Com a chegada do fim-de-semana chegou também mais uma ronda do campeonato mundial de ralicross. Na Noruega está a realizar-se a oitava ronda do campeonato mundial, a terceira do campeonato europeu e a final do campeonato Touring Car.
Hoje decorreu o primeiro dia de competição desta oitava ronda. Os 44 carros da categoria Supercar entraram em pista para disputar as duas primeiras heat de qualificação.
Heat 1
Na primeira heat de qualificação Solberg entrou com aquela vontade de vencer que estamos habituados a ver no piloto e foi o mais rápido em pista. O norueguês conseguiu bater os dois pilotos da Peugeot Hansen, Davy Jeanney e Timmy Hansen que foram segundo e terceiro respetivamente.
Tommy Rustad foi o piloto do campeonato europeu melhor classificado nesta primeira heat de qualificação com o quarto tempo mais rápido. O segundo piloto mais rápido do europeu foi o jovem Janis Baumanis com o décimo segundo tempo da geral. Baumanis esta neste fim-de-semana na Noruega ao volante de um Supercar em “troca” do seu Renault Twingo Super1600. Logo atras de Baumanis ficou Jérôme GROSSET-JANIN com o décimo terceiro tempo da geral e o terceiro do campeonato europeu.
Heat 2
O piloto mais rápido em pista nesta segunda heat de qualificação foi Timmy Hansen seguido do seu companheiro de equipa Davy Jeanney que conseguiu o segundo melhor tempo. O russo Timur Timeryzanov ficou com o terceiro melhor tempo depois de uma boa corrida de qualificação ao volante do seu Ford Fiesta.
Petter Solberg depois de ser o mais rápido na primeira heat foi apenas o vigésimo terceiro nesta segunda heat, o piloto norueguês ficou logo atras de Mattias Ekstrom. O sueco não conseguiu impor o seu ritmo em pista e teve dificuldades em subir na tabela de tempos.
No campeonato europeu Jean-Baptiste DUBOURG foi desta vez o mais rápido seguido de perto pelo vencedor da primeira heat Tommy Rustad, os pilotos conseguiram os décimo terceiro e décimo quarto respetivamente da geral. Com o terceiro melhor tempo ficou o piloto Joni-Pekka RAJALA no décimo nono lugar da geral.
Amanha temos o segundo dia de competição e o dia de todas as decisões. Neste primeiro dia deu para ver que a Peugeot Hansen esta com um bom ritmo e também a manter o bom andamento que vinha a demonstrar até aqui. Será que Davy Jeanney ou Timmy Hansen dão mais uma vitória à equipa da marca francesa?
Miguel Cabo