Depois de termos falado com o responsável máximo do WTCC, François Ribeiro, quisemos saber junto do Eng. Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, quais eram as impressões que a autarquia tinha da edição 45 do Circuito Internacional de Vila Real.

Segundo o autarca, “o balanço é extraordinário. Na sexta-feira foi a adaptação à pista, ontem [Sábado] já estava muita gente, para um dia de treinos, mas hoje está um dia absolutamente extraordinário. Todas as informações que vou recolhendo, dos pilotos, do WTCC e dos jornalistas que acompanham o mundial, é que o ambiente é magnífico. Existe aqui e ali, um ou outro problema, coisas naturais do desporto motorizado. Nem eu esperava para a primeira organização do WTCC que corresse tão bem.”
Sendo as chicanes a critica mais ouvida pelos pilotos durante o fim de semana e sendo Rui Santos também concorrente no Troféu Abarth 500 Portugal, perguntamos o que poderá ser mudado. “Sabemos que haverá dificuldades, pequenos erros, mas que tentaremos, com humildade, corrigir no próximo ano. Também eu, como piloto, critico as chicanes, mas isso é pensado pela FIA. Nada tem a ver com a organização do evento, nem com o CAVR, nem com APCIVR”, respondeu o presidente.
Quanto à situação porque passou Manuel Pedro Fernandes (a não atribuição da licença internacional, quando o piloto já tinha testado Cruze WTCC), Rui Santos mostrou-se solidário pelo piloto da terra: “Pessoalmente, tenho pena. Acho que fazia todo o sentido e faz falta, mas os regulamentos são os regulamentos. Eu percebo a posição do presidente da FPAK, também percebo a posição do Manuel Pedro Fernandes e tentei ajudar naquilo que podia, mas no final as regras são para cumprir e vamos apostar que no próximo ano o Manuel Pedro tenha todos os requisitos para que a licença internacional lhe possa ser atribuída.”
O fim de semana passado irá com certeza entrar para a história da cidade de Vila Real, com o regresso tão esperado pelas gentes da Bila, pelas corridas internacionais e onde, mesmo não havendo ainda números, esteve presente muita gente.
Pedro Mendes
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “Rui Santos: “Balanço é extraordinário””