O MotoGP está de regresso marcado para este fim de semana. Muito está em jogo e não só na categoria principal do mundial, mas também no Moto2 e Moto3.
A luta entre colegas da Yamaha, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo está ao rubro, dentro e fora das pistas, com os fãs (maioritariamente do The Doctor) a servirem-se de tudo para mostrar o seu apoio ao piloto preferido. O site motogp.com tem uma sondagem activa, onde perguntam quem vencerá o GP da Grã-Bretanha. 77% das respostas dão a vitória a Rossi… a verdade é que quem parece estar por cima é Lorenzo. Conseguiu diminuir a desvantagem ao ponto de estar agora empatado na classificação geral e Rossi mesmo tendo começado muito bem a época, tem tido sempre o mesmo problema, a qualificação. Quando não é a qualificação, é a largada como foi o caso em Brno.
Os dois pilotos prometem muita luta até final da temporada, mas Marc Márquez anda no meio dos dois a “atrapalhar”. Para o campeão em título, mesmo que não consiga chegar aos dois pilotos da Yamaha (em princípio não mete medo a nenhum dos dois), o espanhol da Honda vai tentar apagar a má imagem com que ficou no início do ano. Os problemas com a moto parecem resolvidos e Márquez pronto para roubar pontos ou a Lorenzo ou a Rossi.
Cal Crutchlow, que até tem feito uma boa época com muito azar à mistura, renovou com a LCR Honda. E ainda bem para a LCR que mantém um bom piloto na esfera de influência da Honda…sim porque não gosto muito da ideia das equipas de fábrica terem equipas satélites na mesma categoria.

No Moto3, ficamos à espera da resposta por parte de Miguel Oliveira. O piloto português fez uma escelente prova na República Checa, mas no momento que não poderia falhar, uma desatenção (em parte provocada pelo seu colega de equipa Brad Binder) deitou por terra uma posição no pódio, pelo menos. O português tem dado provas que não existem desafios que não podem ser ultrapassados e com certeza, irá dar o melhor de si em Silverstone e deixar-nos bem orgulhosos. Não podemos colocar o piloto num pedestal, mas também é cruel dizer mal apenas quando o português não consegue vencer… é uma “qualidade” lusa que nos acompanha em todo lado.
No Moto2 e contrariando aquilo que vimos em 2014, o campeonato está ao rubro… da segunda posição para trás. Johann Zarco é confortavelmente o líder e se nada correr muito mal, comemorará o titulo, mas quem fica em 2º? Essa é a grande dúvida. Dois excelentes pilotos estão a 1 ponto… Rabat tem 145 pontos, enquanto Rins tem 144.
Circuito de Silverstone
5.9 km de comprimento;
17 m de largura;
Informação da corrida:
Resultados de 2014:
MotoGP:
1º Dani Pedrosa – 2º Jorge Lorenzo – 3º Valentino Rossi
Moto2:
1º Tito Rabat – 2º Mika Kallio – 3º Maverick Viñales
Moto3:
1º Alex Rins – 2º Alex Márquez– 3º Enea Bastianini
Rewind do GP da Grã-Bretanha 2014:
Pedro Mendes