
A oval do Kentucky recebeu mais uma corrida da NASCAR Sprint Cup Series, e para esta prova a NASCAR introduziu algumas mudanças, que poderão estar em vigor em provas futuras. Os carros agora terão menos capacidade aerodinâmica, com um “spoiler” mais pequeno e outras partes aerodinâmicas a terem mudanças, e os pneus da Goodyear vão ter mais aderência.
Estas mudanças também fizeram com que esta fosse uma corrida muito acidentada, com um recorde de bandeiras amarelas nesta pista, com 11 bandeiras amarelas.
Como não houve qualificação devido à chuva, Kyle Larson (#42) partiu na pole position.
A liderança de Larson não durou muito tempo porque Brad Keselowski (#2) passou-o entre as curvas 1 e 2 na primeira volta.
Jeff Gordon (#42) também aproveitou para chegar ao 2º lugar, deixando Larson em 3º.
Keselowski ganhava vantagem para o pelotão quando surgiu a primeira bandeira amarela na volta 20. J. J. Yeley (#23) tocou em Josh Wise (#98) e este foi para o muro.
A segunda bandeira amarela aconteceu na volta 31. Foi uma bandeira amarela de “competição”. Nas boxes, Keselowski trocou quatro pneus e voltou em 11º, enquanto que os outros trocavam dois pneus. Na liderança ficava Kyle Busch (#18), seguido por Denny Hamlin (#11) e Joey Logano (#22).
Kyle Busch manteve-se na frente, apesar da pressão de Hamlin, no recomeço.
Brad Keselowski usava com bom efeito os quatro pneus novos e em 26 voltas conseguia subir ao 2º lugar, mas Kyle Busch continuava na frente, de forma confortável.

Detritos na curva 4 trouxeram mais uma bandeira amarela, na volta 80. Algumas voltas antes, Denny Hamlin furou um pneu e parou nas boxes mas excedeu a velocidade limite e foi penalizado, perdendo duas voltas.
Kyle Busch manteve a liderança nas boxes.
Jimmie Johnson (#48) teve uma paragem mais demorada porque a sua barra estabilizadora estava fora do sítio.
No recomeço, Brad Keselowski estava em brasa e, após algumas voltas de luta intensa, o campeão de 2012 chegou à liderança na volta 96.
Três voltas depois, Kurt Busch (#41), que tinha muitas dificuldades com o seu carro, fez um pião na saída da última curva, foi para a relva e trouxe nova bandeira amarela.
Keselowski, Kyle Busch e Logano não pararam. Os outros decidiram colocar dois pneus novos.
Denny Hamlin conseguiu chegar ao “free pass” e voltou à volta do líder.
Brad Keselowski começou a impor o seu domínio nesta corrida, fugindo de Kyle Busch e do resto do pelotão.
Na volta 122, J. J. Yeley teve o seu segundo acidente do dia, ao bater no muro. Nova bandeira amarela.
Nas boxes, Brad Keselowski atingiu um dos seus mecânicos que estava a remover uma roda, mas acabou por não ser penalizado. Com isto, Kyle Busch saiu primeiro das boxes, com Martin Truex, Jr. (#78) logo atrás.
A corrida recomeçou na volta 129, e Kyle Busch manteve-se na 1ª posição.
Dale Earnhardt, Jr. (#88) estava a ter uma corrida cheia de problemas, sobretudo com a refrigeração. Um problema com as ventoinhas deixou a temperatura de vários elementos do carro bastante elevadas, mas acabou por ser um pneu a rebentar que o atirou contra o muro, embora sem grande força, na volta 136.
Após mais um recomeço… mais uma bandeira amarela. Tony Stewart (#14) foi empurrado contra o muro na curva 4 por Jamie McMurray (#1). Stewart vinha lento e, na curva 1, Ricky Stenhouse, Jr. (#17) bateu contra Jeb Burton (#26).
Kyle Busch manteve-se na frente uma vez mais mas logo a seguir sai nova amarela, por detritos na curva 4.
Kyle Busch, Carl Edwards (#19), Joey Logano e Kevin Harvick (#4) não pararam nesta bandeira amarela. Brad Keselowski, no 2º lugar, e todos os outros a seguir a Harvick optaram por parar.

Recomeço de corrida na volta 157 com Kyle Busch na liderança, seguido por Edwards e Harvick.
Entretanto, Denny Hamlin continuava a sua recuperação em grande estilo e estava já no 5º lugar.
Jimmie Johnson e Kurt Busch também vinham em recuperação e estavam nos 10 primeiros a 100 voltas do fim.
Os pilotos que não tinham parado anteriormente tentavam poupar combustível para voltarem à janela de combustível ideal e não terem problemas até ao fim. Brad Keselowski aproveitou a diminuição do ritmo de corrida para passar de 5º para 3º.
A bandeira amarela que surgiu na volta 187, por detritos, acabou por ajudar os pilotos em poupança.
Brad Keselowski teve uma péssima paragem e caiu para 15º. Kyle Busch continuava na frente do pelotão, agora seguido por Denny Hamlin, que subia já ao 3º lugar.
