Turismos: Peugeot 308 Racing Cup – O Leão volta a rugir

 

Untitled designA Peugeot andava a demasiado tempo afastada da ribalta. A mania de fazer carros para agradar a maioria dos consumidores, com linhas aborrecidas e pouco apelativas parece ter acabado. E ainda bem!

O regresso do nome GTI fez sorrir os “petrol heads” que tinham saudades do 205 GTI. E a Peugeot fez bem. Com o regresso a sério das 3 letras mágicas, a marca francesa voltou aos velhos tempos em que fazia máquinas rápidas e que despertavam paixões (ao contrário do que acontecia recentemente, em que faziam pedaços de lata sobre 4 rodas sem grande paixão à mistura).

O 208 GTI e o 308 GTI são as novas armas dos franceses. Máquinas que servem para nos levar para o trabalho mas que não se importam nada se resolvermos abusar do pedal do acelerador e soltar o Hamilton que há dentro de nós (esperando sempre que a faceta Maldonado fique bem escondida). E quando isso acontece, inevitavelmente, um sorriso aparece. O 208 tem um motor 1.6 THP200, o mesmo que equipava o RCZ e o 308 tem o mesmo motor, mas numa versão mais “vitaminada”, com 270 cv. São carros cheios de pinta e cheios de alma.

 

Peugeot308RacingCup-640x361No entanto os franceses relembraram-se de como nos fazer sorrir e não pararam por ai. Chegou o 308 GTI Racing Cup. Basicamente pediram aos engenheiros para pegar no 308 GTI e torná-lo num bicho de competição.  Assim o 308 GTI RC (chamemos-lhe assim) tem o mesmo motor dos “irmãos”, mas com uma afinação extra que lhe permite debitar 308 Cv (por enquanto, pois a ideia e aumentar esse numero). Além disso o exterior foi todo a pensar na aerodinâmica, com uma asa traseira inspirada nas regulamentações do WTCC, um spoiler dianteiro agressivo e umas jantes de 18 polegadas para lidar com todo este aparato. A caixa de velocidades é sequencial de 6 velocidades com patilhas no volante, para não falar de todos os extras necessários para um carro de competição (travões, chassis, Coque reforçada por arco multiponto soldado, etc) e para finalizar o peso… que irá dos 1000 aos 1050 Kg. Uma pluma portanto.

 

308rcv2Este novo “racer” tem com objectivo entrar nas  várias categorias de turismo como o o VLN (Alemanha), o CER (Espanha), o CITE (Itália), o BGDC (Bélgica) ou ainda em campeonatos de resistência como as 24H series. Estará disponível para os pilotos interessados a partir de 2016, mas será apresentado já no próximo mês em Frankfurt.

 

Bem vinda de volta Peugeot. Já tínhamos saudades!

 

 


 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.