
Depois da longa paragem para as férias de Verão, voltamos as emoções da Formula 1 numa pista muito especial. Spa Francorchamps, ou simplesmente Spa. É considerada por muitos fãs da modalidade a melhor pista do mundo, opinião que partilhamos a 100%. Mónaco tem o glamour, a história, a fama. Mas não permite que os carros possam ir aos limites. Testa a capacidade dos pilotos é verdade mas para as máquinas chega a ser um passeio e como é uma pista muito peculiar, as corridas tornam-se difíceis e por vezes pouco interessantes.
Em Spa a conversa é outra. Spa tem história, tradição mas para além disso, todo o traçado é rápido, com curvas que são um desafio para todos os pilotos e máquinas. Será provavelmente a pista com o traçado mais bem concebido para o que se pretende da F1. E de todas as curvas que merecem destaque há uma que se sobrepõe a todas as outras. O complexo Eau Rouge / Raidillon. Uma sequência de curvas a subir, cuja percentagem de inclinação chega aos 20%, o que dá aos pilotos a sensação de estarem a ser lançados para o céu. É o grande desafio para os pilotos e o ponto mais alto para os adeptos. Mas há também a recta Kemmel, a curva Stavelot, a curva Puhon, a curva Blanchimont. Esta pista reúne todos os ingredientes para tornar a corrida espectacular.
A história desta pista remonta a 1920 quando foi idealizada por Jules de Their and Henri Langlois Van Ophem, cuja primeira corrida teve lugar em 1922. O traçado original era de 15Km que passava pelas vilas de Spa, Malmedy e Stavelot. Era essencialmente uma pista de velocidade com grandes rectas e apenas 3 curvas lentas.
A história foi feita de altos e baixos, com a pista a sofrer várias remodelações. para garantir a segurança dos pilotos. Mas uma coisa se manteve intacta. A espírito de Spa. As velocidades estonteantes, as curvas rápidas. Spa é uma pérola no calendário da F1.
O que esperar em 2015
A F1 regressa depois de uma longa pausa de Verão, onde as equipas tiveram tempo de rever algumas partes, embora oficialmente as fábricas fechem e não sejam permitidos trabalhos. Mas já se sabe que o mundo da F1 não perde tempo e as equipas tentaram de uma forma ou outra ganhar mais alguma vantagem. No entanto, não se esperam grandes mudanças. A Mercedes deverá manter a vantagem ( e não quererá repetir o erro do ano passado), a Ferrari deverá continuar a sua perseguição aos alemães, a Williams deverá apresentar-se em forma, numa pista que os favorece.

As novidades surgem mais abaixo na tabela. A Toro Rosso espera a partir da segunda metade da época começar a melhorar as suas performances e aponta para o 5º lugar como meta, tal como a Lotus e a Force India (que nos desperta grande curiosidade, pois prometem muito para esta segunda metade).Da Sauber não há ainda grandes novidades mas seria excelente se conseguissem introduzir algumas melhorias no seu quase inalterado carro.
As grandes novidades chegam da Red Bull e da McLaren. Se na Red Bull as mudanças apontam para o futuro, com rumores a apontarem um acordo eminente entre os austríacos e a Mercedes, o que pode confirmar definitivamente o divórcio com a Renault e a aposta dos franceses numa equipa própria. Será uma boa mudança para a a Red Bull? Possivelmente não. A Mercedes teria assim “sob controlo” uma das rivais directa. E nesta fase em que os motores têm uma importância redobrada, esse controlo seria um trunfo. A McLaren está a preparar melhorias para Spa. Neste caso é a Honda que anuncia uma melhoria na unidade motriz que, segundo os japoneses, poderá colocar a equipa ao nível da Ferrari (pois claro que sim! Melhorias sim mas chegar à Scuderia seria um salto enorme).Desde início que apostávamos numa forte segunda metade para a equipa. Veremos se Spa traz boas indicações.
Dados da pista:
Distância de corrida: 308Km
Nº de voltas: 44
Volta mais rápida em corrida: 1:47:263, Sebastian Vettel (2009)
Volta mais rápida: 1:44:503 , Jarno Truli (2009)
Nível de apoio aerodinâmico: médio
Passagens de caixa por volta: 44
Uso de combustível por volta: 2.2 L
Pneus: Médios e macios
Traçado da pista:
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Lista dos vencedores:
Fábio Mendes