Kyle Busch continuava na liderança quando a bandeira verde foi mostrada. Ryan Newman (#31) não parou e recomeçou em 2º mas perdeu rapidamente lugares.
Assim, Hamlin chegava ao 2º lugar e Logano a 3º.
Brad Keselowski estava furioso com a sua paragem lenta e estava ao ataque, chegando ao 7º lugar quando saiu mais uma bandeira amarela na volta 207, causada por um pião de Danica Patrick (#10).
Denny Hamlin fez uma paragem muito rápida e conseguiu chegar ao comando da corrida.
O recomeço foi animado. Kyle Busch atacou Denny Hamlin por fora e quase teve sucesso. Carl Edwards fez três lado a lado mas Hamlin, entre as curvas 1 e 2, conseguiu saltar para a frente do pelotão.
Logano conseguiu passar por Edwards e Kyle Busch e ascendeu ao 2º lugar.
Kyle Larson ficou com a sua corrida estragada quando um pneu começou a roçar na carroçaria. Larson parou mas o problema reapareceu e furou o pneu, trazendo mais uma bandeira amarela a 48 voltas do fim.
Recomeço de corrida a 43 voltas do fim. Edwards deu um toque em Hamlin e este perdeu velocidade. Logano saltou logo para a liderança, perseguido por Kyle Busch e por Carl Edwards. Hamlin vingou-se de Carl Edwards a 41 voltas do fim, passando-o no 3º lugar.
Logano ganhou vantagem sobre Kyle Busch, que ultrapassou um segundo de diferença, mas Busch voltou a ganhar consistência e começou a reduzir a desvantagem bastante depressa à entrada das últimas 30 voltas.
Aproveitando o tráfego, Busch fez o seu primeiro ataque a 22 voltas do fim, mas Logano contra-atacou ao sair melhor da curva 4 e a entrar no “apron”, mas duas voltas depois a velocidade de Busch era já quase impossível de aguentar, e o piloto da Joe Gibbs Racing recuperou o comando da corrida.
Kyle Busch desapareceu dos radares de Logano, ganhou uma vantagem muito confortável e venceu a corrida no Kentucky em grande estilo. É a sua segunda vitória em três corridas e assim continua a reduzir a desvantagem pontual para o 30º classificado, que é agora de 87 pontos. Kyle está em grande forma e está a provar que tem estofo para lutar pelo título.
Joey Logano contentou-se com o 2º lugar e Denny Hamlin foi infeliz no último recomeço, mas chegou no 3º lugar, quando chegou a estar com duas voltas de atraso.
Carl Edwards foi 4º e Matt Kenseth (#20) foi 5º. Os pilotos da Joe Gibbs Racing terminaram e 1º, 3º, 4º e 5º. Foi um grande dia para eles.
Brad Keselowski teve o carro mais rápido mas os seus erros nas boxes prejudicaram-no bastante e foi apenas 6º;
Jeff Gordon, na única pista na NASCAR onde nunca venceu uma corrida, nunca fez pole e nunca liderou uma volta, não conseguiu a proeza de vencer em todas as pistas do campeonato, mas fez um bom esforço.
Kevin Harvick nunca esteve na luta pela liderança e foi apenas 8º, na frente de Jimmie Johnson, que não foi além do 9º lugar após uma corrida difícil.
Kurt Busch conseguiu resolver alguns problemas de afinação no seu carro e fechou o Top 10.
Outros resultados de relevo: Jamie McMurray (#1) está a consolidar a sua posição de piloto com mais pontos sem vitórias e hoje foi 14º;
Aric Almirola foi 12º e aproximou-se mais de Clint Bowyer (#15) nos pontos da Chase Grid, embora ambos ainda podem ficar fora por causa das vitórias de novos pilotos. Bowyer foi 19º.
Paul Menard (#27) continua dentro da Chase e hoje foi 15º;
Martin Truex, Jr. (#78) foi 17º após uma corrida sem grande brilho a partir da segunda metade de prova;
Ryan Newman (#31) não teve um dia fácil e acabou em 20º;
Dale Earnhardt, Jr. foi apenas 21º após todos os seus problemas na refrigeração do carro;
Kasey Kahne (#5) esteve num mau dia e ficou em 27º, mas ainda dentro da Chase Grid por pontos.
A próxima corrida da Sprint Cup será na oval de New Hampshire.
