A IndyCar passou pela oval curta e técnica de Milwaukee, onde foi estreado o pacote aerodinâmico para ovais curtas.

Josef Newgarden (#67) foi o grande dominador nos treinos e fez com classe a pole em Milwaukee. As sessões foram feitas sempre no domingo.
No arranque, Newgarden manteve a liderança, e Tony Kanaan (#10) passou de 4º para 2º por fora nas curvas 1 e 2, deixando para trás Ryan Briscoe (#5) e Sage Karam (#8).
Em 20 voltas, Briscoe passou Kanaan e colou-se na traseira de Newgarden, que estava a ter dificuldades para colocar uma volta de avanço no seu colega de equipa, Ed Carpenter (#20).
Briscoe fez um grande ataque na volta 30, colocando-se lado a lado com Newgarden, mas apesar de ter a trajetória interior, Newgarden conseguiu, de alguma forma, manter-se na liderança.
Mais atrás, Sébastien Bourdais (#11) tinha feito um arranque fantástico, subindo de 11º para 6º, e Hélio Castroneves (#3) que, incrivelmente, não foi autorizado a participar na qualificação por ter falhado a ordem de chamada para a pista, estava ao fim de 45 voltas no 17º lugar. Ele foi o primeiro piloto a parar na volta 48, e nas 15 voltas seguintes o resto do pelotão fez o mesmo.
Ryan Briscoe perdeu segundos valiosos na sua paragem porque o macaco não funcionou, e ele caiu para 18º.
Os pilotos que pararam primeiro ganharam tempo, e a ordem alterou-se bastante. Após as paragens, Newgarden liderava, agora na frente de Scott Dixon (#9), Juan Pablo Montoya (#2), Sébastien Bourdais e Tony Kanaan.
As posições estabilizaram-se entre os líderes até à segunda ronda de paragens que começou a partir da volta 97.
Newgarden fez uma paragem nas boxes um pouco mais lenta e Scott Dixon, que esteve dentro de um segundo antes das paragens nas boxes, não teve problemas em sair das boxes na frente de Newgarden, assumindo a liderança ao fim de 102 voltas.

Na volta 114, James Jakes (#7), que até estava a fazer uma corrida positiva, teve problemas no motor e ficou parado em pista, trazendo a primeira bandeira amarela da corrida.
A maior parte do pelotão decidiu entrar nas boxes em bandeira amarela. Newgarden perdeu quatro posições nas boxes porque a entrada de Sébastien Bourdais para a sua box fez com que Newgarden hesitasse na saída.
Dixon foi o primeiro a sair, com Marco Andretti (#27), Will Power (#1), Tony Kanaan, Graham Rahal (#15) e Josef Newgarden.
Dixon saiu das boxes no 6º lugar, e à sua frente, sem terem parado nas boxes, estavam Sébastien Bourdais (na liderança), Ryan Hunter-Reay (#28), Simon Pagenaud (#22), Justin Wilson (#25) e Ryan Briscoe (#5).
Após 16 voltas em bandeira amarela, Bourdais recomeçou na liderança, e aproveitou o facto de estarem três carros atrasados para se distanciar de Ryan Hunter-Reay.
O recomeço não durou muito tempo, porque entre as curvas 3 e 4, Briscoe fez um pião e Will Power não o conseguiu evitar. Ambos foram contra o muro com violência. Segunda bandeira amarela da corrida na volta 132.
A corrida recomeçou na volta 142. Mais uma vez, Bourdais aproveitou alguns carros dobrados atrás de si para ganhar terreno.
Estes carros comprometeram o arranque de Hunter-Reay, que caiu de 2º para 6º.
Josef Newgarden tinha feito um grande arranque e era agora 2º, com Tony Kanaan, Scott Dixon e Simon Pagenaud logo atrás.

