F1 – GP da Bélgica: Antevisão

foto: Wikipedia
foto: Wikipedia

Depois da longa paragem para as férias de Verão, voltamos as emoções da Formula 1 numa pista muito especial. Spa Francorchamps, ou simplesmente Spa. É considerada por muitos fãs da modalidade a melhor pista do mundo, opinião que partilhamos a 100%. Mónaco tem o glamour, a história, a fama. Mas não permite que os carros possam ir aos limites. Testa a capacidade dos pilotos é verdade mas para as máquinas chega a ser um passeio e como é uma pista muito peculiar, as corridas tornam-se difíceis e por vezes pouco interessantes.

Em Spa a conversa é outra. Spa tem história, tradição mas para além disso, todo o traçado é rápido, com curvas que são um desafio para todos os pilotos e máquinas. Será provavelmente a pista com o traçado mais bem concebido para o que se pretende da F1. E de todas as curvas que merecem destaque há uma que se sobrepõe a todas as outras. O complexo Eau Rouge / Raidillon. Uma sequência de curvas a subir, cuja percentagem de inclinação chega aos 20%, o que dá aos pilotos a sensação de estarem a ser lançados para o céu. É o grande desafio para os pilotos e o ponto mais alto para os adeptos. Mas há também a recta Kemmel, a curva Stavelot, a curva Puhon, a curva Blanchimont. Esta pista reúne todos os ingredientes para tornar a corrida espectacular.

11866265_774113942695262_1324987132855748738_nA história desta pista remonta a 1920 quando foi idealizada por Jules de Their and Henri Langlois Van Ophem, cuja primeira corrida teve lugar em 1922. O traçado original era de 15Km que passava pelas vilas de Spa, Malmedy e Stavelot. Era essencialmente uma pista de velocidade com grandes rectas e apenas 3 curvas lentas.

A história foi feita de altos e baixos, com a pista a sofrer várias remodelações. para garantir a segurança dos pilotos. Mas uma coisa se manteve intacta. A espírito de Spa. As velocidades estonteantes, as curvas rápidas. Spa é uma pérola no calendário da F1.

O que esperar em 2015

A F1 regressa depois de uma longa pausa de Verão, onde as equipas tiveram tempo de rever algumas partes, embora oficialmente as fábricas fechem e não sejam permitidos trabalhos. Mas já se sabe que o mundo da F1 não perde tempo e as equipas tentaram de uma forma ou outra ganhar mais alguma vantagem. No entanto, não se esperam grandes mudanças. A Mercedes deverá manter a vantagem ( e não quererá repetir o erro do ano passado), a Ferrari deverá continuar a sua perseguição aos alemães, a Williams deverá apresentar-se em forma, numa pista que os favorece.

foto: Mercedes AMG Petronas
foto: Mercedes AMG Petronas

As novidades surgem mais abaixo na tabela. A Toro Rosso espera a partir da segunda metade da época começar a melhorar as suas performances e aponta para o 5º lugar como meta, tal como a Lotus e a Force India (que nos desperta grande curiosidade, pois prometem muito para esta segunda metade).Da Sauber não há ainda grandes novidades mas seria excelente se conseguissem introduzir algumas melhorias no seu quase inalterado carro.

As grandes novidades chegam da Red Bull e da McLaren. Se na Red Bull as mudanças apontam para o futuro, com rumores a apontarem um acordo eminente entre os austríacos e a Mercedes, o que pode confirmar definitivamente o divórcio com a Renault e a aposta dos franceses numa equipa própria. Será uma boa mudança para a a Red Bull? Possivelmente não. A Mercedes teria assim “sob controlo” uma das rivais directa. E nesta fase em que os motores têm uma importância redobrada, esse controlo seria um trunfo. A McLaren está a preparar melhorias para Spa. Neste caso é a Honda que anuncia uma melhoria na unidade motriz que, segundo os japoneses, poderá colocar a equipa ao nível da Ferrari (pois claro que sim! Melhorias sim mas chegar à Scuderia seria um salto enorme).Desde início que apostávamos numa forte segunda metade para a equipa. Veremos se Spa traz boas indicações.

