o seu carro por fora na curva 6, tocou em Farfus e foi para a gravilha.

António Félix da Costa deu o seu melhor mas não conseguiu passar Marco Wittmann, que consegue a sua primeira vitória da temporada, e a primeira na sua defesa do título, que está a ser muito complicada.
Félix da Costa fez a sua melhor corrida de sempre no DTM e assinou o 2º lugar, que é o melhor resultado de sempre de um português neste campeonato. O português finalmente conseguiu os seus primeiros pontos esta temporada.

Maxime Martin terminou em 3º, Augusto Farfus foi 4º, Bruno Spengler foi 5º, Timo Glock (#16) foi 6º e Tom Blomqvist (#31) consegue os seus primeiros pontos no DTM com o 7º lugar. Assim, sete dos oito BMW ficaram nos sete primeiros lugares, e só faltou Martin Tomczyk. O facto dos BMW estarem leves contribuiu para o domínio nesta primeira corrida.

Mike Rockenfeller (#99) foi 8º e melhor dos Audi, com Nico Müller (#51) em 9º, também em Audi, e Pascal Wehrlein (#94) conseguiu chegar ao 10º lugar e aos pontos, sendo o melhor dos Mercedes-Benz.

Corrida 2

A segunda corrida em Zandvoort, de 60 minutos, teve a primeira pole de António Félix da Costa (#13) no DTM.

© Circuit Park Zandvoort
© Circuit Park Zandvoort

O português partiu muito bem e manteve-se com facilidade no comando. Não houve mudanças significativas no arranque entre os primeiros classificados, exceto Daniel Juncadella (#12), que ganhou três posições para subir ao 5º lugar.

Félix da Costa estava determinado em conseguir a sua primeira vitória no DTM e ficou na frente até às paragens obrigatórias nas boxes. O português conseguiu uma paragem consistente, mas não supersónica, mas foi o suficiente para ficar na frente dos seus colegas da BMW, e quando todos acabaram de fazer as suas paragens, o português regressou ao comando, mas era fortemente pressionado por Augusto Farfus, Jr. (#18), que tinha passado Spengler nas boxes. Spengler seguia agora pressionado por Timo Glock (#16), que fez uma paragem muito rápida e passou de 6º para 4º.

Apesar da intensa pressão de Farfus, Spengler e Glock, e de nos últimos minutos terem começado a cair algumas gotas de chuva, Félix da Costa não cedeu sob pressão e cruzou a linha de meta para assinar a sua primeira vitória no DTM, e também se torna no primeiro português a vencer neste campeonato.
António fez uma corrida impecável, sem erros, e pode ser este o “clique” que precisava para começar a ter bons desempenhos neste campeonato.
Com este resultado, Félix da Costa passa de 0 para 43 pontos, e sobe de 21º para 8º no campeonato.

Augusto Farfus foi 2º, com Bruno Spengler a completar o pódio.

Timo Glock foi 4º e o vencedor da corrida de ontem, Marco Wittmann (#1), foi 5º, para colocar cinco BMW nas cinco primeiras posições.
É de prever que, na próxima corrida, no Red Bull Ring, os BMW fiquem mais pesados, após terem esmagado a concorrência em Zandvoort.

Pascal Wehrlein (#94) voltou a ser o melhor Mercedes-Benz, com o 6º lugar, na frente de Mattias Ekström (#5), que foi o melhor Audi, e recupera pontos no campeonato para Jamie Green (#53), que foi apenas 13º e não somou pontos este fim de semana.
Christian Vietoris (#8) foi 8º, Adrien Tambay (#) foi 9º e também marcou os seus primeiros pontos esta temporada, e em 10º ficou Gary Paffett (#2), que voltou a ter uma corrida azarada, com uma paragem lenta que lhe custou vários lugares.

Para além de Jamie Green, este fim de semana não foi bom para os líderes do campeonato. Ekström apenas marcou pontos hoje, Edoardo Mortara (#48) conseguiu abandonar nas duas corridas e Robert Wickens (#6) ficou envolvido em acidentes no sábado e no domingo que o deixaram fora dos pontos.
Apenas Pascal Wehrlein conseguiu fazer progressos, pontuando nas duas corridas.

No campeonato, Green tem 81 pontos, Ekström e Wehrlein têm 76, Mortara tem 58, Wickens tem 57, Spengler tem 52, Wittmann tem 49 e logo atrás, como já foi referido acima, vem António Félix da Costa, com 43 pontos.

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.