Com a pista livre, Bourdais estava literalmente ao ataque e ganhou uma vantagem incrível de 17 segundos em 20 voltas, o que era inacreditável.
O francês parou na volta 171 e saiu em 13º, mas com pneus novos ele praticamente ignorava os seus adversários e, na volta 188, conseguiu chegar à liderança.
Duas voltas antes, Newgarden tinha parado e acabou por sair das boxes com uma volta de atraso para Bourdais.
Nesta altura, a boa corrida (dentro dos 10 primeiros) de Sage Karam tinha acabado após um toque no muro.
Na volta 201, e numa altura em que todos tinham feito as suas paragens, exceto Castroneves, Bourdais conseguiu ficar com uma volta de vantagem para o 2º classificado, Josef Newgarden. Com o francês a ter que fazer mais uma paragem, era de esperar um final apertado.
Newgarden estava a sentir a pressão e escapou por um triz de um toque no muro nas curvas 3 e 4. Kanaan não hesitou e passou-o.
Bourdais parou na volta 212 e saiu das boxes ainda na liderança, com dois segundos para Castroneves (que teria mais uma paragem, em princípio) e oito segundos para Kanaan e Newgarden.
Bourdais ganhou ainda mais tempo aos rivais, e a vantagem estava já em mais de 10 segundos para Kanaan quando… Justin Wilson (#25) partiu o motor e ficou parado em pista. Era mostrada a bandeira amarela a 30 voltas do fim, e Bourdais tinha azar com isto.
O francês não parou, tal como Montoya e Carpenter, e todos os pilotos atrás pararam. Castroneves conseguiu uma paragem “grátis” e foi o primeiro a sair das boxes (4º lugar em pista), seguido de Rahal, Dixon, Kanaan, Newgarden (estes dois perderam posições) e Andretti.
O último sprint até à meta iniciou-se a 18 voltas do fim. Bourdais ganhou vantagem para Montoya, e Carpenter era engolido pelo pelotão. Castroneves deu o seu melhor e a 17 voltas do fim passou Montoya e ascendeu ao 2º lugar, e agora tinha Bourdais pela frente, com pneus 20 voltas mais desgastados.
Rahal também subiu posições e passou para 3º em troca com Montoya.

Apesar dos esforços de Castroneves, Bourdais, de alguma forma, tinha uma afinação fantástica no seu carro, e nem mesmo o facto de ter pneus mais usados o impediu de ganhar terreno a Castroneves até ao fim da corrida.
Sébastien Bourdais assinou a segunda vitória da temporada. Foi uma segunda metade de corrida verdadeiramente inacreditável do francês, que simplesmente não teve rivais à altura.
Castroneves terminou em 2º, após uma recuperação fantástica do último lugar. Graham Rahal completou o pódio após uma excelente corrida.
Juan Pablo Montoya, com pneus já muito usados, conseguiu manter-se no 4º lugar.
Josef Newgarden e Tony Kanaan ficaram em 5º e 6º, respetivamente. Eles conseguiram passar por Scott Dixon a seis voltas do fim, após um erro do piloto da Chip Ganassi, que acabou no 7º lugar.
Marco Andretti, Simon Pagenaud e Ed Carpenter fecharam os 10 primeiros.
No campeonato, Juan Pablo Montoya aumenta ainda mais a vantagem para os seus rivais. Montoya tem agora 439 pontos, Dixon é agora 2º com 385, Graham Rahal sobe ao 3º lugar com 370, com os mesmos pontos de Hélio Castroneves, Will Power cai para 5º com 369, e Sébastien Bourdais sobe ao 6º lugar, mas a 96 pontos de atraso, com 343.
A próxima ronda está marcada para a oval de Iowa Speedway.
Pos. | piloto | equipa | Tempo | |
---|---|---|---|---|
1. | S. Bourdais | KV | 1:56:46.826 | |
2. | H. Castroneves | Penske | +2.236 | |
3. | G. Rahal | Rahal Letterman | +2.878 | +0.642 |
4. | JP. Montoya | Penske | +10.002 | +7.124 |
5. | J. Newgarden | CFH | +11.547 | +1.545 |
6. | T. Kanaan | Ganassi | +12.400 | +0.853 |
7. | S. Dixon | Ganassi | +12.998 | +0.598 |
8. | M. Andretti | Andretti | +13.063 | +0.065 |
9. | S. Pagenaud | Penske | +13.695 | +0.632 |
10. | E. Carpenter | CFH | +15.435 | +1.740 |
11. | G. Chaves | Herta | +16.601 | +1.166 |
12. | C. Kimball | Ganassi | +17.420 | +0.819 |
13. | R. Hunter-Reay | Andretti | +17.943 | +0.523 |
14. | T. Sato | Foyt | +18.318 | +0.375 |
15. | C. Munoz | Andretti | +18.905 | +0.587 |
16. | T. Vautier | Coyne | s/tempo | +0.587 |
17. | J. Hawksworth | Foyt | s/tempo | +0.587 |
18. | J. Wilson | Andretti | s/tempo | +0.587 |
19. | S. Karam | Ganassi | s/tempo | +0.587 |
20. | S. Coletti | KV | s/tempo | +0.587 |
21. | R. Briscoe | Schmidt | s/tempo | +0.587 |
22. | W. Power | Penske | s/tempo | +0.587 |
23. | J. Jakes | Schmidt | s/tempo | +0.587 |
24. | P. Mann | Coyne | s/tempo | +0.587 |
Jorge Covas