A segunda corrida do fim de semana no DTM, no Red Bull Ring, trouxe muita chuva. A partida teve que ser adiada alguns minutos devido às condições da pista.
Após onze minutos atrás do Safety Car, que contaram no tempo da corrida, a corrida começou com Mattias Ekström (#5), que tinha feito a pole, na frente da corrida, seguido por Mike Rockenfeller (#99), Gary Paffett (#2), Pascal Wehrlein (#94) e Robert Wickens (#6).

Ao fim de cinco minutos de bandeira verde, vários pilotos optaram por parar para troca de pneus, mas sempre com os pneus de chuva forte, entre eles Jamie Green (#53), Christian Vietoris (#8) e Marco Wittmann (#1).
Na frente da corrida, Pascal Wehrlein tinha duas saídas de pista e acabou por cair para o 7º lugar.
Mais à frente, Paffett passou por fora Rockenfeller na curva 4 e chegava ao 2º lugar. O britânico começava a tirar tempo a Ekström, que tinha descolado do pelotão logo no arranque.
Os líderes começaram a parar no início da segunda metade da corrida. Rockenfeller perdia o 3º lugar para Edoardo Mortara (#48), o vencedor da corrida de ontem.
Paffett fez também a sua paragem, mas acabou por ser um pouco lenta e ficou a seis segundos de Ekström, que facilmente manteve a liderança.
A partir daqui, Paffett começava a retirar tempo a Ekström, mas o sueco conseguiu responder nas voltas finais.
Já na última volta, a luta pelo 6º lugar acabou mal. Pascal Wehrlein conseguiu passar na curva 2 Timo Scheider (#10) e Robert Wickens, mas na travagem para a curva 3, Scheider não evitou um toque em Wickens. O canadiano tocou em Wehrlein e ambos acabaram a corrida na gravilha.
Scheider, esse, saiu incólume.
Mattias Ekström vence pela segunda vez esta temporada. O piloto sueco, aos comandos do Audi, passa a assumir a liderança do campeonato, aproveitando os azares de Pascal Wehrlein.
Gary Paffett assina o segundo lugar, o seu melhor resultado esta temporada, com Edoardo Mortara a terminar um bom fim de semana no 3º lugar.

Mike Rockenfeller tentou passar o italiano nas últimas voltas mas acabou por ficar em 4º, com Nico Müller (#51) a vir de 11º para 5º, Timo Scheider foi 6º, Lucas Auer (#22) veio do 16º lugar para 7º, com Maximilian Götz (#84) (ambos a fazerem os melhores resultados no campeonato), Christian Vietoris (#8) teve saídas de pista mas acabou em 9º, tal como Paul di Resta (#3), que também teve momentos na gravilha, mas ainda acabou no 10º e último lugar pontuável.
Má corrida para Jamie Green (#53), que não foi além do 18º lugar. Marco Wittmann (#1) também está a ficar longe de revalidar o título, com o 12º posto.
António Félix da Costa (#13), que começou do 18º lugar, foi um dos últimos a parar, chegando a andar em 3º. Após a paragem caiu para 12º e terminaria a corrida no 11º lugar, fora dos pontos, mas acabou mesmo por ser o melhor BMW nesta corrida.

*Timo Scheider foi excluído da classificação da corrida 2 em Spielberg. Houve uma informação anterior que nos dizia que não haveria lugar a penalização ao piloto por ter “empurrado” os dois Mercedes (Wehrlein e Wickens) para fora de pista, mas o colégio de comissários decidiu penalizar o piloto da Audi da pior forma. Scheider que terminou na 6ª posição fica assim sem classificação nessa corrida.
Classificação da corrida 2:
1. Mattias Ekstrom SWE Abt Sportsline Audi RS5 DTM 34 voltas
2. Gary Paffett GBR ART Mercedes AMG C63 DTM +4.334s
3. Edoardo Mortara ITA Abt Audi RS5 DTM +23.555s
4. Mike Rockenfeller GER Phoenix Audi RS5 DTM +25.445s
5. Nico Muller SUI Rosberg Audi RS5 DTM +29.964s
6. Timo Scheider GER Phoenix Audi RS5 DTM +41.946s*
7. Lucas Auer AUT ART Mercedes AMG C63 DTM +43.726s
8. Maximilian Gotz GER Mucke Mercedes AMG C63 DTM +44.620s
9. Christian Vietoris GER HWA Mercedes AMG C63 DTM +1:00.668s
10. Paul di Resta GBR HWA Mercedes AMG C63 DTM +1:01.506s
A próxima dupla jornada será em Moscovo.
Os melhores momentos da corrida 2:
Jorge Covas
Um pensamento sobre “Deutsche Tourenwagen Masters: Red Bull Ring Corrida 2”