WRX: Peugeot Hansen encontrou o rumo do sucesso

Hoje foi dia de todas as decisões no “Inferno da Noruega”. O HellRX viu a Peugeot Hansen dominar no dia de ontem com os seus dois pilotos a acabar na frente da tabela de pontos intermédios de qualificação para as semi finais.

Para o dia de todas as decisões o público aderiu mais uma vez em grande número para o espetáculo do mundo do ralicross.

Heat 3

press%2F2015_8_NOR_SOLBERG_%28106%29Na terceira heat de qualificação Timmy Hansen repetiu a vitória da segunda heat sendo novamente o piloto mais rápido em pista. O jovem sueco conseguiu bater Mattias Ekstrom que neste segundo dia de prova conseguiu o seu primeiro bom resultado numa heat de qualificação depois de ter apenas conseguido ser vigésimo terceiro e vigésimo segundo na primeira e segunda heat respetivamente.

Com o terceiro melhor tempo ficou Anton Marklund, o sueco mesmo com alguns problemas na roda direita do seu Audi conseguiu um excelente resultado.

Já nos pilotos do campeonato europeu Tommy Rustad voltou a ser o mais rápido depois de o ter feito tambem na primeira heat. Rustad foi o décimo segundo da geral e conseguiu bater os pilotos Frode Holte e Jean-Baptiste DUBOURG, segundo e terceiro do europeu e décimo sétimo e décimo nono respetivamente.

Heat 4

Na última heat do dia o atual campeão do mundo Petter Solberg foi novamente o mais rápido. O norueguês que tinha sido o mais rápido na primeira heat repetiu o feito nesta última heat de qualificação ao volante do seu DS3. Como segundo piloto mais rápido ficou Timmy Hansen. O jovem da Peugeot Hansen continuava a demonstrar o seu bom andamento na Noruega.

Com o terceiro melhor tempo terminou Andreas Bakkerud com o seu Fiesta da Ford Olsbergs MSE.

Tommy Rustad voltou a ser o mais rápido nesta ultima heat de qualificação do campeonato europeu. Era a terceira vitoria pra o piloto no seu campeonato com um nono lugar da geral. Como segundo piloto mais rápido ficou Jean-Baptiste DUBOURG na decima sétima posição da geral e com o terceiro melhor tempo o piloto Frode Holte logo atras na decima oitava posição da geral.

Com o terminar das quatro heat de qualificação os doze pilotos que seguiram para as duas semi finais foram: Timmy Hansen, Petter Solberg, Davy Jeanney, Timur Timerzyanov, Anton Marklund, PG Andersson, Reinis Nitiss, Andreas Bakkerud, Robin Larsson, Mattias Ekstrom, Heinning Solberg e Alx Danielsson.

Semi Final 1

press%2F2015_8_NOR_JEANNEY_%28102%29Na primeira semi final alinharam na grelha os pilotos Timmy Hansen, Davy Jeanney, Anton Marklund, Reinis Nitiss, Robin Larsson e Heinning Solberg.

Timmy Hansen começou a corrida da primeira linha da grelha com o companheiro de equipa a seu lado, Anton Marklund e Reinis Nitiss começaram da segunda linha e da última linha da grelha Robin Larsson e Heinning Solberg.

Timmy Hansen começou bem a corrida e manteve a primeira posição desde a primeira volta ate ao final. Mais atras a luta esteve bem mais animada pelas posições que dão direito a uma vaga na final.

Na segunda posição terminou o seu companheiro de equipa Davy Jeanney que ainda chegou a andar na quarta posição mas aproveitou os erros de Anton Marklund e Robin Larsson nas suas Joker Lap para garantir o seu segundo lugar.

Robin Larsson foi o terceiro e ultimo piloto a qualificar-se para a final aproveitando também os erros de Anton Marklund que perdeu a hipótese de se qualificar para a final na última volta.

Reinis Nitiss foi quarto com Anton Marklund na quinta posição e em último Heinning Solberg.

semi final 1

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Timmy HANSEN 1 04:02.959 6
2. Davy JEANNEY 2 04:06.170 5
3. Robin LARSSON 3 04:09.131 4
4. Reinis NITISS 4 04:10.134 3
5. Anton MARKLUND 5 04:10.814 2
6. Henning SOLBERG 6 04:19.988 1

Na primeira semi final europeia o vencedor foi Tommy Rustad. Ao volante de um Polo o piloto norueguês terminou a corrida na frente de Janis Baumanis e no último lugar com direito a uma vaga na final terminou Frode Holte.

Semi Final 2

Na segunda semi final alinharam na grelha os pilotos Petter Solberg, Timur Timerzyanov, PG Andersson, Andreas Bakkerud, Mattias Ekstrom e Alx Danielsson.

