Verizon IndyCar Series – ABC Supply 500

CNIVMVxUsAAwjF3Estamos na reta final da temporada da IndyCar. A penúltima prova da temporada decorreu na oval de Pocono, que também marcou a última corrida em ovais este ano, e foram 500 milhas bem longas, com muitas incidências.

Os pilotos da Penske dominaram a qualificação. Hélio Castroneves (#3) fez a pole, com Simon Pagenaud (#22) em 2º e Will Power (#1) em 3º, com Josef Newgarden (#67) em 4º.
Juan Pablo Montoya (#2) não conseguiu uma qualificação positiva, e o líder do campeonato partiu de 19º. Quanto ao seu rival mais próximo na luta pelo título, Graham Rahal (#15), que estava a nove pontos do colombiano, partiu de 6º.

Após duas partidas abortadas, à terceira foi mesmo de vez. Castroneves foi muito rápido a reagir mas Newgarden aproveitou o cone de ar e passou por fora os três carros à sua frente para liderar à saída da curva 1, com Pagenaud em 2º e Castroneves em 3º.

A situação entre os primeiros manteve-se estável nas primeiras 25 voltas.
Mais atrás, Ryan Briscoe (#5) chegava-se ao 10º lugar em pouco mais de 20 voltas, após começar de 18º, e Montoya era 15º, e a sua escalada pelo pelotão era difícil.

Newgarden foi o primeiro a parar na volta 28, e na volta seguinte foram vários os pilotos a responder, como Justin Wilson (#25), Scott Dixon (#9), Tony Kanaan (#10), Ryan Hunter-Reay (#28) e Graham Rahal (#15).
Jack Hawksworth (#41) fez uma paragem e o seu pneu saiu do carro, trazendo a primeira situação da bandeiras amarelas na volta 30, e Juan Pablo Montoya e Sage Karam (#8) evitaram de forma milagrosa o pneu. Isto prejudicou Pagenaud, Castroneves e Power, que ainda não tinham parado, e assim cairam muitas posições.
Após as paragens, Newgarden conseguiu mesmo regressar à liderança da corrida.

foto: Reuters
foto: Reuters

O recomeço aconteceu na volta 37. Newgarden mudou várias vezes a sua trajetória na reta e evitou assim perder a posição para Justin Wilson e Carlos Muñoz (#26). Na curva 1, Sébastien Bourdais (#11) foi demasiado alto, passou pela parte suja da pista, perdeu a traseira e bateu no muro para obrigar a nova entrada do Pace Car.

Novo recomeço na volta 43. Desta vez, Newgarden foi batido por Wilson na curva 1 e o britânico passava para a frente, mas Newgarden, no cone de ar, passou-o antes da curva 2.
As coisas voltaram a acalmar, mas Muñoz, ao tentar passar Wilson na curva 2 na volta 50, ficou exposto e foi passado por Tony Kanaan. O colombiano tentou responder na volta 52, na curva 1, mas teve que recuar no último momento e cedeu logo uma posição para Ryan Hunter-Reay.
Kanaan passou ao ataque e após passar por Wilson, deixou para trás Newgarden na curva 1 e era o novo líder na volta 55.

Na volta 65, os dois primeiros, Kanaan e Newgarden, iniciaram a segunda ronda de paragens nas boxes, e Newgarden bateu Kanaan.
Graham Rahal perdeu mais de 15 segundos nas boxes com problemas na mangueira de combustível e caiu para 20º, mas ainda na volta do líder.
No fechar deste ciclo, foi mesmo Simon Pagenaud a passar para a liderança. Os pilotos que pararam mais tarde conseguiram ganhar muitas posições. Alguns pilotos fora dos 10 primeiros passavam para os primeiros lugares.. A ordem era Pagenaud, Hunter-Reay, Kanaan, Montoya e Wilson.

Pouco depois, Hélio Castroneves, que tinha sido um dos últimos a parar, passou de 6º para 1º entre a volta 72 e 77.
O brasileiro conseguiu afastar-se de Tony Kanaan, que era outra vez 2º, mas o seu esforço foi em vão, porque na volta 85, Charlie Kimball (#83) teve o seu segundo acidente neste fim de semana, após um toque com Jack Hawksworth, que tentou uma manobra muito agressiva na curva 1, e o britânico ficou fora de prova.
Ao contrário do que aconteceu na qualificação, em que o carro ficou destruido após um despiste na curva 3, Kimball conseguiu prosseguir em prova.

foto in:http://racereviewonline.com/
foto in:racereviewonline.com

Todos os pilotos pararam, e foi Castroneves que levou a melhor sobre Pagenaud, Kanaan e Karam. Will Power não evitou um pião ao sair das boxes e foi o último a sair, no 19º lugar.