Dados da pista:

CK2QZCyWUAAxEseComprimento da pista: 7.004Km

Distância de corrida: 308Km

Nº de voltas: 44

Volta mais rápida em corrida: 1:47:263, Sebastian Vettel (2009)

Volta mais rápida: 1:44:503 , Jarno Truli (2009)

Nível de apoio aerodinâmico: médio

Passagens de caixa por volta: 44

Uso de combustível por volta: 2.2 L

Pneus: Médios e macios

Traçado da pista:

Sem Título

Onboard da pista:

No ano passado foi assim:

Lista dos vencedores:

Ano Piloto Equipa Detalhes
2015 Detalhes
2014 Austrália Daniel Ricciardo Red BullRenault Detalhes
2013 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2012 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Detalhes
2011 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2010 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Detalhes
2009 Finlândia Kimi Raikkonen Ferrari Detalhes
2008 Brasil Felipe Massa Ferrari Detalhes
2007 Finlândia Kimi Raikkonen Ferrari Detalhes
Não houve em 2006
2005 Finlândia Kimi Räikkönen McLarenMercedes Detalhes
2004 Finlândia Kimi Räikkönen McLarenMercedes Detalhes
Não houve em 2003
2002 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2001 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2000 Finlândia Mika Häkkinen McLarenMercedes Detalhes
1999 Reino Unido David Coulthard McLarenMercedes Detalhes
1998 Reino Unido Damon Hill JordanMugen Honda Detalhes
1997 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1996 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1995 Alemanha Michael Schumacher BenettonRenault Detalhes
1994 Reino Unido Damon Hill WilliamsRenault Detalhes
1993 Reino Unido Damon Hill WilliamsRenault Detalhes
1992 Alemanha Michael Schumacher BenettonFord Detalhes
1991 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1990 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1989 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1988 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1987 França Alain Prost McLarenTAG Detalhes
1986 Reino Unido Nigel Mansell WilliamsHonda Detalhes
1985 Brasil Ayrton Senna LotusRenault Detalhes
Não houve em 1984
1983 França Alain Prost Renault Detalhes
Não houve de 1971 à 1982
1970 México Pedro Rodríguez BRM Detalhes
Não houve em 1969
1968 Nova Zelândia Bruce McLaren McLarenFord Detalhes
1967 Nova Zelândia Dan Gurney EagleWeslake Detalhes
1966 Reino Unido John Surtees Ferrari Detalhes
1965 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1964 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1963 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1962 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1961 Estados Unidos Phil Hill Ferrari Detalhes
1960 Austrália Jack Brabham CooperClimax Detalhes
Não houve em 1959
1958 Reino Unido Tony Brooks Vanwall Detalhes
Não houve em 1957
1956 Reino Unido Peter Collins Ferrari Detalhes
1955 Argentina Juan Manuel Fangio Mercedes Detalhes
1954 Argentina Juan Manuel Fangio Maserati Detalhes
1953 Itália Alberto Ascari Ferrari Detalhes
1952 Itália Alberto Ascari Ferrari Detalhes
1951 Itália Giuseppe Farina Alfa Romeo Detalhes
1950 Argentina Juan Manuel Fangio Alfa Romeo Detalhes
1949 França Louis Rosier Talbot Detalhes
Não houve em 1948
1947 França Jean-Pierre Wimille Alfa Romeo Detalhes
1946 França Eugène Chaboud Delage Detalhes
Não houve de 1940 à 1945
1939 Alemanha Hermann Lang Mercedes-Benz Detalhes
Não houve em 1938
1937 Alemanha Rudolf Hasse Auto Union Detalhes
Não houve em 1936
1935 Alemanha Rudolf Caracciola Mercedes-Benz Detalhes
1934 França René Dreyfus Bugatti Detalhes
1933 Itália Tazio Nuvolari Maserati Detalhes
Não houve em 1932
1931 França William Grover-Williams
Italy Carlo A. Conelli
Bugatti Detalhes
1930 Mónaco Louis Chiron Bugatti Detalhes
Não houve de 1926 à 1929
1925 Itália Antonio Ascari Alfa Romeo Detalhes

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.