Motogp
Dia muito chuvoso, no circuito de Silvertone, na Grã-Bretanha, que dificultou o início da corrida no dia de hoje que não impediu que a corrida fantástica e repleta de emoção. Valentino Rossi garantiu a vitória, a sua primeira neste circuito e recuperou a liderança do campeonato mundial.
Houve de tudo um pouco. Bandeiras vermelhas, quedas de pilotos que lutam pelo campeonato como Marquez, até algumas supressas na classificação final.
Durante a volta de aquecimento, a pista encontrava-se molhada e chovia em certas zonas do circuito de Silverstone. A direcção de corrida deu um estatuto de corrida seca, o que originou uma grande confusão. Os pilotos avisaram que a pista estava muito molhada e que teria de haver mudança de pneus secos para de chuva, mas a direcção informou que quem realizasse a troca teria de partir do Pit Lane. Todas as equipas mandaram regressar os seus pilotos as boxes, o que gerou confusão, levando a tomar a decisão de cancelar a partida e retomá-la um pouco mais tarde.
Lorenzo partiu muito bem e logo cedo ficou na frente, seguido de Márquez e Pol Espargaró.
Hernandez sofreu uma queda nos primeiros momentos da prova o que o levou a abandonar a corrida. Rossi, que realizou uma fantástica largada, cedo começou a sua recuperação e ultrapassou Márquez e Espargaró, sabendo que não podia deixar Lorenzo fugir. Márquez segui-o na ultrapassagem a Espargaró.

Valentino Rossi ia ganhando terreno ao seu companheiro de equipa Lorenzo, com Marquez sempre colado. Pouco depois Rossi consegue ultrapassar Lorenzo, levando sempre consigo o espanhol da Honda. Lorenzo de repente era terceiro classificado
.A dez voltas do fim, Lorenzo volta a perder posições para Petrucci, Dovizioso e Pedrosa. Foi de terceiro para sexto em algumas curvas. Onde até bem perto do fim houve uma luta intensa recheada de emoção. E o surpreendente Petrucci, rodava na terceira posição.
A oito voltas do fim, Marc Marquez sofreu uma queda (mais uma esta época), após a sua mota lhe fugir de traseira, atirando-o para a gravilha e não dando qualquer hipótese de recuperar para prosseguir, deixando Valentino Rossi à vontade, controlando a vantagem que tinha para os seus adversários.
Resumindo, a vitória caiu para Rossi, com Petrucci, naquele que é o seu primeiro pódio na categoria, a ser segundo e Dovizioso fecha o pódio.
Lorenzo ficou na quarta posição, queixando-se no final que não conseguiu lutar por mais devido a problemas da viseira.
Este Moto GP está no auge!
MOTO2
Johann Zarco venceu este domingo em Silverstone, após conquistar a liderança da corrida a Rins e manteve um andamento fortíssimo até final, em que nenhum outro piloto o conseguiu acompanhar.
Zarco não teve uma largada muito boa, mas ao longo da corrida foi ficando muito rápido e graças ao seu forte andamento, a 14 voltas do fim, fez a volta mais rápida, acabando por passar para o terceiro lugar e “atirar” Márquez para a quarta posição.
A pista ia ficando seca e assim ajudava os pilotos a realizarem bons tempos e tornar a prova mais intensa.
A 12 voltas do fim Zarco ultrapassou Rins e forçou o seu andamento, fazendo a melhor volta a nove voltas do fim, quando Rabat já era segundo, após efectuar algumas ultrapassagens.
A vantagem de Zarco era considerável sobre o actual campeão do mundo. Rins e Márquez estavam atentos a Rabat.
Rins depois de um ataque forte consumou a ultrapassagem a Rabat, e assim arrecadava a segunda posição com que acabaria no final.
A corrida acaba com a vitória de Zarco e Rins a ficar em segundo lugar. Rabat ficou com a terceira posição depois de uma boa corrida que realizou. Na quarta posição ficou o irmão de Marc Marquez, Alex Marquez.
Ricardo Veiga
Um pensamento sobre “MotoGP e Moto2: Resumo do GP da Grã Bretanha”