POS. | CAR # | DRIVER | MANUFACTURER | STARTING POS. | LAPS | LAPS LED | + | FINAL STATUS | POINTS | BONUS POINTS |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 18 | Kyle Busch | ![]() |
9 | 267 | 163 |
2
![]() |
Running | 48 | 5 |
2 | 22 | Joey Logano | ![]() |
4 | 267 | 23 |
1
![]() |
Running | 43 | 1 |
3 | 11 | Denny Hamlin | ![]() |
8 | 267 | 13 |
1
![]() |
Running | 42 | 1 |
4 | 19 | Carl Edwards | ![]() |
20 | 267 | 1 |
0
|
Running | 41 | 1 |
5 | 20 | Matt Kenseth | ![]() |
16 | 267 | 0 |
0
|
Running | 39 | 0 |
6 | 2 | Brad Keselowski | ![]() |
2 | 267 | 62 |
1
![]() |
Running | 39 | 1 |
7 | 24 | Jeff Gordon | ![]() |
3 | 267 | 0 |
0
|
Running | 37 | 0 |
8 | 4 | Kevin Harvick | ![]() |
15 | 267 | 0 |
0
|
Running | 36 | 0 |
9 | 48 | Jimmie Johnson | ![]() |
6 | 267 | 0 |
1
![]() |
Running | 35 | 0 |
10 | 41 | Kurt Busch | ![]() |
13 | 267 | 0 |
0
|
Running | 34 | 0 |
11 | 17 | Ricky Stenhouse Jr | ![]() |
17 | 267 | 0 |
2
![]() |
Running | 33 | 0 |
12 | 43 | Aric Almirola | ![]() |
12 | 267 | 0 |
0
|
Running | 32 | 0 |
13 | 6 | Trevor Bayne | ![]() |
28 | 267 | 0 |
2
![]() |
Running | 31 | 0 |
14 | 1 | Jamie McMurray | ![]() |
7 | 267 | 0 |
-1
![]() |
Running | 30 | 0 |
15 | 27 | Paul Menard | ![]() |
14 | 267 | 0 |
0
|
Running | 29 | 0 |
16 | 16 | Greg Biffle | ![]() |
27 | 267 | 0 |
1
![]() |
Running | 28 | 0 |
17 | 78 | Martin Truex Jr | ![]() |
5 | 267 | 0 |
0
|
Running | 27 | 0 |
18 | 55 | David Ragan | ![]() |
25 | 267 | 0 |
0
|
Running | 26 | 0 |
19 | 15 | Clint Bowyer | ![]() |
30 | 267 | 0 |
0
|
Running | 25 | 0 |
20 | 31 | Ryan Newman | ![]() |
26 | 267 | 2 |
0
|
Running | 25 | 1 |
21 | 88 | Dale Earnhardt Jr | ![]() |
10 | 267 | 0 |
-2
![]() |
Running | 23 | 0 |
22 | 9 | Sam Hornish Jr | ![]() |
18 | 267 | 0 |
-1
![]() |
Running | 22 | 0 |
23 | 13 | Casey Mears | ![]() |
21 | 267 | 0 |
2
![]() |
Running | 21 | 0 |
24 | 51 | Justin Allgaier | ![]() |
32 | 267 | 0 |
0
|
Running | 20 | 0 |
25 | 3 | Austin Dillon | ![]() |
11 | 267 | 0 |
0
|
Running | 19 | 0 |
26 | 47 | AJ Allmendinger | ![]() |
24 | 267 | 0 |
0
|
Running | 18 | 0 |
27 | 5 | Kasey Kahne | ![]() |
19 | 266 | 0 |
-1
![]() |
Running | 17 | 0 |
28 | 40 | Landon Cassill | ![]() |
36 | 266 | 0 |
-1
![]() |
Running | 0 | 0 |
29 | 38 | David Gilliland | ![]() |
34 | 266 | 0 |
0
|
Running | 15 | 0 |
30 | 46 | Michael Annett | ![]() |
29 | 266 | 0 |
0
|
Running | 14 | 0 |
31 | 7 | Alex Bowman | ![]() |
31 | 266 | 2 |
0
|
Running | 14 | 1 |
32 | 34 | Brett Moffitt | ![]() |
38 | 266 | 0 |
0
|
Running | 12 | 0 |
33 | 14 | Tony Stewart | ![]() |
22 | 265 | 0 |
-3
![]() |
Running | 11 | 0 |
34 | 10 | Danica Patrick | ![]() |
23 | 265 | 0 |
-2
![]() |
Running | 10 | 0 |
35 | 42 | Kyle Larson | ![]() |
1 | 265 | 0 |
-1
![]() |
Running | 9 | 0 |
36 | 62 | Reed Sorenson | ![]() |
42 | 264 | 1 |
1
![]() |
Running | 9 | 1 |
37 | 35 | Cole Whitt | ![]() |
33 | 264 | 0 |
0
|
Running | 7 | 0 |
38 | 32 | Will Kimmel III | ![]() |
40 | 263 | 0 |
0
|
Running | 6 | 0 |
39 | 23 | J.J. Yeley | ![]() |
41 | 260 | 0 |
-1
![]() |
Running | 0 | 0 |
40 | 33 | Alex Kennedy | ![]() |
43 | 247 | 0 |
0
|
Running | 4 | 0 |
41 | 26 | Jeb Burton | ![]() |
35 | 175 | 0 |
0
|
Suspension | 3 | 0 |
42 | 83 | Matt DiBenedetto | ![]() |
39 | 145 | 0 |
-1
![]() |
Accident | 2 | 0 |
43 | 98 | Josh Wise | ![]() |
37 | 17 | 0 |
-1
![]() |
Accident | 1 | 0 |
Jorge Covas