Bandeira verde na volta 93. Kanaan passou imediatamente Castroneves que caiu para 4º no final da volta.
Nesta mesma volta, acontece um momento que pode ser decisivo na luta pelo título. Graham Rahal sofre um toque de Tristan Vautier (#19) e ambos vão de encontro ao muro na curva 3 de forma violenta, mas sem consequências físicas.
Ao entrar na curva 3 estavam Wilson (por fora), Rahal (meio) e Vautier (por dentro). Rahal tentou evitar um toque com Wilson mas não estava à espera de Vautier por dentro, que tentou uma manobra arriscada, e os dois tocaram-se. Wilson acabou por não ser tocado e prosseguiu sem problemas.
Este resultado deixa Rahal com uma missão mais complicada para ganhar o campeonato, apesar da diferença ainda ser curta, e com pontos a dobrar na última corrida, pelo que as coisas ainda estão em aberto para Rahal.

Mais um recomeço na volta 103. Kanaan perdeu dois lugares e Pagenaud passou para o comando, com Karam a subir ao 2º lugar.
Na volta seguinte, na curva 1, Karam não esteve com rodeios e o jovem passou Pagenaud para ser o novo líder.
Entretanto, Kanaan tinha caído para 5º.

foto: imscdn.com
foto: imscdn.com

Na volta 109, nova bandeira amarela, com James Jakes (#7) e Ed Carpenter (#20) a tocarem-se na reta, mas apenas a causarem danos cosméticos.
Exceto Gabby Chaves (#98), Justin Wilson e Will Power, que optaram por estratégias diferentes, todos pararam, com Castroneves a ser novamente o melhor.
No recomeço, Castroneves entrou ao ataque e nas voltas seguintes trocou a liderança com Chaves. Ryan Hunter-Reay também teve uma oportunidade para atacar e deixou Castroneves para trás, e pressionava Chaves.
O brasileiro perdeu algum ritmo e caiu para 9º numa questão de três voltas.

Chaves cedeu a liderança na volta 129 quando fez a sua paragem e Hunter-Reay passava a ser o novo líder.
Na volta 132, Tony Kanaan (#10) acabou a sua corrida mais cedo após um acidente na curva 2. O brasileiro perdeu a traseira e não evitou um toque com força no muro interior.
Mais uma vez todos pararam, e foi Pagenaud a sair na frente de Karam, Muñoz e Castroneves, com Hunter-Reay a cair de 1º para 9º.
Com as paragens, Gabby Chaves conseguiu mesmo regressar à liderança, porque tinha parado antes.

Bandeira verde na volta 139. Chaves foi passado por fora na curva 1 por Pagenaud e Karam.
O recomeço foi novamente curto. Marco Andretti (#27) bateu forte na curva 2 e ficou magoado na perna direita. Andretti perdeu a traseira quando tentava evitar Takuma Sato (#14), que o tinha passado por dentro.

O Pace Car saiu da pista na volta 149. Pagenaud aguentou o ataque de Sage Karam. Hunter-Reay era 3º, Chaves 4º e Muñoz 5º.
O líder do campeonato, Montoya, era 8º, atrás de Scott Dixon, que era 7º, e tinha uma boa oportunidade para depender exclusivamente de si para poder ganhar o título em Sonoma com um bom resultado em Pocono. À partida desta prova, Dixon estava a 34 pontos de Montoya.
Hunter-Reay passou por Karam e Pagenaud na mesma manobra na reta da meta e na curva 1, na votla 152.
Mais atrás, Montoya percebeu que tinha que aumentar a distância no campeonato para Dixon e passou-o para o 7º posto, e aproveitou uma ultrapassagem falhada de Chaves para subir a 6º.

De volta à frente da corrida, nas voltas 162 e 163 Pagenaud perdeu três posições e só não perdeu mais porque surgiu uma bandeira amarela porque um esquilo decidiu atravessar a pista.
Hunter-Reay foi o primeiro a sair das boxes, com Karam, Pagenaud e Castroneves atrás.
Dois pilotos optaram por não parar, foram eles Justin Wilson e

foto in: ooyuz.com
foto in: ooyuz.com

O recomeço foi muito curto. Sete carros lado a lado à entrada da curva 1 e foi Castroneves que levou a pior, porque foi alto na curva 1 e teve um acidente semelhante ao de Bourdais, terminando a sua corrida.

Novo recomeço a 28 voltas do fim com Newgarden a passar por Hunter-Reay e Takuma Sato para subir à liderança mas não por muito tempo, porque Sato conseguiu do nada ascender à liderança da prova na mesma volta.
O japonês também não conseguiu ficar ali por um período prolongado, porque Karam e Chaves deixaram-o para trás. Karam era o novo líder.