Petter Solberg e Timur Timerzyanov começavam da primeira linha com Johan Kristoffersson e Andreas Bakkerud atras na segunda linha e na última linha da grelha os pilotos Mattias Ekstrom e Alx Danielsson.

Solberg começa a corrida muito bem conseguindo na primeira curva garantir a primeira posição mas acaba mais a frente por perder a posição para Andreas Bakkerud e Alx Danielsson.

Solberg opta por fazer a sua Joker Lap na segunda volta caindo para a quarta posição mas o piloto iria dar por terminada a sua hipótese de chegar a final depois de um problema no seu DS3.

Nesta segunda semi final houve de tudo e na terceira volta Andreas Bakkerud abandona com problemas de direção e um pneu furado. Era uma semi final inglória até agora para os pilotos da casa.

O vencedor foi PG Andersson. O piloto viu-se livre de todas as confusões e garantiu o primeiro lugar na frente de Alx Danielsson.

Timur Timerzyanov ainda se envolveu numa luta com Mattias Ekstrom acabando por capotar o seu Fiesta mas o piloto continuou em prova e terminou na terceira posição conseguindo chegar finalmente a uma final.

Mattias Ekstrom foi o quarto classificado com Petter Solberg atras de si em quinto e na última posição terminou Andreas Bakkerud.

semi final 2

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Per-Gunnar ANDERSSON 1 04:06.216 6
2. Alx DANIELSSON 2 04:08.020 5
3. Timur TIMERZYANOV 3 04:24.028 4
4. Mattias EKSTRÖM 4 04:42.039 3
5. Petter SOLBERG 5 04:56.200 2
6. Andreas BAKKERUD 6 02:59.637 1

Na segunda semi final europeia o vencedor foi o líder do campeonato Jérôme GROSSET-JANIN. Na segunda posição terminou Joni-Pekka RAJALA seguido de perto por Oliver O’DONOVAN que terminou na terceira posição.

Final

press%2F2015_8_NOR_FINAL_%28202%29Timmy Hansen e PG Andersson começavam da primeira linha com Davy Jeanney e Alx Danielsson atras na segunda linha e Robin Larsson e Timur Timerzyanov na última linha da grelha.

Timmy Hansen repetiu o feito na primeira semi final e dominou completamente a corrida de início a fim. O jovem sueco da Peugeot Hansen conseguiu a sua primeira de 2015 e logo no inferno da Noruega.

O segundo classificado foi o seu companheiro de equipa Davy Jeanney, o francês mesmo com problemas no seu 208 conseguiu garantir o segundo lugar subindo mais uma vez ao pódio depois da sua vitória no Canada.

A fechar o pódio terminou Robin Larsson ao volante do seu Audi A1.

Alx Danielsson terminou em quarto lugar depois de um excelente fim-de-semana para o piloto. Depois de ter falhado a sétima ronda no Canada voltou para mostrar o seu bom andamento em pista e foi por pouco que não conseguiu o seu primeiro pódio este ano.

PG Andersson com problemas no final da corrida a terminar na quinta posição e Timur Timuerzyanov a desistir ainda na primeira volta. Pouca sorte para o russo que depois de chegar á sua primeira final de 2015 não conseguiu que o carro estivesse na melhor forma para a final.

final

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Timmy HANSEN 1 04:02.645 8
2. Davy JEANNEY 2 04:06.320 5
3. Robin LARSSON 3 04:09.172 4
4. Alx DANIELSSON 4 04:10.427 3
5. Per-Gunnar ANDERSSON 5 04:18.274 2
6. Timur TIMERZYANOV 6 00:44.448 1

Na final do campeonato europeu o vencedor foi Tommy Rustad. O piloto norueguês a correr em casa mostrou toda a sua qualidade e não deu qualquer hipótese aos outros pilotos.

Na segunda posição terminou Joni-Pekka RAJALA seguido por Janis Baumanis que termina no lugar mais baixo do pódio.

Timmy Hansen com esta vitória sobe a segundo do campeonato com troca direta com Andreas Bakkerud que cai assim para terceiro lugar.

Petter Solberg mantem a liderança mas é de referir que é o segundo fim-de-semana seguido que o norueguês falha o acesso á final.

Este é o top 3 de pilotos mas houve também mudanças nas equipas. Com os bons resultados da equipa Peugeot Hansen nas últimas provas esses pontos importantes ajudaram a subir à primeira posição da geral de equipas. A Ford Olsbergs desceu assim para a segunda posição e a fechar o top 3 esta a equipa de Solberg e Doran SDRX.

A próxima paragem da caravana do mundial é no circuito de Loheac na França no fim-de-semana de 4/5 Setembro.

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.