
Começou o rally da Alemanha com a realização das primeiras oito especiais cronometradas de uma prova que durará até domingo. Como era esperado foi o duelo entre Ogier e Latvala que esteve em destaque no decorrer do dia, com vantagem para o francês face ao seu colega de equipa, chegando ao final da primeira etapa com uma vantagem de 9,5´s sobre Latvala.
O finlandês ainda liderou a prova, mas nas segundas passagens na parte da tarde ,Ogier foi mais expressivo e dilatou a vantagem.
A Volkswagen foi a grande dominadora do dia com Mikkelsen a completar um pódio para já 100% da marca Alemã, depois de Meeke ter saído de estrada e com isso danificado a suspensão do carro sendo obrigado a concluir as especiais da tarde nesse estado, o que o fez perder muito tempo, caindo muito na geral bem para fora do top10. Ele que seria a grande aposta para contrariar o domínio dos homens da “casa”.
Com isso é a Volkswgen que detem os lugares do pódio até ao momento.

O melhor “não Volskwagen” é Sordo, na 4º posição, depois de uma bela luta com Neuville ao longo deste dia por esse estatuto. Deixa o seu colega de equipa da Hyundai atrás de si mas com uma curta margem de apenas 1,9´s de diferença, ficando tudo em aberto para os restantes dias de competição.
Em 6º e 7º surgem os pilotos da M-Sport, com vantagem para já para Evans face a Tanak, que não começou bem o rally, marcando tempos bem modestos na parte da manhã, vindo a recuperar lugares já na parte da tarde, estando ambos separados por apenas 5´s.
Em 8º mais um Hyundai, H. Paddon deixando atrás de si o que agora é o melhor dos Citroen, M.Ostberg num lugar bem modesto para as suas aspirações, num tipo de terreno onde decididamente não é o seu forte.
A fechar o top10 o jovem francês S. Lefevbre em Citroen Ds3 WRC, fazendo a a sua estreia na categoria máxima dos ralis.
Quem também já perdeu muito tempo, para além de Meeke foi Kubica, igual a sí próprio.
Classificação geral no final do 1º dia:
1. | 1 | S. OGIER | 1:19:13.5 | ||
2. | 2 | J. LATVALA | 1:19:23.0 | +9.5 | +9.5 |
3. | 9 | A. MIKKELSEN | 1:19:48.4 | +25.4 | +34.9 |
4. | 8 | D. SORDO | 1:20:20.3 | +31.9 | +1:06.8 |
5. | 7 | T. NEUVILLE | 1:20:22.2 | +1.9 | +1:08.7 |
6. | 5 | E. EVANS | 1:20:35.6 | +13.4 | +1:22.1 |
7. | 6 | O. TANAK | 1:20:41.3 | +5.7 | +1:27.8 |
8. | 20 | H. PADDON | 1:20:44.9 | +3.6 | +1:31.4 |
9. | 4 | M. OSTBERG | 1:20:48.9 | +4.0 | +1:35.4 |
10. | 12 | S. LEFEBVRE | 1:21:40.8 | +51.9 | +2:27.3 |
No WRC2 quem lidera é Kopecký em Skoda Fabia R5, abrindo já uma boa vantagem para C. Breen que é segundo a 1:22m do líder da categoria. Na terceira posição segue Eric Camilli em Fiesta R5.
Lappi teve uma saída de estrada muito forte enquanto Nasser com um dia complicado não vai alem do 6º lugar para já.
Classificação WRC2:
1. | 45 | Kopecký Jan – Dresler Pavel Škoda Fabia R5 |
RC2 | 1:23:20.7 | 98.1 | |
2. | 42 | Breen Craig – Martin Scott Peugeot 208 T16 |
RC2 | 1:24:43.3 | +1:22.6 +1:22.6 |
96.5 0.61 |
3. | 44 | Camilli Eric – Veillas Benjamin Ford Fiesta R5 |
RC2 | 1:24:57.6 | +1:36.9 +14.3 |
96.3 0.71 |
4. | 34 | Giordano Quentin – Sarreaud V. Citroën DS3 RRC |
RC2 | 1:25:59.6 | +2:38.9 +1:02.0 |
95.1 1.17 |
5. | 76 | Suninen Teemu – Markkula Mikko Ford Fiesta R5 |
RC2 | 1:27:10.3 | +3:49.6 +1:10.7 |
93.8 1.68 |
6. | 38 | Al-Attiyah Nasser – Baumel Matthieu Škoda Fabia R5 |
RC2 | 1:27:59.2 | +4:38.5 +48.9 |
92.9 2.04 |
7. | 50 | Solans Nil – Ibáñez Sotos M. Peugeot 208 T16 |
RC2 | 1:28:28.0 | +5:07.3 +28.8 |
92.4 2.25 |
8. | 49 | Koči Martin – Kostka Lukáš Peugeot 208 T16 |
RC2 | 1:29:06.5 | +5:45.8 +38.5 |
91.8 2.54 |
9. | 48 | Kreim Fabian – Christian Frank Škoda Fabia R5 |
RC2 | 1:30:35.1 1:00 |
+7:14.4 +1:28.6 |
91.3 3.19 |
10. | 33 | Rendina Massimiliano – Inglesi E. Mitsubishi Lancer Evo X |
RC2 | 1:31:22.6 | +8:01.9 +47.5 |
89. |

Amanhã o dia mais longo de todo o rally, são 9 especiais e 170km cronometrados que os pilotos tem que percorrer.
Estamos de volta amanha, para mais uma resumo do dia, e não perca ao longo do dia as infirmações sobre o avançar da prova!
Até lá…If in odubt flat out!
Carlos Mota