Karam liderou até que se despistou sozinho e bate forte no muro na curva 1, a 21 voltas do fim. O jovem ficava de forma infeliz fora da corrida.
Justin Wilson também acabou uma boa corrida no mesmo local porque passou sobre os detritos do carro de Karam e bateu no muro. O britânico foi atingido por detritos no capacete e foi transportado no helicóptero para o hospital.
À hora em que este texto foi enviado para publicação aqui no blog, Wilson estava em coma com uma severa lesão na cabeça, e em situação crítica.

Após várias voltas atrás do Pace Car, a corrida recomeçou a sete voltas do fim, com Gabby Chaves na frente de Sato e Montoya, que era já 3º.
Sato desafiou Chaves mas não o conseguiu passar e Hunter-Reay passou Montoya para o 3º lugar.
Hunter-Reay fez uma manobra brilhante a seis votlas do fim entre as curvas 2 e 3 e passou Sato para o 2º lugar, e na volta seguinte, na curva 1, passou Chaves por fora e chegava novamente à liderança.
Newgarden também subia posições e chegava já ao 2º lugar.

A quatro voltas do fim, Gabby Chaves acaba a corrida de forma inglória com um problema no motor. Isto trouxe a bandeira amarela.
A direção de corrida optou por deixar a corrida acabar em bandeira amarela. Ryan Hunter-Reay foi o vencedor, assinando a sua segunda vitória em três corridas, e a segunda consecutiva numa oval.
Para Hunter-Reay, e para a equipa Andretti Autosport as celebrações não foram efusivas, com a condição ainda desconhecida do colega de equipa, Wilson.

foto in: vavel.com
foto in: vavel.com

Josef Newgarden foi o 2º classificado e Juan Pablo Montoya recuperou de uma má qualificação e foi 3º, ganhando pontos a todos os seus rivais.

Will Power foi 4º e está cada vez mais longe de revalidar o título. Carlos Muñoz foi 5º, Takuma Sato 6º, Simon Pagenaud foi 7º, Ryan Briscoe foi 8º, Scott Dixon não foi além do 9º lugar e está mais longe de Montoya, e James Jakes fechou o Top 10.
Os outros pilotos na luta pelo título, Hélio Castroneves e Graham Rahal, ficaram classificados em 16º e 20º, respetivamente.

No campeonato, Juan Pablo Montoya tem 500 pontos. Graham Rahal ainda é segundo, mas agora com 34 pontos de atraso.
Scott Dixon é 3º, a 47 pontos de Montoya, e já mais afastados, mas com possibilidades matemáticas de chegarem ao título estão Will Power (-61), Hélio Castroneves (-87) e Josef Newgarden (-87).
Montoya é assim o grande favorito e, sem contar com pontos bónus, o 3º lugar é o mínimo para lhe garantir o título.

No próximo fim de semana, a temporada da IndyCar irá terminar com a corrida em Sonoma, onde se decidirá o título, numa corrida que vai oferecer pontos a dobrar, e serão 100 para o vencedor, mais quatro pontos bónus.

Assim que haja alguma informação sobre Justin Wilson, iremos publicá-la no nosso espaço.

 

1 28 Ryan Hunter-Reay Honda 200 Running
2 67 Josef Newgarden Chevrolet 200 Running
3 2 Juan Pablo Montoya Chevrolet 200 Running
4 1 Will Power Chevrolet 200 Running
5 26 Carlos Munoz Honda 200 Running
6 14 Takuma Sato Honda 200 Running
7 22 Simon Pagenaud Chevrolet 200 Running
8 5 Ryan Briscoe Honda 200 Running
9 9 Scott Dixon Chevrolet 200 Running
10 7 James Jakes Honda 200 Running
11 98 Gabby Chaves (R) Honda 197 Mechanical
12 83 Charlie Kimball Chevrolet 193 Mechanical
13 18 Pippa Mann Honda 185 Running
14 8 Sage Karam (R) Chevrolet 179 Contact
15 25 Justin Wilson Honda 179 Contact
16 3 Helio Castroneves Chevrolet 166 Contact
17 20 Ed Carpenter Chevrolet 156 Mechanical
18 27 Marco Andretti Honda 139 Contact
19 10 Tony Kanaan Chevrolet 131 Contact
20 15 Graham Rahal Honda 92 Contact
21 19 Tristan Vautier Honda 92 Contact
22 41 Jack Hawksworth Honda 82 Contact
23 11 Sebastien Bourdais Chevrolet 36 Contact
24 4 Stefano Coletti (R) Chevrolet 19 Mechanical

 

Jorge Covas

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.